|
... |
A 2ª edição do projeto \'Baú de Histórias\' chega a São Paulo no dia 18 de setembro, com os objetivos de confeccionar e doar estruturas com acervo bibliográfico de obras infantis, além de realizar oficinas de contação de história por estruturas doadas.
A leitura na infância desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Além de estimular a imaginação e a criatividade, a leitura também amplia o vocabulário e a compreensão de diferentes culturas e realidades. Através dos livros, as crianças exploram novos mundos, experiências e ideias, desenvolvendo habilidades linguísticas essenciais que serão fundamentais ao longo de suas vidas.
As oficinas de contação de histórias na infância também apresentam um trabalho crucial no desenvolvimento das crianças, proporcionando um ambiente rico em aprendizado e criatividade. Essas atividades não apenas incentivam o interesse pela leitura, mas também estimulam a imaginação e a expressão oral dos pequenos.
Ao participarem de sessões de contação de histórias, as crianças exploram diferentes narrativas, personagens e contextos culturais, o que contribui para o desenvolvimento da empatia e da compreensão do mundo ao seu redor. Além disso, essas oficinas promovem habilidades de comunicação e concentração, essenciais para o sucesso acadêmico e social no futuro.
Um dos ideais do projeto é deixar um legado físico permanente nos espaços em que faz passagem, por meio de um repertório de materiais lúdicos, educativos e culturais. Além disso, pretende proporcionar conhecimento e beleza através dos livros e da interação com brinquedos, estimulando a linguagem, criatividade e socialização. Já as oficinas de contação de história pretendem levar conhecimento e encanto às crianças.
‘Baú de Histórias 2’ é um projeto de extrema relevância, uma vez que existem diversas escolas sem acervo de livros e brinquedos. Há situações em que, mesmo onde há, exista o acesso limitado pela distância ou quantidade. Com os conteúdos e estruturas oferecidos, o projeto possui grande impacto e alcance, chegando a mais de 20 mil crianças por ano.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto ‘Baú de Histórias 2’ tem a produção da CIA ODU, apoio da Komedi e Sancell, com patrocínio da Arkema e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
“O projeto olha para esta realidade e aposta nas crianças como agentes mobilizadores em suas comunidades. A Arkema tem como propósito em suas iniciativas e projetos de responsabilidade social a atuação em 3 frentes: educação, diversidade e inclusão”, afirma Carlos De Lion, Presidente da Arkema no Brasil e Cone Sul.
Sobre a Arkema: Com base em seu conjunto único de experiência em ciência de materiais, a Arkema oferece um portfólio de tecnologias de primeira classe para atender à crescente demanda por materiais novos e sustentáveis. Com a ambição de se tornar em 2024 um player puro em Materiais Especiais, o Grupo está estruturado em 3 segmentos complementares, resilientes e altamente inovadores dedicados a Materiais Especiais - Soluções Adesivas, Materiais Avançados e Soluções de Revestimento - representando cerca de 92% das vendas da Arkema em 2023, e um segmento intermediário bem posicionado e competitivo. A Arkema oferece soluções tecnológicas de ponta para enfrentar os desafios de, entre outros, novas energias, acesso à água, reciclagem, urbanização e mobilidade, e promove um diálogo permanente com todos os seus stakeholders. O Grupo registrou vendas de cerca de €9,5 bilhões em 2023 e opera em cerca de 55 países com 21.100 funcionários em todo o mundo.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Serviço:
“Baú de Histórias 2” em São Paulo/SP
Datas, horários e locais:
18/09
Local: Ong - ABCD Nossa Casa
Endereço: Rua dos Italianos, N° 1264 – Bom Retiro – São Paulo/SP.