Instituto 3M abre inscrições para o processo seletivo do Programa Formare 2022 para estudante do Ensino Médio

Para participar, os alunos precisam ser residentes nas cidades de Sumaré, Itapetininga, Ribeirão Preto ou Manaus; As inscrições vão até o dia 13 de julho

O Instituto 3M, organização idealizada pela 3M do Brasil, está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Assistente de Produção Industrial, que faz parte do Programa Formare 3M. Com o objetivo de formar adolescentes capacitando-os para o primeiro emprego, o projeto é desenvolvido pela Fundação IOCHPE, em parceria com empresas de médio e grande porte como a 3M, como uma possibilidade de entrada no mercado de trabalho. As inscrições vão até o dia 13 de julho, acesse o site.

No total serão disponibilizadas para estas novas turmas 105 vagas, sendo 30 para a unidade Sumaré, 30 para Itapetininga, 25 voltadas à Manaus e 20 destinadas à Ribeirão Preto. Os interessados em Itapetininga, Ribeirão Preto e Manaus devem ter nascido entre 01/06/2004 e 31/04/2005. Já para a turma de Sumaré as inscrições são para os nascidos entre 01/06/2004 e 01/06/2005. Todos devem residir nas cidades das unidades 3M onde ocorre o programa, estar finalizando o Ensino Médio em 2022, ou que tenham finalizado em 2021, em rede pública de ensino. É necessário ainda ter disponibilidade em horário comercial durante os meses subsequentes e renda per capita de até um salário-mínimo na família. Filho de funcionário ou de prestador de serviço para a empresa da 3M, ou que já esteja realizando um curso profissionalizante não poderá participar. O edital do processo seletivo pode ser acessado no formulário de inscrição.

Os jovens aprovados receberão bolsa auxílio de meio salário-mínimo, além de benefícios como alimentação, transporte, seguro de vida, assistência médica e odontológica, uniforme e material escolar para uso durante as aulas. O curso tem aulas diárias com duração de 8 horas, acontece no período de outubro de 2022 até maio de 2023 em Itapetininga, Ribeirão Preto e Manaus, e até julho de 2023 em Sumaré. As aulas ocorrerão no formato híbrido, podendo ser online ou presencial, em dias previamente determinados. As aulas presenciais acontecerão nas unidades da 3M.

“O Formare nasceu para possibilitar que jovens carentes tenham maiores chances de ingressar no mercado de trabalho, com mais qualificação e confiança. Buscamos deixá-los o mais bem preparados possível para o que eles vão encontrar no dia a dia ao longo de toda sua carreira” comenta Liliane de Moura, Supervisora de Projetos Sociais do Instituto 3M. Ao todo, em 10 anos de realização do programa, 580 jovens já foram beneficiados nas diversas unidades da 3M no País, sendo 198 em Sumaré, 91 em Ribeirão Preto, 123 em Itapetininga e 168 em Manaus. Nos últimos 3 anos, cerca de 60% dos alunos têm sido contratados como jovem aprendiz pela empresa.

Saiba mais sobre o processo de seleção

O processo seletivo deste ano conta com uma novidade. Após preencher o formulário on-line de inscrição, todos os candidatos que atenderem aos requisitos do Formare receberão um e-mail de acesso à plataforma Mentorare, pela qual passarão por um processo de autoconhecimento e terão a oportunidade de construir um projeto de vida, em um percurso autoinstrucional (sem mediação) que totaliza 42 horas de formação. Ao substituir provas objetivas por este recurso no seu processo de seleção, a 3M espera valorizar jovens realmente interessados em uma formação profissional de qualidade para construir uma carreira de sucesso. Por isso, é fundamental que os candidatos leiam, com atenção, os editais de cada unidade.

Os 50 primeiros candidatos, de cada unidade/município, totalizando 200, que concluírem a trilha Mentorare, realizando as atividades dentro do previsto e finalizando as 30 fases, poderão seguir para a terceira etapa do processo seletivo, que prevê ainda participação em quatro encontros de mentoria com profissionais voluntários da 3M. O resultado da seleção nesta etapa de mentoria será divulgado no dia 10/08/2022 por e-mail. Já na etapa final, os candidatos aprovados nas fases anteriores participarão de uma entrevista, onde serão escolhidos os jovens que participarão do Programa Formare em cada unidade da 3M.

Sobre o Formare

O Formare é um projeto da Fundação Iochpe que, desenvolvido a partir de parcerias com empresas de grande e médio porte, oferece cursos de educação profissional para jovens de famílias de baixa renda com idades entre 17 e 18 anos. Os cursos oferecem a oportunidade de formação inicial para o mercado de trabalho e têm a duração de aproximadamente um ano. As aulas são ministradas pelos próprios funcionários nas instalações da empresa.

Sobre o Instituto 3M
O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa contribuir para a transformação social do Brasil promovendo o empreendedorismo de nossas futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. A missão do Instituto 3M, que completou 15 anos em 2021, é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para o empreendedorismo.

LLYC Brasil
E-mail: 3m-imprensa@llorenteycuenca.com