 |
... |
A Biblioteca Pública Municipal "Professora Jandyra Basseto Pântano", em Americana, recebe, de 14 a 28 de março, a exposição "Ecos de Sororidade - vozes em contexto", organizada em comemoração ao mês da mulher. A mostra propõe uma imersão artística nas múltiplas nuances da solidariedade feminina e busca explorar a sororidade como um sentimento de irmandade, união e empatia entre as mulheres, traduzindo essas experiências por meio da arte. A entrada é gratuita. A biblioteca fica na Praça Comendador Müller, 172, Centro.
A exposição reúne obras de diversas artistas, incluindo telas, ilustrações, cerâmicas, instalações e fotografias que refletem sobre a vivência da mulher contemporânea em diversos contextos sociais e culturais. Entre os destaques estão Adriana Brasil, Carol Guerreiro, Denize Ramos, Ludmila Costa, Monize Borges, Pietra Borges, Rosy Vaz e Tatah Borges, cada uma trazendo sua perspectiva sobre a experiência feminina por meio de suas criações.
"Durante todo o mês de março, a administração Chico Sardelli preparou uma programação especial, recheada de atividades, palestras e eventos que vão valorizar ainda mais o poder feminino. Além desta mostra, podemos citar o show Mulher, Força e Arte , da Banda Municipal Monsenhor Nazareno Maggi e os cantores convidados Janaína de Cássia, Iara Resende, Mara Moura e Paulo Oliveira, no Teatro Municipal Lulu Benencase, na sexta-feira, às 14h. São atividades gratuitas preparadas com muito profissionalismo para celebrar a mulher em todas suas vertentes", declarou o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.
Para a curadora Renata Borges, a mostra é um convite à reflexão sobre o papel da arte na promoção do diálogo e da união entre mulheres. "A exposição é um espaço de escuta e expressão, onde diferentes vozes podem se encontrar e ecoar juntas. A arte tem o poder de transformar e conectar, e essa conexão entre mulheres é essencial para fortalecer a luta por equidade e reconhecimento", afirmou Renata.
Além da exposição de artes visuais, a programação incluirá apresentações e performances que dialogam com a temática da sororidade. A atriz Adriana Brasil apresentará um monólogo, enquanto o grupo de dança contemporânea "Entre Cinco", formado por sete mulheres, realizará uma performance. A atriz e mulher trans Fafatta Gianfratti e a atriz Kamila Lopes farão leituras de textos, e as cantoras Roberta Antonelli e Vanessa Pajaro farão um pocket show. A programação musical também contará com a presença da cantora Iara Resende. As datas serão divulgadas posteriormente.
O evento produzido pela Balão Cúbico com curadoria de Renata Borges tem o apoio da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e do Conselho Municipal de Cultura (Comcult).
A exposição "Ecos de Sororidade - vozes em contexto" poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
Programe-se:
Exposição Ecos de Sororidade - vozes em contexto
Data: 14/03 a 28/03 (visitação de segunda-feira a sexta-feira)
Horário: 9h às 17h
Local: Biblioteca Municipal de Americana
Endereço: Praça Comendador Muller, 172 - Centro, Americana - SP,
Entrada gratuita