E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




European Inventor Award 2024 celebra inovadores globais que transformaram a indústria e a sociedade
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Vencedores da edição 2024 do European Inventor Award em cerimônia realizada hoje em Malta (Divulgação/EPO)
Vencedores da edição 2024 do European Inventor Award em cerimônia realizada hoje em Malta (Divulgação/EPO)

O European Patent Office (EPO, ou Escritório Europeu de Patentes) anunciou nesta terça-feira (9) os vencedores do European Inventor Award (Prêmio Europeu do Inventor) 2024 durante uma cerimônia realizada em Malta. Os premiados, selecionados entre uma ampla gama de candidatos e finalistas, foram celebrados por suas contribuições inovadoras que abrangem áreas como fabricação automotiva, visão computacional, tecnologia magnética e energia renovável. Todos os vencedores da edição 2024 do European Inventor Award foram anunciados em uma cerimônia híbrida hoje em Malta.

Os vencedores deste ano do European Inventor Award foram escolhidos entre 16 finalistas, selecionados dentre mais de 550 candidatos de todo o mundo. Os finalistas representam 14 países: Ucrânia, Reino Unido, Tunísia, Alemanha, Suécia, Brasil, EUA, Islândia, Polônia, Finlândia, França, Itália, Espanha, Holanda, Malta e Japão. Muitas de suas inovações visam melhorar a vida cotidiana das pessoas em todo o mundo e enfrentar os maiores desafios da sociedade, como questões ambientais, saúde e energia sustentável.

Os Vencedores

Indústria: Fiorenzo Dioni e Richard Oberle, por revolucionarem a indústria automotiva com seus métodos de fundição de alumínio de alta precisão. Saiba mais sobre os inventores.

Pesquisa: Cordelia Schmid, por suas contribuições para a ciência da computação, permitindo aplicativos aprimorados de aprendizado de máquina que se estendem às tecnologias cotidianas. Saiba mais sobre a inventora.

Países não pertencentes ao EPO: Masato Sagawa, reconhecido por criar ímãs permanentes mais fortes, cruciais em várias aplicações de alta tecnologia. Saiba mais sobre o inventor.

PMEs: Olga Malinkiewicz e equipe, pelo avanço da tecnologia de energia solar com suas células solares de perovskita (mineral de óxido de cálcio e titânio), consideradas econômicas e ecologicamente corretas. Saiba mais sobre a inventora.

Lifetime Achievement: Dame Carol Vivien Robinson, cujo trabalho em espectrometria de massa avançou significativamente a pesquisa bioquímica e o diagnóstico médico. Saiba mais sobre a inventora.

Prêmio Jovens Inventores

Lançado em 2022, esse prêmio reconhece a iniciativa e a criatividade dos jovens. O vencedor recebe 20 mil euros. Os finalistas em segundo e terceiro lugares recebem 10 mil euros e 5 mil euros, respectivamente.

Primeiro lugar: Rochelle Niemeijer, uma cientista holandesa de 29 anos, ganhou o primeiro lugar por seu kit químico portátil baseado em inteligência artificial (IA) que identifica rapidamente bactérias que causam infecções como a do trato urinário. Essa invenção permite decisões de tratamento médico mais rápidas e precisas. Saiba mais sobre a inventora.

Segundo lugar: Valentyn Frechka, um inventor ucraniano de 23 anos, ficou em segundo lugar por desenvolver um método para transformar folhas caídas em papel criado de forma sustentável, reduzindo significativamente a necessidade de colheita de árvores na produção de papel. Saiba mais sobre o inventor.

Terceiro lugar: A jovem equipe tunisiana de Khaoula Ben Ahmed, Ghofrane Ayari, Souleima Ben Temime e Sirine Ayari foi premiada com o terceiro lugar por seu inovador sistema inteligente de controle de cadeira de rodas, que aumenta a mobilidade e a autonomia de pessoas com deficiência física. Saiba mais sobre a inventora.

Prêmio Popular

Escolhida pelo público, a vencedora deste ano é Olga Malinkiewicz, que também é a vencedora da categoria PMEs por seu trabalho pioneiro na impressão de painéis solares.

Próxima geração do Prêmio Jovens Inventores em 2025 acontecerá na Islândia

Durante a cerimônia de hoje em Malta, o Instituto Europeu de Patentes (EPO) teve o prazer de anunciar um novo conceito para o prêmio. A partir de 2025, o prêmio será realizado bienalmente, com a próxima edição focada em jovens inovadores com menos de 30 anos cujas invenções abordam um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas). Um júri independente de ex-finalistas avaliará as inscrições, garantindo um processo de seleção justo e perspicaz que homenageia o espírito inovador e as conquistas da próxima geração de inventores. A edição de 2025 será celebrada na Islândia, marcando o primeiro desses novos prêmios bienais, e o período de indicações para todas as áreas tecnológicas permanecerá aberto a partir de hoje até o final de setembro.

Em anos alternados, a partir de 2026, o EPO retornará ao conceito original do European Inventor Award, apresentando suas categorias tradicionais de \'Indústria\', \'Pesquisa\', \'PMEs\', \'Países não pertencentes ao EPO\', \'Lifetime Achievement\' e \'Prêmio Popular\'.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Ecologia e Meio ambiente  Industria  Negócios  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: DOUGLAS BARROS MEIRA  
Contato: Douglas Barros Meira  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.