E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Saúde bucal infantil: UniSul oferece atendimento odontológico gratuito
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

É muito comum que pais e responsáveis tenham dúvidas de como cuidar da saúde bucal das crianças, visto que é nessa fase que ocorre a formação dentária. Pensando em orientar e ajudar as famílias, a professora da UniSul do curso de Odontologia, Daniela de Rossi Figueiredo, e a acadêmica, Eduarda Panisson Calgaro, explicam os principais cuidados para garantir o sorriso saudável dos pequenos.
Rotina saudável, dentes saudáveis
A rotina de saúde bucal inicia-se antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes, como por exemplo, a limpeza da gengiva com gaze umedecida. Após a aparição dos dentes, esse processo de higiene deve ser feito com uma escova apropriada para a criança, com cerdas macias e cabo de acordo com o tamanho da mão. “Esse exercício de limpeza é muito importante, pois é quando a criança começa a desenvolver autonomia para que possa realizar essa atividade por conta própria. Sendo assim, é necessário realizar o processo pelo menos três vezes ao dia, incluindo o uso do fio dental” diz a professora Daniela de Rossi.
A alimentação também é um ponto relevante para garantir o sorriso saudável. “Durante a primeira infância, o aleitamento exclusivo deve ser realizado até os 6 meses de vida. Após essa idade e até os 24 meses, a dieta do bebê deverá ser composta por alimentos nutritivos e nunca açucarados, já que uma alimentação saudável prevenirá o desenvolvimento de cáries”, explica a acadêmica do curso de Odontologia da UniSul Eduarda Panisson.
Segundo as duas especialistas, ensinar a escovar os dentes deve ser um momento divertido e como dica sugerem o uso de escovas de dente coloridas e músicas. Todo esse processo facilita a adaptação da criança à escovação.
O primeiro contato com o dentista
De acordo a professora da UniSul, a saúde bucal infantil exige o contato com dentista logo nos primeiros meses de vida. “É nessa fase de vida que os profissionais conseguem avaliar algumas características anatômicas e verificar a presença, por exemplo, da anquiloglossia ou \"língua presa\", que pode dificultar a amamentação”, orienta Daniela de Rossi.
Com o crescimento da criança, e por consequência o desenvolvimento da dentição, a ida ao dentista deve ser de pelo menos uma visita ao ano. Isso garantirá que a criança se acostume com o ambiente do consultório desde cedo e tenha uma interação harmoniosa com os profissionais da saúde.
O mito das mamadeiras e chupetas
Muito utilizada pela maioria das crianças, principalmente recém-nascidos, as mamadeiras e chupetas são motivo de alerta para os pais. Eduarda Panisson explica como os responsáveis devem estabelecer uma relação entre os utensílios e a criança. “O uso de chupetas e mamadeiras podem provocar modificações no desenvolvimento das arcadas dentárias e até mesmo problemas na mordida, dificultando o fechamento dos lábios e forçando a respiração bucal.”
Mas nos casos em que a criança esteja acostumada a usar esses itens recomenda-se estabelecer uma rotina de uso. “No caso da chupeta, a indicação é utilizar em períodos curtos, antes das mamadas, por exemplo; ou apenas para ajudar no processo de adormecer. Já no caso das mamadeiras a técnica para facilitar sua retirada seria a substituição por copos com canudos”, sugere Eduarda.
Clínica de atendimento da UniSul
Com objetivo de levar qualidade de vida e saúde à comunidade, o curso de Odontologia da UniSul oferece tratamento gratuito individual e personalizado para crianças, adolescentes e adultos que apresentam problemas odontológicos. A Clínica de Odontologia da UniSul disponibiliza atendimento nos campi da Pedra Branca e de Tubarão, de segunda-feira a sexta-feira.
Com uma média de 4 mil atendimentos por ano, a clínica conta com especialidades em Endodontia, Dentística, Periodontia, Cirurgia Odontológica, Estética Dental, Odontopediatria, Prótese, Estomatologia. Os atendimentos incluem restaurações, tratamento de canal, profilaxia, extrações e clareamento dentário, entre outros.
De acordo com a professora Daniela Rossi, a clínica é um espaço de aprendizado para os alunos e de compromisso com a comunidade. “Nossos alunos passam por uma experiência real da profissão, sob a orientação e supervisão de professores altamente capacitados. Dessa forma, eles expandem as práticas ensinadas em sala de aula, capacitando-os para o mercado de trabalho. Além disso, as clínicas aproximam a universidade da comunidade, auxiliando o estudante a desenvolver habilidades relacionadas ao bem-estar e saúde da população”, conclui a Cirurgiã-dentista. Para mais informações, acesse: https://estude.unisul.br/servicos-de-saude-e-bem-estar/

CLÍNICA DE ODONTOLOGIA DA UNISUL
Campus Pedra Branca
Localização: Unidade Universitária Pedra Branca.
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30
Quarta-feira, das 10 às 18h30
Telefone: (48) 3279-1586
Atendimento: Gratuito

Campus Tubarão
Localização: Unidade Universitária de Tubarão.
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30
Quarta-feira, das 10 às 18h30
Telefone: (48) 3621-3141
Atendimento: Gratuito


Sobre a UniSul
Com 57 anos de história, a UniSul, integrante do Ecossistema Ânima Educação desde 2021, conta com campi localizados em: Araranguá, Balneário Camboriú, Braço do Norte, Criciúma, Florianópolis-Centro, Florianópolis – Continente, Florianópolis –Ilha, Içara, Itajaí, Pedra Branca e Tubarão. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, e também uma das marcas empresariais mais lembradas da região, obteve conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio 70 cursos de graduação, 60 de nível especialização, além de cinco cursos de Mestrado, nas seguintes áreas: Administração, Educação, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem, e quatro programas de Doutorado organizados pelas áreas de Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem. A instituição possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina – foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.

Informações para imprensa:
Mylena Zintl |Emilly Moreira | Sheila Oliveira
unisul@maquinacohnwolfe.com

Editorias: Criança  Educação  Serviços  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Emilly Moreira  
Contato: Emilly Moreira  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.