|
Foto: Divulgação |
Empresa de Santa Catarina com uma das maiores fábricas de escovas da América Latina tem forte atuação no terceiro setor há mais de 20 anos
Grupo de Voluntários conta com 60 colaboradores que trabalham em 35 ações em comunidades locais
São Bento do Sul, 28 de maio de 2024 - Apostar em ações sociais da porta para fora da empresa tem sido cada vez mais uma prática essencial não apenas para fortalecer a cultura organizacional, mas também para gerar impacto social positivo. De acordo com uma pesquisa recente da Fundação Abrinq, cerca de 92% das companhias brasileiras já possuem algum tipo de programa de voluntariado. Nos últimos anos, o voluntariado empresarial deixou de ser uma opção secundária e se tornou uma ferramenta estratégica para promover mudanças significativas na sociedade, enquanto também beneficia a cultura organizacional e o engajamento dos colaboradores.
Há 15 anos, a Condor, marca catarinense líder em diversas categorias dos segmentos de Limpeza, Higiene Bucal, Beleza e Pintura, tem o próprio Grupo de Voluntários. São 60 colaboradores que, de forma permanente, fazem a diferença em mais de 35 ações locais em São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá. As atividades envolvem especialmente saúde, higiene e bem-estar.
O grupo tem como finalidade organizar as ações voluntárias realizadas pelos seus colaboradores, por meio de um trabalho estruturado de apoio e incentivo ao trabalho social.
Nas escolas da Apae de Rio Negrinho, os voluntários realizam de forma constante ações de conscientização de higiene bucal.
Outra atividade permanente é a manutenção da horta do Hospital Sagrada Família, que abastece as refeições de pacientes e acompanhantes com verduras, legumes e temperos frescos diariamente. Todos os meses, cerca de 23 mil refeições são servidas. \"O mais interessante desse projeto é que, além da sensação de realização significativa, o envolvimento com a horta do hospital proporciona aprendizado. Muitos de nós tivemos a oportunidade de aprender sobre o cultivo e cuidado das plantas. E, claro, ajudar a levar comida de qualidade e livre de agrotóxicos é um ato de carinho que nos faz muito bem\", avalia Liliane Liebl, da área de Recursos Humanos da Condor.
O grupo também aposta em ações constantes na Associação de Pais e Amigos dos Autistas de São Bento do Sul. Na Páscoa, 96 cestinhas decoradas foram entregues com a ajuda das famílias. Já no Natal, os colaboradores apadrinharam os alunos, que escreveram cartinhas com pedidos de presentes.
Por meio de uma parceria com o Lions Clube de São Bento do Sul, os voluntários levam ações de higienização bucal e testes de visão a escolas carentes do município. O grupo também faz coleta de tampinhas plásticas para o projeto social Tampinhas da Theodora. Na última edição, foram arrecadados 60 kg de material, que serão revertidos em atendimentos de castração, vacina e vermífugo para animais resgatados.
\"É muito satisfatório ver o Grupo de Voluntários Condor prosperar ao longo dos anos. O comprometimento e dedicação dos nossos colaboradores em participar dessas iniciativas sociais é inspirador e reflete os valores fundamentais da nossa empresa. O Grupo de Voluntários não apenas fortalece os laços com as comunidades locais, mas também reforça o nosso compromisso com a responsabilidade social corporativa. Estou extremamente orgulhoso do impacto positivo que estamos gerando juntos e confiante de que continuaremos a fazer a diferença em nossas áreas de atuação\", diz Alexandre Wiggers, Diretor-Presidente da Condor.
O Grupo de Voluntários Condor divulga suas ações pelo Instagram @voluntarioscondor.