Endometriose, um dos diversos temas de saúde em destaque nos congressos em Foz do Iguaçu (PR)
33º Congresso Brasileiro de Patologia e no 26º Congresso Brasileiro de Citopatologia em Foz do Iguaçu

Palestrantes nacionais e internacionais trazem os avanços dos diagnósticos médicos até 06 de agosto no Bourbon Resort Cataratas do Iguaçu

Na semana passada, a cantora Anitta postou fotos suas em hospital após operação para se curar das dores que sofreu por nove anos devido a endometriose, dizendo que ela sai da experiência \"desejando que todas as mulheres do mundo tenham mais acesso ao diagnóstico e entendimento dessa doença que afeta tanta gente mas é, ao mesmo tempo, tão pouco falada\".

A endometriose, doença em que fragmentos de células do revestimento interno do útero, o endométrio, aparecem fora do lugar, será um dos temas tratados no 33º Congresso Brasileiro de Patologia e no 26º Congresso Brasileiro de Citopatologia, que acontecem  até sábado, 6/8, no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort no Paraná.

Uma dessas palestras, na sexta-feira, 5/8, será ministrada pela médica patologista do Hospital Israelita Albert Einstein e professora de Patologia da UNIFESP,  Karla Calaça Kabbach Prigenzi que abordará a Endometriose: complicações, achados benignos incomuns, pré-malignos e malignos no trato genital feminino, no período da tarde, a partir das 14 hs.

E também no dia 5/8 pela manhã, o médico espanhol Xavier Matias-Guiu, professor de Patologia da Universidade de Barcelona, que participou de diversos Guidelines internacionais sobre câncer de endométrio, abordará as Novidades da OMS (Organização Mundial de Saúde) para os tumores do trato genital feminino. E a dra. Esther Oliva, professora de Harvard (EUA) falará sobre Carcinomas endometriais de algo grau do endométrio, pela manhã, e no período da tarde, falará sobre câncer de útero.

Na conferência magna no dia 4/8, às 17h45, irá falar o dr. George Netto, professor de Patologia da Universidade do Alabama em Birmingham (UAB). Ele é editor associado da Virchow Archives European Journal of Pathology. O Diretor do Instituto Butantan Dimas Covas que estava na programação anterior, não poderá comparecer.

Os Congressos são abrangentes e uma das doenças abordadas em várias sessões é o câncer, em suas diversas variações. A presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), a médica Katia Ramos Moreira Leite, professora na Faculdade de Medicina na USP e Membro do Conselho da International Collaboration on Cancer Reporting (ICCR) estará também no dia 5/8, a partir das 14 hs, em sessão sobre Uropatologia.

O tema da Covid foi abordado no dia 3/8 (quarta), durante uma das sessões de Patologia Molecular, que trouxe a reinvenção do laboratório de Patologia na era da COVID-19, a experiência brasileira, com o médico Fábio Távora, do Hospital do Coração e Pulmão de Messejana, Fortaleza-CE; e a experiência internacional, com o médico Sixto Leal que atua no Comitê de Recursos de Microbiologia do College of American Pathologists (CAP).

Ao todo 168 palestrantes passarão pelos congressos, 121 nacionais e 47 internacionais, fazendo deste o maior evento do tipo de médicos patologistas na América do Sul em participantes do exterior. Serão 40 horas de programação científica promovendo atividades com foco no desenvolvimento científico e aprimoramento diagnóstico em várias áreas de interesse.
Serviço:
33º Congresso Brasileiro de Patologia e
26º Congresso Brasileiro de Citopatologia
Dias: De 03 a 06 de agosto de 2022, a partir das 9hs.
Local: Bourbon Resort Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu, Paraná.
Outras informações: https://congressodepatologia.org.br/ e http://www.sbp.org.br/

Editorias: Feminina  Saúde
Empresa: Rita Martins