 |
Imagens feitas pela fotógrafa Paula Beltrão ficarão expostas no Parque da Colina, em BH. |
Para muitas mães, a data que celebra a maior transformação da mulher é marcada por uma emoção diferente. De forma prematura, elas vivenciaram um dos lados mais doloridos da maternidade, que é a perda de um filho. Além de lidar com o luto e a dor de irem para casa de braços vazios, se tornam “mães invisíveis” aos olhos da sociedade.
Para que elas voltem a ocupar este espaço que nunca deixou de existir, o Grupo Zelo, uma das principais empresas do segmento funerário no Brasil, em parceria com o Grupo Colcha, grupo de acolhimento às mães e famílias que sofreram perda gestacional e neonatal, irão oferecer uma programação gratuita com uma roda de conversa sobre luto perinatal, seguido do lançamento da exposição “Para sempre Mãe”, da fotógrafa mineira Paula Beltrão.
A iniciativa inédita de acolhimento acontece no dia 13 de maio (sábado), véspera do Dia das Mães, a partir das 9h, no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte. “Queremos homenagear essas mulheres e reforçar que elas existem, que a história delas também merece ser validada enquanto mães que se entregaram a essa aventura de gerar outra vida dentro de si. Lhes faltou mais tempo, mas nunca faltou o amor e é isso que buscamos mostrar. Elas serão sim, para sempre mães”, ressalta a fotógrafa Paula Beltrão, uma das idealizadoras do Grupo Colcha.
Apesar dos números relevantes que cercam o luto perinatal no Brasil, o tema ainda é pouco evidenciado. A cada 100 mil nascidos vivos no Brasil, há aproximadamente 8 óbitos neonatais e cerca de 28 mil óbitos fetais ao ano. Neste cenário, nasceu o Grupo Colcha, formado pela fotógrafa Paula Beltrão, a obstetra Mônica Nardy e a psicóloga Daniela Bittar. Juntas elas realizam encontros de apoio e mantém uma página no Instagram que aborda o assunto. Além disso, por meio do olhar da fotógrafa Paula Beltrão, o Grupo ampara, colhe recordações e realiza um registro de imagens das despedidas entre essas famílias e seus bebês.
São essas imagens que estarão expostas entre os dias 13 e 20 de maio no Memorial, do cemitério Parque da Colina, com visitação aberta ao público. “É um local de despedidas, acolhimento do luto, mas também de exaltar a memória daqueles que amamos. Abrimos as portas desse espaço, que é moderno e ao mesmo tempo aconchegante, para exaltar a história dessas mães. O projeto do Grupo Colcha se conecta com a nossa missão de oferecer um tratamento empático e humanizado para as famílias no momento mais difícil, que é a despedida. Conectar isso com uma data tão significativa como o Dia das Mães nos ajuda a cumprir este propósito” explica Alessandro Oliveira, diretor de marketing do Grupo Zelo. Ao todo, são 28 imagens que retratam os encontros e despedidas dessas mães com seus bebês.
Debate sobre o tema
Para aprofundar e sensibilizar a sociedade sobre a temática, o Grupo Zelo e o Grupo Colcha realizam também no dia 13, sábado, uma roda de conversa exclusiva. O bate-papo começa às 9h, será mediado pela jornalista Iana Coimbra e conduzido pelas profissionais que coordenam o Grupo Colcha. O evento é aberto ao público, mediante retirada antecipada de ingresso pelo Sympla, e contará com depoimentos de famílias que passaram por esse processo de luto.
Serviço:
Dia das Mães – Um olhar para o luto perinatal
*Roda de Conversa – Grupo Colcha
Data: 13/05
Horário: 9h às 11h
Local: Memorial do Cemitério Parque da Colina (Rua Santarém, 50, Nova Cintra/BH)
Ingressos (limitado a lotação do espaço): http://www.sympla.com.br/evento/bate-papo-um-olhar-para-o-luto-perinatal/1979184
*Exposição fotográfica “Para sempre Mãe”
Data: 13 a 20/05
Horário: Diariamente das 7h às 17h
Local: Cemitério Parque da Colina (Rua Santarém, 50, Nova Cintra/BH)
Aberta ao público