|
Foto: Luis Carlos Lobo |
O projeto de oficinas de teatro de fantoches “Bonecos em Ação” chega a Petrópolis (RJ) entre os dias 11 e 14 de dezembro. As crianças das escolas: Escola M. Paroquial São Francisco de Assis, Escola Municipal Antonio Leite Garcia, Escola Municipal Rosemira de Oliveira, Escola M. São José do Caetitu e Escola M. Duque de Caxias vão receber sete oficinas. As oficinas têm como objetivo trabalhar técnicas de trabalho em grupo e aproximar os alunos da arte e da sustentabilidade, com bonecos confeccionados com materiais recicláveis.
As oficinas do “Bonecos em Ação” contam com aulas de técnicas de roteirização, manipulação e confecção de bonecos, cenários e adereços com materiais recicláveis. Ao final das oficinas, os alunos irão apresentar para a comunidade o que aprenderam e ensaiaram durante as aulas, focando nos temas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, levantamento realizado em 2022 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), apenas 4% dos resíduos sólidos são reciclados no Brasil. Por isso, o “Bonecos em Ação” busca trazer às crianças a conscientização da importância da reciclagem na realização de projetos artísticos.
Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Bonecos em ação” é uma realização do Ministério da Cultura com produção da Sancell, apoio da SSP e Incentivar Produções, e patrocínio da GE Celma.
Fazer parte de um projeto que estimula a arte e desenvolve a criatividade é muito especial para a GE Celma. A empresa sabe da importância desses dois fatores para o desenvolvimento das crianças e ter o conhecimento de que os participantes estarão envolvidos, desde a confecção dos bonecos até a apresentação da história, traz grande satisfação. “São iniciativas como essa que merecem nosso apoio e que queremos viabilizar, por meio das leis de incentivo”.
Sobre a GE CELMA: A GE Celma, com cinco unidades distribuídas por Petrópolis, Três Rios e Rio de Janeiro, é uma das principais unidades de revisão e manutenção de motores Aeronáuticos do mundo. É considerada uma das maiores exportadoras do Brasil e conta com aproximadamente três mil colaboradores.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela GE Celma. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Serviço:
“Bonecos em Ação” em Petrópolis/RJ:
Escola M. Paroquial São Francisco de Assis
Rua Marcolino Simões Ferreira, 254 Petropolis RJ
11/12/2023 - 9:00-10:00 | 10:00- 11:00
Escola Municipal Antônio Leite Garcia
Estrada da Samambaia n° 44 - Samambaia, 25710-252 - Petrópolis - RJ
12/12/2023 - 08:00-9:00 | 9:10-10:10
Escola Municipal Rosemira de Oliveira
R. João de Farias - Itamarati, Petrópolis - RJ, 25710-094
12/12/2023 - 14:00-15:00
Escola M. São José do Caetitu
Estrada do Ribeirão - 490
13/12/2023 - 14:00-15:00
Escola M. Duque de Caxias
Travessa Luciano Camarota 78 - CEP: 25615-390 Bairro: Quissamã - RJ
14/12/2023 - 9:30 -10:30