|
Quatro em cada dez empresas concentram seus esforços de diversidade, equidade e inclusão em campanhas de comunicação e políticas de contratações representativas, aponta Michael Page |
Quatro em cada dez empresas concentram seus esforços de diversidade, equidade e inclusão em campanhas de comunicação e políticas de contratações representativas, aponta Michael Page
Pesquisa inédita da consultoria revela como as companhias estão lidando com DEI no ambiente corporativo
Quatro em cada dez empresas concentram seus esforços de diversidade, equidade e inclusão em campanhas de comunicação e políticas de contratações representativas. É o que aponta recente pesquisa realizada pela Michael Page, que integra o PageGroup, uma das maiores consultorias especializadas em recrutamento de média e alta gerência. De acordo com o Guia Salarial estas práticas somam 41,4% das ações sobre o tema, superando outros assuntos como celebração de dias festivos culturais, atividades de sensibilização (5,5%) e programas de mentoria para grupos minoritários (3,2%).
O levantamento revelou ainda que 29,7% dos profissionais concordam que hoje vivem em um contexto de maior diversidade e inclusão, com todas as pessoas tendo as mesmas oportunidades e liberdade para expressarem sua orientação sexual sem afetar a possibilidade de crescimento profissional, ficando à frente dos que nem concordam e nem discordam (25,4%), dos que concordam totalmente (24,5%), dos que discordam (14%) e dos respondentes que discordam totalmente (6,3%).
“Embora as práticas de DEI tenham ganhado força, as organizações ainda têm uma jornada pela frente para implementar políticas consistentes. O atual cenário do mercado de trabalho é composto por profissionais com diferentes expectativas, o que exige dos líderes uma abordagem estratégica para criar ambientes mais saudáveis e inclusivos", afirma Isabel Pires, gerente-executiva da Michael Page.
Para elaborar a pesquisa, a Michael Page consultou, no ano passado, cerca de 6,8 mil profissionais e empresas de todo o Brasil para entender quais são suas reais impressões sobre o mercado atual. Os profissionais respondentes ocupam cargos que vão desde posições de suporte à gestão até diretoria. A pesquisa procurou entender como as pessoas enxergam sua carreira, a posição do empregador no seu desenvolvimento profissional e outros fatores que completam a remuneração.
Mais otimismo no desenvolvimento da cultura de DEI nas empresas
Apesar da diversidade ser um assunto relativamente recente no ambiente corporativo, mais da metade dos profissionais acredita que a empresa em que trabalham tem a capacidade de desenvolver uma cultura de DEI (54,4%), esse número supera os que não acreditam (24,7%) e os que não têm certeza (20,9%). A pesquisa também apontou que metade dos profissionais considera importante trabalhar em uma empresa que implementa e promove uma cultura de DEI.
Principais pontos a serem aprimorados
Entre os aspectos que os colaboradores apontam como prioridade para a construção de um ambiente mais inclusivo estão a igualdade geracional (16,1%), seguida por igualdade de gênero (15,2%), iniciativas voltadas para pessoas com deficiência (13,9%), equidade étnica (7,8%) e inclusão da comunidade LGBTQIAP+ (5,9%).
“As lideranças empresariais precisam ser proativas na criação de um ambiente que valorize a autenticidade e a diversidade. Ferramentas de escuta ativa, como pesquisas anônimas de clima organizacional, são cruciais para compreender as reais necessidades dos colaboradores. Empresas que transformam esses insights em ações práticas e estratégicas promovem uma cultura de inclusão sólida e aumentam o engajamento. Ao priorizar essa escuta, as lideranças não apenas fortalecem a confiança interna, mas também impulsionam o desempenho organizacional", finaliza a executiva.
Sobre a Michael Page
A Michael Page, marca que integra o PageGroup, é a escolha ideal para empresas em busca de contratação de executivos de alta e média gerência. Com uma expertise sólida nesse segmento, a empresa oferece soluções abrangentes e personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente. Por meio de uma abordagem consultiva e especializada, a Michael Page identifica os profissionais mais qualificados e compatíveis com as demandas das posições de liderança. Com um amplo networking e uma equipe de consultores experientes, a empresa está preparada para auxiliar nas contratações estratégicas que impulsionarão o crescimento e sucesso das organizações.
Com uma gama soluções para Recursos Humanos, o PageGroup é um grupo inglês listado na bolsa de valores de Londres e está presente em 37 países. Atualmente, seus mais de 9 mil colaboradores atuam em diferentes culturas e mercados, o que contribui para seu conhecimento em 3 esferas: global, regional e local. Os consultores, distribuídos por todo o país em nossos cinco escritórios (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife), já foram responsáveis pela contratação de mais de 40 mil profissionais no Brasil desde 2001.
INFORMAÇÕES DE IMPRENSA
Conteúdo Comunicação
Ricardo Morato (ricardo.morato@conteudonet.com)
Tel (11) 98799-5868
Carol Freitas (carol.freitas@conteudonet.com)
Tel (11) 99196-3890
|
|
|
|
|
|