Portfólio multissetorial eleva produtividade e sustentabilidade em ambientes críticos.
A TIVIT, multinacional que conecta tecnologia para um mundo melhor e líder em soluções inovadoras nas áreas de Inteligência Artificial, organização de dados, Machine Learning, IoT e Cibersegurança; apresenta sua visão e portfólio integrado de AIoT (Inteligência Artificial das Coisas), ampliando o impacto da transformação digital nos principais setores produtivos, com soluções que transformam dados coletados por equipamentos e sensores em insights acionáveis, permitindo decisões mais rápidas e precisas por meio da IA. Além disso, trazem inteligência integrada à operação, com medição de ROI e qualidade.
Muitas operações brasileiras ainda enfrentam desafios, como dados dispersos, manutenção reativa, questões energéticas e segurança de equipes. As nossas soluções unificam sinais dos ativos e de pessoas, utilizando IA para prever falhas, monitorar remotamente equipamentos e ambientes, proteger colaboradores em situações críticas e otimizar recursos sem perda de desempenho.
"Com as soluções AIoT, nossos clientes deixam de apenas reagir a falhas e começam a antecipá-las, seja na disponibilidade dos ativos, na prevenção de riscos e acidentes com pessoas ou na manutenção preventiva de equipamentos críticos. Esse conjunto garante custos sob controle e avanços reais em sustentabilidade", afirma Daniel Calero, diretor de Transformação Digital, Dados, IA e IoT da TIVIT. "Aplicamos inteligência diretamente aos processos para entregar valor real: mais eficiência, menos riscos e métricas claras para nossos clientes".
A abordagem da TIVIT, por meio da plataforma Smart Tracking, integra dados de campo, computação de borda (Edge) e plataformas corporativas em um fluxo contínuo de detecção, análise, decisão e execução. Isso inclui ingestão e governança de dados, modelos que preveem a degradação de componentes, automações que abrem ordens de serviço no sistema de gestão e painéis executivos que priorizam riscos e intervenções. O resultado para o cliente é visibilidade em tempo real, manutenção baseada em condição, uso mais racional de energia e rastreabilidade ponta a ponta das ações.
"O diferencial está em integrar dados de campo, computação na borda e plataformas corporativas em um fluxo contínuo de detecção, análise e ação", reforça Phillipe Calixto, BDM especialista em IoT na TIVIT. "De dashboards inteligentes para priorizar riscos a automações que acionam ordens de serviço automaticamente, nossos projetos garantem rastreabilidade, prevenção de acidentes, eficiência energética e manutenção baseada em condição".
Cases multissetoriais que geram impacto:
Indústria: manutenção preditiva reduz custos e aumenta produtividade;
Saúde: telemetria de pacientes, monitoramento contínuo e proteção em ambientes de risco;
Cidades inteligentes e infraestrutura: gestão em tempo real de tráfego e iluminação, mitigando riscos e elevando a segurança de todos;
Segurança de equipes: monitoramento de áreas restritas, localização em tempo real de pessoas e ações para prevenção de acidentes, conforme casos recentes de implementação na indústria e em serviços;
Benefícios e diferenciais para as empresas:
Decisões em tempo real, integrando IA próxima à operação;
Eficiência operacional, segurança das pessoas e de ativos e uso racional de energia;
Cibersegurança, gestão e governança de dados críticos;
Escalabilidade para múltiplos setores como indústria, saúde, agro, logística e gestão pública;
Um exemplo concreto desse impacto vem do setor de agronegócio, com um projeto de manutenção preditiva apoiada por visão computacional em uma esteira de transporte de soja. A TIVIT implementou uma plataforma de IA que combina câmeras de alta definição para análise visual de componentes, sensores de ruído e vibração para identificar anomalias mecânicas e algoritmos preditivos capazes de antecipar a necessidade de substituição de peças críticas. O sistema monitora a operação em tempo real e emite alertas automáticos à equipe de manutenção sempre que detecta desvios do padrão. O resultado foi expressivo: eliminação total das paradas não planejadas durante o horário produtivo, garantindo máxima eficiência operacional e evitando perdas de produção.
“A integração entre IA e IoT não é apenas uma tendência tecnológica, mas uma alavanca estratégica de transformação. Ao unir dados, automação e inteligência, ajudamos as empresas a antecipar cenários, proteger ativos e acelerar resultados. Nossa missão é posicionar o AIoT como um pilar de vantagem competitiva sustentável”, afirma Daniel Calero.
A TIVIT reforça seu posicionamento como parceira estratégica de empresas, gerando valor com soluções inovadoras, que combinam tecnologia de ponta, inteligência de dados e segurança avançada. A companhia utiliza a inteligência artificial das coisas para transformar operações, proteger as equipes e abrir oportunidades para resultados concretos e sustentáveis.