E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, será palco do Earthshot Prize em novembro
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Rio de Janeiro, 24 de junho de 2025 - Fundado pelo Príncipe William, o Earthshot Prize - uma das principais premiações ambientais do mundo - anunciará esta semana, na London Climate Week, que a cerimônia de 2025 acontecerá em 5 de novembro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Esta será a primeira vez que o prêmio será realizado na América Latina, um marco histórico que reforça o protagonismo do Brasil na agenda climática global. Em novembro, o país também sediará a COP30, em Belém, consolidando seu papel como voz central no enfrentamento dos desafios ambientais desta década.
“O Museu do Amanhã é o lugar perfeito para o Earthshot Prize e nossa missão de urgência e otimismo para o planeta”, disse Jason Knauf LVO, CEO do Earthshot Prize. "Este ano, realizaremos uma cerimônia de premiação que valorizará os esforços dos nossos quinze finalistas de 2025 e celebrará a liderança global do Brasil em clima e natureza. Será a melhor edição até agora do prêmio ambiental mais prestigiado e impactante do mundo."
Em preparação para a premiação em novembro, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e Ricardo Piquet, diretor-geral do Museu do Amanhã, participarão durante esta semana de eventos organizados pelo Earthshot Prize em Londres para a London Climate Action Week. O Earthshot Prize realizará uma série de eventos, incluindo uma conversa com o prefeito Paes e o prefeito de Londres, Sadiq Khan, para explicar o impacto positivo e duradouro que o Earthshot Prize causou em Londres quando foi o anfitrião do prêmio inaugural em 2021.
"É um grande privilégio para o Rio sediar o Earthshot Prize - pela primeira vez na América Latina. Essa prestigiosa iniciativa desempenha um papel crucial na transformação de soluções climáticas em realidade, oferecendo não apenas financiamento, mas também visibilidade global e apoio estratégico a projetos locais. Sediar o Earthshot Prize é uma oportunidade de mostrar a liderança climática do Rio, amplificar as vozes da comunidade e conectar nossos inovadores e jovens líderes a redes globais. Também ajudará a atrair recursos vitais para escalar soluções que podem beneficiar não apenas o Rio, mas cidades em todo o mundo, reforçando o papel do Rio na inovação climática global", diz Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro.
Brasil, lar de mais da metade da Floresta Amazônica e de quase 20% da biodiversidade mundial, assume um papel estratégico e simbólico nessa nova fase. A realização do prêmio no Rio de Janeiro acontecerá poucos dias antes da COP30, em Belém, reforçando o protagonismo brasileiro na agenda ambiental global.
A escolha do Museu do Amanhã como palco para a cerimônia simboliza o compromisso do Earthshot com inovação, ciência e soluções para o futuro. “O Museu do Amanhã e o Earthshot Prize compartilham uma visão comum do futuro e um forte alinhamento de valores. Há uma década, trabalhamos para inspirar soluções para as mudanças climáticas por meio da ciência, do diálogo e da inovação. Ser escolhido para sediar o Earthshot Prize deste ano é um reconhecimento poderoso do impacto que alcançamos”, diz Ricardo Piquet, Fundador e CEO do IDG - Museu do Amanhã.
Com transmissão da Globo, parceira oficial do Earthshot Prize no Brasil, a cerimônia reunirá líderes internacionais, inovadores, cientistas, filantropos e representantes da sociedade civil para reconhecer soluções ambientais transformadoras e escaláveis. Cada um dos cinco vencedores será contemplado com um prêmio de £1 milhão, em uma das cinco categorias: Proteger e Restaurar a Natureza, Limpar o Ar, Reviver os Oceanos, Construir um Mundo Livre de Resíduos e Combater a Crise Climática.
O Earthshot Prize foi criado com uma missão clara: identificar e acelerar soluções com potencial para restaurar o planeta até 2030. Sua atuação é guiada pela crença de que urgência + otimismo = ação, e é exatamente essa mensagem que o Prêmio irá levar à London Climate Action Week este ano. Os eventos se dedicarão a inspirar a liderança climática, conectar os indivíduos que estão abrindo caminho com o financiamento para ampliar suas soluções e reunir membros da comunidade brasileira e global na jornada para o Rio e Belém.
Com o anúncio da data e do local, e o fortalecimento de parcerias locais, o Earthshot Prize inicia oficialmente sua contagem regressiva até o Rio de Janeiro, com o objetivo de mobilizar investimentos, ações concretas e dar visibilidade para soluções ambientais transformadoras - agora com o Brasil no centro dessa jornada.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Mídia  Negócios  Turismo  
Tipo: Evento  Data Publicação: 24/06/25
Local a ser realizado: Rio de Janeiro  Data a ser realizado: 05/11/25
Fonte do release
Empresa: Mayara Vieira dos Santos  
Contato: Mayara Vieira  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.