Segundo estimativa do IDC (International Data Corporation), o setor de tecnologia faturou mais de 300 bilhões de reais em 2024 e deve ultrapassar os 320 milhões em 2025, consolidando este mercado como um dos mais robustos e promissores do Brasil. Neste cenário, o franchising tem se mostrado uma opção acessível para quem deseja empreender ao oferecer a combinação entre inovação, escalabilidade e alto potencial de lucratividade.
Aurora Suh, CRO da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, que possui mais de 130 unidades por todo o Brasil, reforça que o benefício de investir na área vai além dos negócios do franqueado, uma vez que os serviços de tecnologia passaram a ser mais requisitados por empresas de diversos portes. “As soluções tecnológicas promovem eficiência e produtividade, impactando todo o ciclo de negócios, gerando novas oportunidades e impulsionando o empreendedorismo e o sucesso das empresas”, completa Aurora, que, a seguir, destaca alguns dos principais impactos das franquias de tecnologia para quem quer investir no setor.
1 - Aceleração da transformação digital
Com a expansão das franquias de tecnologia, mais empresas podem se beneficiar de expertise e soluções inovadoras. “Isso inclui a implementação de novas tecnologias em áreas como gestão empresarial e automação de processos, o que ajuda os negócios a se tornarem mais competitivos”, comenta a especialista.
2 - Geração de empregos e desenvolvimento
Uma franquia de tecnologia pode estimular o crescimento de outras empresas e fazer com que aumentem a demanda por profissionais qualificados em áreas como TI, desenvolvimento de software, suporte técnico e vendas. Isso cria oportunidades de emprego, desde cargos operacionais até posições mais especializadas. Além disso, para os franqueados, oferece evolução profissional como complemento à geração de negócios. “Antes de assumir a operação, eles se aprimoram com cursos de atualização e treinamentos”, comenta Aurora.
3 - Estímulo ao empreendedorismo
Essas empresas também promovem a cultura de desenvolvimento criativo e colaborativo. Franquias de tecnologia costumam fomentar um ambiente propício à inovação, incentivando o surgimento de startups e empreendedores. Isso porque é possível encontrar, inclusive, opções de franquias home based, mais acessíveis, principalmente, para quem deseja começar no setor. Desde 2015 no franchising, a Omie atua com esse modelo, que demanda menor investimento, para pequenos municípios. A empresa também oferece para grandes cidades o modelo Padrão, que fornece uma estrutura robusta com, no mínimo, quatro colaboradores focados na estratégia comercial.
O modelo Padrão permite um atendimento mais próximo aos clientes sem a necessidade de manter estoque ou fazer entregas. O ponto de equilíbrio financeiro é alcançado em 12 meses, e o retorno do investimento ocorre entre de 18 a 22 meses, com lucratividade média de 50%.