SONDA contribui para sustentar a rápida expansão da operação da Dasa, empresa de referência no mercado de saúde brasileiro

Trabalho de sustentação do AMS pela equipe da SONDA gerou otimização na unificação da gestão logística e trouxe rápidos ganhos de sinergia na receita operacional da companhia

São Paulo, dezembro de 2021 – Com o objetivo de contribuir para o rápido crescimento da rede nacional de saúde da Dasa, a SONDA, maior empresa latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, está trabalhando em conjunto com a companhia na otimização do ambiente de gestão de tecnologia da informação (TI), para sustentar o rápido processo de expansão da operação com vista aos ganhos de eficiência, especialmente na logística.

A Dasa é a maior rede de saúde integrada e líder em medicina diagnóstica do Brasil. Com uma operação logística extremamente complexa, a companhia atende uma rede ampla de hospitais e laboratórios em todo o território nacional. São mais de 1.700 filiais, com 25 armazéns que suprem mais de mil centros logísticos de abastecimento e mais de 43 mil itens, como materiais e insumos. Isso demanda uma operação tecnológica que permita obter uma gestão eficiente nos processos de logística e distribuição.

Com o apoio da SONDA e o começo da parceria para realizar o serviço de gerenciamento de aplicações (AMS, na sigla em inglês) de seu ambiente tecnológico, em 2018, a rede de saúde observou uma série de ganhos operacionais, que resultaram em sinergia com sua estratégia de expansão. Entre eles, estão: evolução da gestão dos processos de TI, tanto nos ambientes de soluções SAP quanto na gestão de tecnologias legadas; aumento da disponibilidade e performance do ambiente operacional tecnológico; e sinergia entre as equipes de tecnologia da SONDA e da Dasa.

“Com uma série de aquisições que a companhia vem fazendo para se solidificar como a maior rede de saúde integrada do País, é necessário unificar todas essas diferentes operações para formar uma só gestão. Fazer a integração de todas essas aquisições no nosso ecossistema de saúde é desafiador, especialmente quando pensamos em sempre oferecer os melhores serviços aos nossos pacientes”, destaca Leonardo Pedrosa Cardoso, Superintendente de Sistemas, Integrações M&A e Expansões Orgânicas da DASA.

A parceria com a SONDA permitiu à Dasa alcançar um grau de amadurecimento na gestão do ambiente tecnológico, tanto na identificação quanto na resolução dos problemas reportados na operação. “Ou seja, esse trabalho conjunto nos permitiu ter maior agilidade para solucionar os incidentes e na captura dos chamados pelas áreas de negócios diretamente envolvidas com o gerenciamento logístico”.

Como resultado das integrações operacionais advindas das aquisições realizadas pela Dasa nos últimos anos, o trabalho de sustentação do AMS pela equipe da SONDA não apenas gerou otimização na unificação da gestão, como também trouxe rápidos ganhos de sinergia na receita operacional líquida consolidada da companhia. Esse indicador saiu de R$ 1,957 bilhão no segundo trimestre de 2018 para R$ 2,603 bilhões no mesmo período de 2021. Nos últimos anos, a Dasa realizou mais de 30 aquisições.

De acordo com Rogério Casimiro Reis, Gestor de Operação AMS da SONDA, todo o trabalho de sustentação e estabilização do ambiente tecnológico de gestão logística da Dasa permitiu que a companhia otimizasse custo e tempo no processo de integração operacional resultante das aquisições. “O principal ganho observado foi no tempo de atendimento das solicitações e dos incidentes reportados, com recursos dedicados para as resoluções. Isso resultou em um melhor relacionamento com a área de Negócios e otimizou os processos operacionais”, ressalta Casimiro.

Além disso, o executivo destaca que todo o trabalho de evolução do ambiente tecnológico da Dasa realizado em conjunto com a SONDA não apenas solucionou aspectos técnicos e operacionais, mas também permitiu que a companhia desse continuidade à sua estratégia de crescimento, com redução dos gargalos. “Todo o planejamento de expansão da companhia foi realizado de maneira suave, sem desvios em detrimento de problemas do ambiente tecnológico. Trabalhamos de maneira muito próxima, para apoiar a empresa em seus projetos de aquisição e crescimento”, conclui Casimiro.

Além da sustentação da gestão logística, a SONDA atua em serviços de AMS voltados para as áreas de Recursos Humanos, Financeiro, Contábil e seus respectivos ambientes de infraestrutura da Dasa. Com todas as aquisições feitas, a companhia conta com mais de 44 mil funcionários em todo o Brasil, incluindo os serviços de data center, field service e service desk.

Sobre a SONDA (http://www.sonda.com/br)
A SONDA é líder em serviços de transformação digital da América Latina, com faturamento de US$ 1,1 bilhão em 2020 e mais de 13 mil funcionários. A companhia tem presença direta no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai. No Brasil, a SONDA mantém escritórios nos 26 Estados e no Distrito Federal, com mais de 6 mil colaboradores e 700 clientes. A empresa conta com sete Centros de Serviços e três Data Centers.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  Negócios  Saúde
Empresa: Nathália Nascimento