De 01 de outubro e 09 de novembro, a Casa das Rosas (Av. Paulista, SP) recebe a 8ª edição do Projeto Coletivo Pink, com uma exposição gratuita e programação cultural aberta ao público que propõe um novo olhar sobre o câncer de mama e de próstata
Sob o mote “Tom sobre Tom”, a mostra "Rosa com Azul: homens e mulheres contra o câncer" dá voz aos pacientes e seus familiares. Por meio de depoimentos gravados, maridos, esposas, filhos e netos dividem suas vivências diante da doença, promovendo um olhar coletivo e afetivo sobre o enfrentamento do câncer.
A mostra também propõe reflexões importantes sobre estereótipos de gênero e a “feminização do cuidado” na saúde, além de trazer informações educativas sobre prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento, incluindo as novas diretrizes do SUS para a mamografia.
A iniciativa tem caráter colaborativo e é conectada pela Pfizer, que articula o trabalho conjunto de 14 associações de pacientes em uma proposta que busca ampliar a conscientização para além das campanhas tradicionais do Outubro Rosa e Novembro Azul.
“Adoecer expõe fragilidades e essa vulnerabilidade contrasta com o conceito tradicional de masculinidade, muito ligado à ideia de vigor e resistência. A exposição discute como esse contexto social interfere nas práticas de cuidado do homem, afastando-o dos serviços de saúde. Essa situação pode ser ainda mais difícil no caso de doenças que afetam órgãos ligados à identidade masculina, como é o caso do câncer de próstata”, comenta a diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro.
Além da exposição fixa, a programação inclui atividades aos fins de semana, todas gratuitas, conforme agenda abaixo:
19 de outubro
14h - Sofá-Pink: palestra
16h - Sinfonia do Instituto Bacarelli
26 de outubro
14h - Oficina de Oncoyoga
16h - Apresentação de canto lírico
02 de novembro
14h - Sofá Pink: palestra
16h - Apresentação de ballet
09 de novembro
14h - Oficina de dança circular
16h - Oficina de fotografia emocional