|
Foto divulgação |
Marca catarinense líder em diversas categorias dos segmentos de Limpeza, Higiene Bucal, Beleza e Pintura recebeu selo do programa Plante Árvore
Investindo em licenciamentos com Disney, Mattel e Endemol Shine Brasil, empresa dobrou o faturamento em cinco anos e planeja um crescimento de dois dígitos em 2024
Julho de 2024 - A Condor celebra 95 anos de história seguindo o mesmo propósito desde a fundação: estar presente em todos os lares e negócios do país. Fundada em 1929 na cidade de São Bento do Sul, interior de Santa Catarina, pelo imigrante alemão Augusto Emílio Klimmek, a Condor foi a primeira a produzir escovas dentais infantis com uma máquina que chegou da Alemanha importada de navio. Quase vinte anos depois, o portfólio foi expandido com pentes, pincéis, vassouras, escovas de roupa, de unha e espanadores.
Hoje são mais de 1500 produtos nos segmentos de Limpeza, Beleza, Higiene Bucal, Pintura Imobiliária e Pintura Artística, em que a Condor se destaca pelo pioneirismo no uso de filamentos sintéticos, formatos inovadores e literatura técnica, características que definem sua liderança nesse segmento.
Em cinco anos, a Condor dobrou o valor em vendas, passando de R$ 393 milhões em 2018 para R$ 790 milhões em 2023, e planeja crescimento de dois dígitos em 2024.
A Condor está presente em mais de 300 mil pontos de venda no Brasil e exporta para mais de trinta países, sendo reconhecida como uma das maiores fábricas de escovas da América Latina e uma das mais importantes na indústria brasileira. Anualmente, a empresa gera mais de 1.700 empregos diretos e promove diversos programas de benefícios aos colaboradores, desde o subsídio de ensinos profissionalizantes até necessidades sociais e de lazer.
Na trajetória, a companhia passou pela Crise Econômica de 1929 logo no ano de fundação e pela Segunda Guerra, quando entrou para a lista de empresas impedidas de importar matéria-prima da Alemanha e do Japão. Um museu na sede da Condor conta essa e outras histórias, com fotos, maquinário e produtos, como as primeiras escovas dentais fabricadas
“Celebrar 95 anos é mais do que um marco histórico, é reafirmar o nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o cuidado com as pessoas. Estamos orgulhosos de nossa trajetória e empolgados com o futuro, sempre buscando estar presentes em todos os lares e negócios brasileiros e de outros países tambéml”, diz Alexandre Wiggers, diretor-presidente da Condor.
Aos 95 anos, a Condor reafirma seu compromisso com a inovação, sustentabilidade e responsabilidade social, continuando a atender às necessidades das pessoas e de seus lares, e se envolve em causas que colaboram com um mundo melhor.
Expansão com base em licenciamentos
A empresa reforça para 2024 sua estratégia com licenciamentos de grandes marcas, trazendo uma novidade no mercado de limpeza: a parceria com a Endemol Shine Brasil para a marca MasterChef. A empresa também lançou neste mês mais uma linha Disney de produtos de higiene e cuidados pessoais com o sucesso Divertida Mente 2, longa que bateu recordes e se tornou a maior estreia de uma animação nos cinemas brasileiros na história.
Já a parceria com a Mattel, que adicionou ao portfólio produtos da marca Hot Wheels, lançou para o mercado uma linha de produtos licenciados para comemorar os 65 anos da Barbie e uma colaboração inédita no mercado: UNO, o jogo de cartas mais famoso do mundo. Além das tradicionais escovas de cabelo, escovas e géis dentais, a empresa apresenta a escova sônica, que tem cabeça vibratória que move as cerdas de um lado para o outro em alta velocidade.
História de Inovação e Crescimento
Desde sua fundação, a Condor tem se destacado pela inovação e crescimento contínuo. Alguns marcos importantes incluem:
1929: Fundação da Klimmek & Cia em São Bento do Sul (SC), dedicada à produção de escovas dentais e outros artigos de higiene pessoal.
1947: Início da importação de nylon dos Estados Unidos para a confecção de tufos de escovas e pincéis.
1972: Início das exportações para a Europa e Estados Unidos e difusão do nome Condor como marca.
2013: Modernização do parque fabril para produção de vassouras com tecnologia de última geração.
2019: Aquisição da Perfect, empresa especializada em produtos para a limpeza profissional.
2020 a 2023: Recordes históricos de vendas
2024: Comemoração dos 95 anos da empresa, valorizando sua história e construindo o futuro.
Compromisso com a Sustentabilidade
A sustentabilidade é um dos pilares da Condor. A empresa adota práticas socioambientais e de economia circular, utilizando tecnologias que reduzem o uso de plástico e o consumo de água no processo produtivo. As fábricas ainda utilizam material reciclável, utilizando mais de 39 milhões de unidades de garrafas PET por ano. Além disso, a Condor economiza mais de 200 MWh de energia anualmente por meio de sistemas automatizados.
Para celebrar seus 95 anos, a Condor reforça seu compromisso socioambiental com a obtenção do selo Plante Árvore, plantando mil mudas de árvores nativas que neutralizam 140 toneladas de CO2 em 20 anos, o que equivale à emissão de um carro comum por quase 1,5 milhão de quilômetros rodados.
A empresa também traz para o mercado a Linha Retrô sustentável, com produtos icônicos relançados em uma versão ecológica, como o kit Vassoura + Pá e o kit Escova de Cabelo + 2 Escovas Dentais, fabricados com Ecoliga (madeira + plástico).
Já no segmento Pintura Imobiliária, a Condor recebeu o certificado Rota da Tecnologia, da Feicon 2024. A iniciativa destaca produtos e serviços que trazem inovação e atraem a atenção de varejistas, distribuidores, profissionais da engenharia, arquitetura e executivos com interesse em conhecer os avanços da indústria do setor. Os Mini Rolos Profissionais da marca foram reconhecidos por trazer melhorias significativas para o dia a dia de quem trabalha no mundo da pintura, com cabo ergonômico que traz melhor empunhadura e conforto.
O pintor também pode fazer a troca apenas dos refis, mantendo o garfo de aplicação. A cada 12 unidades, ele gera uma redução de 80% no consumo de plástico e metal, mostrando que a sustentabilidade é um dos pilares da Condor.
Compromisso Social
A Condor também é uma Empresa Amiga da Criança, reconhecida pela Fundação ABRINQ há mais de vinte anos, beneficiando centenas de entidades de todo o país com a distribuição de milhares de escovas dentais. A empresa também é parceira da FEMAMA há 12 anos e, por meio do Programa de Voluntariado, seus colaboradores realizam ações voltadas à saúde, esporte e lazer no município de São Bento do Sul e região. Já os Grupos de Melhorias Condor (GMCs), criados há mais de 20 anos, contribuem significativamente para a performance operacional da empresa, melhorando a qualidade dos processos, reduzindo custos e ampliando a consciência sobre a qualidade.
A companhia ainda promove 80 cursos exclusivos pela plataforma Condor.edu, com 683 horas de conteúdo acessível para todos os colaboradores, que podem receber auxílio-educação. Já o programa \"Evoluindo com a Gente\", tem formado integrantes do time de operação e da área produtiva, bem como auxiliares, assistentes administrativos, possibilitando seu crescimento pessoal e profissional.