Plataforma segura de provas online da Mercer amplia e fortalece suporte a vestibulares, exames de admissão e certificações

São Paulo, novembro de 2021 – Com o isolamento social exigido no combate à pandemia da Covid-19, diversas instituições de ensino e certificação do país precisaram implementar provas online em seus vestibulares e processos. Instituições como a PUC-RJ, PUC-SP, Mauá, FGV, Mackenzie e FEI contrataram a Mercer|Mettl, ferramenta segura e amigável de provas e processos seletivos online da Mercer. Disponibilizada no Brasil desde o ano passado, já realizou mais de 150 mil provas somente em 2021. Mais de 30 instituições de ensino já utilizam a tecnologia, além de empresas que precisam realizar testes para processos de contratação de colaboradores e associações ou entidades para certificar profissionais pelo conhecimento. A Mercer|Mettl se tornou a única empresa a figurar no Guia de Mercado global da Gartner como um dos principais fornecedores de monitoramento do mundo, principalmente por conta de sua praticidade, experiência e, acima de tudo, segurança.

Originalmente desenvolvida para facilitar e gerenciar processos de recrutamento e seleção, a plataforma da Mercer|Mettl também é bastante conhecida pelas empresas e áreas de Recursos Humanos que a utilizam para conduzir assessments, isto é, avaliações de funcionários em programas de gestão de talentos, planejamento de sucessão e outras importantes práticas de Recursos Humanos no mundo corporativo.

Para as provas e exames virtuais, a plataforma Mercer|Mettl é reforçada com várias funcionalidades de segurança como, por exemplo, autenticação de candidatos multifatorial, inteligência artificial, navegação segura e encriptação de dados. Esse conjunto de recursos tem a finalidade de garantir a identidade e conduta do indivíduo que realiza o teste e a integridade do ambiente em que ele é realizado. Isso significa, por exemplo, que o sistema desabilita imediatamente, por exemplo, quaisquer tentativas de abrir novas abas ou arquivos, navegar em sites diversos, duplicar ou compartilhar a tela, enviar e-mails, abrir dispositivos de memória externa, ter a máquina acessada por softwares de acessibilidade remota, ou imprimir, copiar ou colar qualquer conteúdo.

Digitalizar o ensino e processos em geral, como os de admissão, com inteligência artificial e outros recursos, já fazia parte dos planos das instituições. Assim como em praticamente todos os setores, a pandemia tornou o processo imperativo e urgente. A confiabilidade e experiência da plataforma deram a segurança que os agentes – instituições, candidatos, alunos e sociedade – precisavam para seguir com os processos remotos mesmo no pós-pandemia, com otimização de investimentos, credibilidade, oportunidades de expansão geográfica e foco no core business: educação e desenvolvimento de qualidade – comenta Rafael Ricarte, Líder de Produtos de Carreira da Mercer Brasil.

A plataforma diferencia-se pela incorporação de uma funcionalidade denominada proctoring, um algoritmo baseado em inteligência artificial (IA) que sinaliza quaisquer comportamentos suspeitos dos candidatos que são capturados via webcam, microfone e tela do computador que está sendo utilizado para realizar o exame. Além da detecção facial do aluno, a IA também reconhece gestos ou movimentos suspeitos, utilização de dispositivos móveis e a presença de outras pessoas no ambiente em que está sendo feita a prova. A ferramenta monitora inclusive o áudio dos candidatos, via inteligência artificial, gerando alertas para a instituição no caso de identificação de vozes de terceiros durante a prova.
Para saber mais sobre a plataforma Mercer |Mettl para aplicação de provas on-line acesse:

Sobre a Mercer

A Mercer acredita na construção de um futuro brilhante, redefinindo o mundo do trabalho, remodelando a aposentadoria e os resultados dos investimentos e proporcionando saúde e bem-estar reais. São aproximadamente 25.000 funcionários da Mercer, que estão baseados em 43 países e com operação em mais de 130 países. A Mercer é uma empresa da Marsh McLennan (NYSE: MMC), empresa líder mundial em serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas, com 78.000 colegas e receita anual de mais de US $ 18 bilhões. Por meio de seus negócios líderes de mercado, incluindo Marsh, Guy Carpenter e Oliver Wyman, a Marsh McLennan ajuda os clientes a navegar em um ambiente

Editorias: Educação  Informática
Empresa: Victor Silva Theodoro