 |
| Qyattro T |
Há seis anos no mercado ambiental brasileiro, a Quattro T vem se destacando como uma empresa especializada em soluções integradas para tratamento de lodo, recuperação de água, redução de resíduos, reaproveitamento sustentável e revitalização de estações de tratamento industriais e agroindustriais.
Com atuação focada em eficiência operacional, sustentabilidade e redução de impactos ambientais, a empresa já acumula números expressivos em seu portfólio:
• 275.000 m³ de resíduos otimizados
• 3,9 Bilhões de litros de água recuperados
• 96.278 toneladas de CO₂ mitigadas no transporte de resíduos
Formada por engenheiros de produção com foco em processos e tecnologias limpas, além de engenheiros e técnicos químicos, a Quattro T atua de forma estratégica em todas as etapas do processo industrial ligadas ao manejo de lodo e efluentes.
A proposta da empresa vai além do fornecimento de equipamentos ou tecnologias isoladas. O modelo de atuação contempla, desde o estudo de viabilidade técnica e econômica, definição da solução mais adequada, consultoria operacional, dragagem, condicionamento químico, desidratação de lodo, recuperação de água e destinação ambientalmente segura dos resíduos.
Segundo explica o Eng Eduardo Rotta Lovato, diretor de operações da Quattro T, o foco está em transformar problemas ambientais em ganhos operacionais e financeiros para a indústria.
“Nosso trabalho vai além da retirada do lodo. Desenvolvemos soluções completas que permitem a recuperação de água, valorização do resíduo, redução de custos logísticos e mitigação da emissão de CO₂. Cada projeto é pensado para gerar eficiência operacional e sustentabilidade ao cliente”, destaca Lovato.
Tecnologia aplicada à redução de impactos ambientais
Com o aumento das exigências ambientais, maior fiscalização e pressão por metas ESG, cresce também a demanda por soluções integradas de gestão de resíduos e de efluentes industriais, além da preservação da água e de redução de emissões. Nesse cenário, empresas que conseguem unir engenharia, operação, eficiência econômica e sustentabilidade passam a ocupar posição estratégica no mercado.
Com sede em Santa Catarina, mas com atuação nacional, a Quattro T vem ganhando espaço no mercado de soluções industriais para empresas de saneamento, agroindústria, indústria química, de alimentos e bebidas, de papel e celulose, mineração e indústrias de processo em geral, por investir na integração entre tecnologia, engenharia de processos e sustentabilidade como caminho para ampliar sua atuação nos próximos anos.
Isso porque um dos diferenciais da empresa é apoiar a indústria em todo o seu processo de limpeza, revitalização da estação de tratamento. “Nossa atuação se inicia no estudo de viabilidade, definição da solução e consultoria de operação, com foco em recuperação de água, valorização do resíduo, até a redução da emissão de CO2”, afirma o Eng Eduardo Lovato.
Outro diferencial da Quattro T é a utilização de tecnologias de desidratação de lodo associadas a sistemas de condicionamento químico e otimização logística.
Entre as tecnologias utilizadas estão a dragagem hidráulica controlada; sistemas de desaguamento; geoformas para desidratação; skids dosadores de polímero; sistemas de recuperação de água de processo e soluções customizadas conforme as características do lodo e da operação industrial.
“A estratégia permite reduzir significativamente o volume final destinado a aterros, diminuindo custos com transporte, emissões atmosféricas e consumo de recursos hídricos”, explica o Eng Eduardo Lovato.
Case agroindustrial: economia de R$ 1,3 milhão e mitigação de emissões de 1.350 toneladas de CO₂
Um dos projetos recentes da Quattro T foi realizado em uma empresa do setor agroindustrial na região do Paraná que demandava a limpeza de uma lagoa de decantação com volume de 11.500 m³, mantendo a operação ativa durante toda a execução.
O desafio envolvia execução rápida, controle rigoroso de impactos ambientais, ausência de espaço para armazenamento total do lodo e, o principal, a necessidade de manter o tratamento funcionando sem paralisação produtiva.
A solução desenvolvida pela Quattro T foi executada em duas etapas, utilizando dragagem hidráulica controlada, separação química do lodo e sistema de desidratação com geoformas.
“Utilizamos de um processo não mecânico que representa, na prática, zero uso de energia para a desidratação, sendo utilizadas apenas geoformas, ou seja, bolsas de tecidos especiais de alto desempenho, aplicadas após o processo de dragagem. Tudo isso foi montado sob uma base impermeabilizada para proteção do solo e equipamentos de dragagem e dosagem de polímeros e o resultado foi de 1.300m3 de lodo, oriundos dos 1.1500m3 dragados”, explica Lovato.
Dados da operação:
• Prazo total: 30 dias
• Água recuperada: 8.886 m³
• Redução do volume de lodo: 61%
• Economia logística: R$ 1,3 milhão
• CO₂ evitado: 1.352,09 toneladas
Além da redução expressiva de custos com transporte e disposição final, a recuperação da água permitiu diminuir a captação de recursos hídricos externos, enquanto a remoção do lodo acumulado ampliou a capacidade útil da lagoa e reduziu riscos operacionais e ambientais.
“Casos como esses evidenciam a necessidade de uma expertise que vai desde o processo desde a geração, análise do processo de gestão de resíduos e definição da solução que pode variar conforme inúmeras variáveis, porém isso necessita de um estudo de viabilidade garantindo toda eficácia durante implantação e o processo de operação, fator esse que somente uma equipe multidisciplinar como a da Quattro T possibilita”, completa Lovato.
Mais informações: http://www.quattrot.com.br