5G: o Brasil está pronto para as mudanças?

O que muda com a nova tecnologia e qual será o impacto na economia

A primeira mudança, digamos que a mais tangível aos olhos dos consumidores, será a forma de se conectar com uma rede mais potente, ou seja, um número maior de pessoas poderá estar conectado ao mesmo tempo, sem gerar instabilidade e perda na velocidade.

Segundo Deives Rabelo, diretor da 3GS Technology, a tecnologia 5G irá contribuir para a maximização do desenvolvimento da internet. “A novas possibilidades advindas desta tecnologia poderão maximizar diversos serviços no país.”

Ainda que haja inúmeros pontos positivos com a chegada da tecnologia 5G, o executivo chama atenção para os assuntos relacionados aos impostos e infraestrutura que, para ele, poderão ser grandes desafios para o país. “Assim como aconteceu com a tecnologia 3G e 4G, desta vez, também teremos desafios. É preciso, além da preparação da população, um planejamento estratégico para as novas funcionalidades.”

De acordo com uma pesquisa recente da consultoria PwC Brasil com o Instituto Locomotiva, pessoas de baixa renda têm dificuldade em acessar recursos on-line básicos, como educação digital e trabalho remoto. Além disso, esse mesmo levantamento indica que só 29% da população brasileira acima dos 16 anos, ou 49,4 milhões de pessoas, têm acesso à internet em qualquer momento e lugar.

Em torno de 34 milhões de pessoas (20%) não têm qualquer tipo de conexão; 41,8 milhões (25%) fazem parte do grupo dos subconectados, ou seja, que podem entrar na web de modo intermitente. E, por fim, 44,8 milhões (26%) são àqueles que têm acesso à rede na maior parte do tempo, porém de maneira parcial. Diante desse cenário, o acesso às novas tecnologias varia conforme a média de renda mensal dos usuários.

Para Deives, ao analisar a realidade do cenário do país, a chegada desta nova tecnologia trará um impacto direto no PIB (Produto Interno Bruto) do país, além do aumento da produtividade da economia digital. Por outro lado, para ter acesso ao 5G, estima-se que o investimento vá ser alto.

Pontos positivos x pontos negativos

Benefícios: alta velocidade, baixa latência, mais conexões simultâneas, redução do consumo de bateria.

Desvantagens: Para ter acesso à rede 5G, o consumidor precisará investir em um equipamento compatível - que faz com que um público específico tenha acesso aos benefícios do 5G, no primeiro momento.

Diante de um mercado cada dia mais acelerado, existem equipamentos que já suportam a tecnologia e outros em fase de aprimoramento. “Acredito que os dispositivos estarão preparados antes mesmo de a nova infraestrutura chegar”, comenta Deives.

Sobre a 3GS Technology

A 3GS Technology foi criada em 2020, com foco na distribuição de tecnologia com as marcas Huawei e Grandstream. Com sede em São Paulo e centros de distribuição nos estados de São Paulo e Espírito Santo, a empresa atende todo o território nacional, no que se refere aos assuntos: Áudio, Cloud, Gpon, Network, PABX IP, Telefonia IP, Segurança, Videoconferência e Wi-Fi.

Editorias: Internet  Telecomunicações
Empresa: Entrelinhas que Conectam