Sustentabilidade como parte da agenda de consumo
Sustentabilidade como parte da agenda de consumo
...

Por Leonardo Riego Pereira, New Ways of Working Leader na IBM Consulting América Latina

De acordo com o Banco Mundial, o impacto sobre o meio ambiente leva as populações à situação de pobreza, atingindo 26 milhões de pessoas a cada ano. Por essa razão, não é nenhuma surpresa que os consumidores, que se mostram ativos e empoderados pelas plataformas sociais, estejam cobrando das empresas e instituições iniciativas e estratégias consistentes para enfrentar essas questões.

Ao mesmo tempo, de acordo com um estudo da IBM, mais da metade dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos de marcas sustentáveis e ambientalmente responsáveis. Além disso, 62% dos entrevistados dizem que consideram mudar seus hábitos de compra para reduzir o impacto ambiental.

Por essa razão, a sustentabilidade deve ocupar um lugar central na agenda corporativa, a fim de fortalecer a relação entre as empresas e a sociedade. Geralmente, as metas sociais defendidas com uma perspectiva de ESG (Ambiental, Social e Governança, da sigla em inglês) incluem três frentes: eleger um determinado conjunto de metas ambientais, focar nesses objetivos com apoio a determinados movimentos sociais, e criar um terceiro conjunto de metas para avaliar se a empresa é gerenciada de maneira consistente com base em princípios de diversidade, equidade e inclusão, tomando medidas corretivas se necessário.

No entanto, há uma diferença entre intenção e ação, uma vez que 86% das empresas latino-americanas têm um programa de sustentabilidade, mas apenas 37% conseguiram implementá-lo. Os maiores obstáculos para o avanço das metas de sustentabilidade ambiental são claros para as organizações: executivos entrevistados na América Latina destacam dificuldades como as barreiras tecnológicas (35%), resistência dos clientes (33%), barreiras regulatórias (31%) e falta de dados e/ou informações (29%).

Essa problemática é bem conhecida e não há necessidade de se aprofundar nos desafios que toda organização enfrenta para colocar em prática sua estratégia de sustentabilidade, priorizar ações, avaliar o progresso e mensurar seu impacto. Para dar suporte a esse trabalho, executivos estão utilizando cada vez mais metodologias como IBM Garage, que pode acelerar a entrega de valor em até 10 vezes em comparação aos métodos tradicionais.

Práticas sustentáveis e inovadoras para os negócios

Práticas inovadoras de sustentabilidade exigem metodologias que permitam alcançar resultados de forma rápida e assertiva. Este modelo, que busca aplicar a tecnologia para impulsionar ideias, estratégias e processos, possibilita que soluções integradas sejam criadas, ao mesmo tempo que maximiza a colaboração em toda a organização.

Desde a inteligência artificial, que pode atuar na extração de conhecimento de dados e aplicar algoritmos de aprendizado para criar modelos para reduzir a poluição, por exemplo, até a nuvem híbrida, com uma plataforma segura, confiável e rápida, para construir modelos ambientais mais precisos e com menores custos. Outras tecnologias, como Blockchain, Internet das Coisas e 5G, também possibilitam uma jornada consciente e assertiva para o modelo sustentável.

Nesse contexto, IBM Garage apoia as empresas em toda a jornada: da aprimoração à implementação de ideias e iniciativas, além da entrega de resultados em semanas, não meses ou anos. Já há casos práticos em todo o mundo relacionados à estratégia de ESG, cadeia de suprimentos circular, eletrificação, risco climático e a medição, captura e redução de emissão de carbono, entre outros.

Na América Latina, por exemplo, a Fundación Plan21 para el Desarrollo Humano Sostenible utilizou essa metodologia para criar um projeto que ajudará os pequenos agricultores da região a gerenciar suas plantações de forma mais sustentável, aumentar sua produtividade e a receita, bem como conscientizar o consumidor e desenvolver mercados mais responsáveis.

Outro caso é o do Grupo Abertis. A empresa, com presença global e líder em gestão de rodovias e infraestrutura, uniu forças com a IBM para ajudar seus clientes a lidar com os desafios da mobilidade do futuro, principalmente relacionados aos cuidados com o meio ambiente, nos países onde atua.

À medida que a mudança climática continua gerando riscos financeiros cada vez maiores, temos a oportunidade de preparar as organizações para conduzir novas práticas de transformação cultural inovadoras em direção a modelos colaborativos que favorecem a produtividade com propósito social.

A mudança é necessária e, junto à tecnologia, esses processos ajudarão as empresas a adotar iniciativas que proporcionarão benefícios a toda a sociedade.

Editorias:   Ciência e Tecnologia  Ecologia e Meio ambiente
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Gabriel Forte
Contato: Gabriel Guimarães Forte