|
Créditos: Alexandre Cavalcante |
O Projeto “É Hora da Leitura” realiza a entrega gratuita de acervo de livros e oficinas de contação de histórias em Araras (SP) no dia 27 de outubro Contemplando duas escolas públicas da cidade, as oficinas têm o intuito de despertar nos alunos o hábito pela leitura. Os locais e horários podem ser encontrados abaixo.
As estruturas do acervo contam com 80 exemplares de livros infantis, sendo 10 deles em braile, trazendo mais acessibilidade ao projeto. A contação de histórias será realizada de forma interativa, em que as crianças vão poder escolher as histórias que querem ouvir e ajudar a montar os cenários.
“É Hora da Leitura” tem como principal objetivo incentivar a arte na educação de base e a leitura de literatura infantil de autores nacionais e regionais, além de trabalhar a imaginação, a criatividade e o trabalho em grupo entre as crianças.
Segundo dados da 5ª edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, o brasileiro leu uma média de 1,45 livros de literatura no ano de 2020. O incentivo da leitura desde a infância é importante para que esse cenário no Brasil prospere.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “É Hora da Leitura” tem a produção da Clauvi, apoio da Incentivar Produções, com patrocínio da USL - Usina Santa Lúcia, e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Sobre A USINA SANTA LÚCIA: A USINA SANTA LÚCIA S/A, produtora de açúcar, etanol e bioenergia, completou 75 anos de sua fundação, em maio de 2022. A Usina Santa Lúcia está atualmente na sua 3ª geração de gestão dos negócios, já preparando a 4ª geração. Em janeiro de 2020, a Diretoria Executiva da Usina Santa Lúcia aprovou seu Código de Conduta e Diretrizes de Negócios, que foi consolidado para fortalecer ainda mais a marca da Usina Santa Lúcia, de atuar sempre com muita responsabilidade e honestidade. Desde o seu fundador Jerônymo Ometto, a gestão da Usina Santa Lúcia confia que o sucesso nos negócios está na responsabilidade e na visão empresarial, respeitando a integridade e ética em todas as ações praticadas internamente com os seus funcionários, e externamente com os seus fornecedores e clientes. As atividades empresariais da Usina Santa Lúcia, face a esses valores fundamentais dispostos, atingiu todos os seus objetivos e se tornou uma empresa bem-sucedida. Com isso, nos dá a confiança de que está no caminho certo de todas as suas ações.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Serviço:
“É Hora da Leitura” em Araras (SP)
Datas, horários e locais:
27 de outubro - 09h00
EMEF Padre Hercilio Bertolini
Avenida Lourenço Batiatella, 711 - José Ometto I
27 de outubro - 13h00
EMEF Prof João Poletti
Rua Abondio Marchetti, 444 - Jd. José Ometto III