|
Sistema de Compressão Pneumática Integrado em Meia Elástica |
 | ... | O projeto é relacionado ao setor da saúde e bem- estar, mais particularmente, em dispositivos de suporte à circulação sanguínea e prevenção de doenças venosas.
Atualmente existem alguns dispositivos para estimular a circulação sanguínea, mas devido à diversos fatores, a eficácia e conforto destes meios de compressão disponíveis ficam comprometidas. Os sistemas de compressão atuais não oferecem ajuste autônomo de pressão em resposta ao movimento do usuário, ou seja, durante a deambulação, resultando em uma compressão estática que pode não ser ideal para diferentes condições de uso. A falta de um mecanismo que adapte a compressão em tempo real limita a eficácia terapêutica dos sistemas convencionais, realizando de maneira incompleta o bombear e ordenha dos membros inferiores, comprometendo a circulação sanguínea adequada. Além disso, a dependência de fontes externas de energia para o funcionamento dos sistemas de compressão limita a mobilidade dos usuários e a praticidade dos dispositivos, além de não serem portáteis ao paciente, o deixando restrito ao leito, preso a fonte de energia.
Pensando em uma solução para estes inconvenientes encontrados e após diversos estudos, o inventor Rodrigo Goés Medéa de Mendonça, desenvolveu o sistema de compressão pneumática integrado em uma meia elástica. Trata-se de um mecanismo inovador para estimular a circulação sanguínea, utilizando câmaras de ar helicoidais que se inflam em sequência, emulando o movimento de ordenha venosa. A compressão gerada pelo sistema é dinâmica e adaptativa, sendo ativada pela pressão mecânica exercida durante a caminhada ou ao pisar. Além disso, o invento possui sensores de monitoramento e pressão que ajustam a compressão de forma autônoma, garantindo eficácia e conforto ao longo do uso. O sistema é complementado por uma bateria recarregável e um sensor térmico com placas de armazenamento de energia corporal, assegurando a operacionalidade contínua dos componentes. A aplicação deste projeto é diversa, sendo útil para pacientes com insuficiência venosa, em pós-operatórios, para trabalhadores em pé ou sentados por longos períodos, e atletas buscando melhoria de performance.
Status: O Sistema de compressão pneumática integrado em uma meia elástica, já foi registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) por seu inventor e o seu protótipo virtual já está finalizado. Atualmente, Rodrigo Goés Medéa de Mendonça, busca por investidores para produzir e comercializar seu invento por meio do licenciamento ou venda da patente.
Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada com o intuito de divulgar as invenções brasileiras a fim de encontrar parceiros para colocar as ideias no mercado. Os inventores recebem todo o apoio comercial e jurídico na hora de registrar suas invenções e é claro, na hora de negociá-las com possíveis empresas e investidores. A empresa atua há mais de 30 anos no mercado, fazendo o trabalho de intermediação, na hora de registrar e na hora de negociar as inovações criadas por brasileiros.
Site: http://www.inventores.com.br Informações para a imprensa: Telefone: 11 3670-3411 / 9 4714-7720 | E-mail: daniela@inventores.com.br
|
|
|
|
|
|