E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Colégio Pentágono adota Chromebooks para estimular colaboração entre alunos do ensino infantil ao médio
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Chromebooks endossam qualidades certificadas pelo Google for Education (crédito: Freepik)
Chromebooks endossam qualidades certificadas pelo Google for Education (crédito: Freepik)

A colaboração entre os alunos dentro e fora da sala de aula tem sido expandida para novos horizontes com o uso da tecnologia como ferramenta de apoio pedagógico. Esse movimento tem sido impulsionado por alternativas que facilitam o acesso a equipamentos como notebooks tanto para estudantes quanto para instituições de ensino.

Em um desses projetos, o Colégio Pentágono, tradicional escola particular fundada há 50 anos na região metropolitana de São Paulo, investiu na implementação de 300 unidades do Chromebook em suas três unidades – duas na capital paulista (Perdizes e Morumbi) e uma em Santana de Parnaíba (SP). Considerado bastante acessível, mais leve e fácil de usar, esse modelo de computador portátil desenvolvido pelo Google tem ganhado força inclusive no setor de educação, onde é adotado como ferramenta adicional de aprendizado.

Os Chromebooks possuem memória flash para executar o Chrome OS, sistema operacional considerado mais leve do que o Windows ou o MacOS, por exemplo. São equipamentos com configurações mais básicas, porém eficientes para trabalhar ou oferecer apoio à rotina estudantil. Uma vez conectados à internet, eles podem executar somente aplicações hospedadas na nuvem, sem quase nenhum aplicativo instalado localmente.

Os computadores são utilizados pelos alunos que cursam presencialmente todas as etapas de ensino (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) nas três unidades do Colégio Pentágono. Os equipamentos também podem ser utilizados no modo offline, fazendo a sincronização com os documentos salvos na nuvem tão logo houver acesso à web. Um diferencial que estimula a colaboração ao permitir que os estudantes acessem em conjunto o mesmo documento dentro e fora da sala de aula, com cada um usando um dispositivo individual.

“Hoje esses computadores são considerados essenciais e usados sempre que são necessários para consultas, atividades e projetos. Todos os alunos se revezam no uso desses equipamentos, de modo que eles são 100% voltados para a coletividade”, diz Marcelo Gereissati Martins, Coordenador de TI do Colégio Pentágono.

O uso dos Chromebooks endossou as qualidades certificadas pelo selo Google for Education, conquistado pelas três unidades da rede de ensino como forma de atestar a sua capacidade de usar as ferramentas educativas do Google dentro de um ambiente de sala de aula. Todos os equipamentos têm o objetivo de apoiar projetos pedagógicos, complementando a aula ministrada pelo professor.

Hardware como Serviço (HaaS)

Para adotar os Chromebooks, o Colégio Pentágono optou por alugar os equipamentos e terceirizar todos os serviços atrelados de ponta a ponta, incluindo pesquisa, compra, homologação, implementação e suporte técnico, dentro de um modelo conhecido como HaaS (Hardware as a Service ou hardware como serviço). Para isso, a instituição contou com o apoio da vertical de educação da Seal Sistemas, a maior integradora de soluções de mobilidade do Brasil e líder nacional em computação móvel.

Foi fechado um contrato de cinco anos que abrange todos esses serviços, o que permite ao colégio se concentrar em suas atividades pedagógicas e ter apenas um olhar gerencial sobre a infraestrutura tecnológica. A Seal Sistemas também pode desenvolver e implementar a infraestrutura de Wi-Fi (internet sem fio) mais adequada para garantir o bom funcionamento dos Chromebooks dentro das escolas, se for necessário.

“O Colégio Pentágono está sempre em busca de inovação, pois entende que há mudanças em curso que ajudam a aperfeiçoar as aulas. A digitalização permite que o professor avalie os alunos não só em relação ao conhecimento, mas também em questões socioemocionais. Buscamos constantemente a excelência operacional e acreditamos muito em parcerias estratégicas como esta com a Seal Sistemas”, afirma Martins.

“Descomplicar o acesso à tecnologia para diversas instituições de ensino, sejam elas públicas ou particulares, é uma das missões da nossa vertical de educação. Tanto para dar apoio pedagógico quanto para preparar os estabelecimentos de educação para o futuro, com toda a infraestrutura que isso exige, estamos atentos para oferecer o que existe de mais avançado em soluções integradas de tecnologia para o setor de ensino”, diz Emerson Felipe, Diretor Comercial da vertical de educação da Seal Sistemas.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia  Educação  Informática  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: DOUGLAS BARROS MEIRA  
Contato: Douglas Barros Meira  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.