Top Foodservice vai revelar principais marcas do setor do Brasil
Top Foodservice vai revelar principais marcas do setor do Brasil
...

Parceria entre IPESO e Foodbiz resultará em pesquisa inédita Top of Mind com operadores sobre o setor de Foodservice

O IPESO Instituto de Pesquisa, em iniciativa inédita, vai lançar a Top Foodservice. Trata-se da primeira pesquisa brasileira com operadores de foodservice, esfera que representa todos os prestadores de serviços alimentícios, tais como restaurantes, bares e lanchonetes, entre outros estabelecimentos.

O trabalho pioneiro é parceria com o Foodbiz, plataforma de conteúdo do Instituto Foodservice Brasil (IFB), um dos mais importantes veículos de propagação de informação e conhecimento de qualidade sobre o setor.

A pesquisa que será realizada em todas as capitais do Brasil no mês de outubro, terá divulgação no mês de novembro, com avant-première no site Foodbiz e resultados permanentes no site http://www.topfoodservice.com.br.

“Trata-se de um marco para o Foodservice brasileiro que já está maduro e tem marcas cuja razão de ser é o mercado Foodservice.” – afirma Victor Trujillo, CEO do IPESO, instituto que há 27 anos realiza a pesquisa Top of Mind e é precursor de pesquisas com operadores no Brasil.

Para Ricardo Marques, Vice-presidente da Unilever Foodsolutions, membro da diretoria e líder do Comitê de Inteligência do IFB, “é crescente o interesse da indústria por estudos e ações que não apenas mensurem, mas que suportem o desenvolvimento das marcas do setor de Foodservice. A iniciativa dessa parceria entre Foodbiz, uma plataforma digital de conteúdo para o mercado de foodservice e o IPESO, que tem experiência em pesquisas com operadores, atende a essa necessidade e preenche uma relevante lacuna de informação”.

A exemplo de outras pesquisas Top of Mind realizadas pelo IPESO, serão comercializados relatórios PDF das categorias pesquisadas, com informações detalhadas do perfil do operador que se lembra em primeiro lugar da marca, em cada categoria.

O relatório PDF ajudará a indústria de alimentos, equipamentos, suprimentos e serviços a identificar qual o perfil de operador que a comunicação está atingindo em todas as regiões do país e também por tipo de operador, porte etc. Conforme ressalta Trujillo: “os cruzamentos podem gerar insights valiosos e ajudar a identificar quais são os verdadeiros concorrentes: quais marcas disputam o mesmo perfil de operador”.

Sobre a importância dos resultados, Ely Mizrahi, presidente do IFB, ressalta que “existe uma diferença significativa entre ser uma marca conhecida e ser uma marca lembrada em primeiro lugar. Entre duas marcas com preço parecido, o operador pode preferir comprar pela marca com uma proposta de valor mais consistente”.

“Utilizaremos um plano amostral bastante representativo do universo brasileiro de operadores de Foodservice, uma verdadeira miniatura do mercado”, explica Trujillo.

Trata-se de uma pesquisa quantitativa, do tipo descritiva estatística. O universo considerado para obtenção da amostra, que será obtida por sorteio e distribuída proporcionalmente, será do tipo probabilística estratificada por tipo de estabelecimento e região do país.

É composto por “todos os estabelecimentos do tipo restaurante, padaria e lanchonete – e suas variações – de todos os portes, em funcionamento e instalados em todas as capitais brasileiras”.

Os entrevistadores do IPESO farão as entrevistas pelo telefone com o responsável por compras do estabelecimento. Serão entrevistados 760 operadores. Esta amostra, obtida nestes moldes, oferecerá 3,6% de margem de erro com 95% de confiança.

Editorias: Alimentos  Gastronomia  Mídia  Negócios  Propaganda e Marketing
Empresa: Lucas Giavoni Assessoria & Consultoria