E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Obesidade e Câncer: Uma Conexão Silenciosa que Ameaça a Saúde
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Hospital do Câncer de Pernambuco realiza campanha educativa sobre a relação entre obesidade e câncer
Hospital do Câncer de Pernambuco realiza campanha educativa sobre a relação entre obesidade e câncer

No dia 4 de março, o mundo volta sua atenção para um problema de saúde pública crescente: a obesidade. O Dia Mundial da Obesidade não apenas reforça a importância da prevenção e do tratamento dessa condição, mas também chama atenção para suas consequências, entre elas, o aumento do risco de câncer.

Como instituição referência em tratamento oncológico, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) reforça esse alerta para a obesidade, fator de risco para pelo menos 13 tipos de câncer, incluindo os de mama, fígado, pâncreas, esôfago, colorretal e endométrio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que até 20% dos casos de câncer poderiam ser evitados com a manutenção de um peso saudável.

“O excesso de gordura corporal pode influenciar o desenvolvimento do câncer de diversas formas. Entre os mecanismos envolvidos estão a inflamação crônica, o aumento dos níveis de insulina e hormônios como o estrogênio, além da disfunção do sistema imunológico. Esses fatores criam um ambiente propício para o crescimento descontrolado das células, facilitando o aparecimento da doença”, explica o oncologista do Hospital de Câncer de Pernambuco, Marcos Nogueira.

De acordo com a OMS, a obesidade triplicou em todo o mundo desde 1975. No Brasil, os números são alarmantes: mais da metade da população adulta está com excesso de peso, e cerca de 20% é considerada obesa, conforme dados do Ministério da Saúde. Com o aumento dos casos de obesidade, especialistas entendem como um dos fatores para o aumento da incidência de câncer nos próximos anos. Segundo o Observatório de Oncologia, entre 2029 e 2030, o câncer deve passar as doenças cardiovasculares como principal causa de mortes no País, hoje essa realidade já está presente em 606 municípios brasileiros.

“O Dia Mundial da Obesidade é uma oportunidade para reforçar a importância da conscientização e das ações individuais e coletivas para frear essa epidemia. O excesso de peso não deve ser encarado apenas como uma questão estética, mas sim como um fator determinante para a saúde, capaz de impactar diretamente na qualidade e na expectativa de vida”, reforça o oncologista.

Medidas preventivas podem reduzir significativamente o risco tanto da obesidade quanto do câncer. A adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e controle do estresse, são essenciais. Confira essas e outras dicas no site e nas redes sociais do Hospital de Câncer de Pernambuco (hcp.org.br e @sigahcp).

Assessoria de Imprensa HCP
Camyla Nóbrega: Camyla.nobrega@hcp.org.br
(81) 3217.8153

Editorias: Alimentos  Gastronomia  Serviços  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 24/02/25
Fonte do release
Empresa: Patrícia Gomes Correia de Oliveira  
Contato: Patrícia Gomes Correia de Oliveira  
Telefone: 081--

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.