Fintech BizCapital utiliza solução da DataRobot para criar modelos de crédito atualizados em tempo real
...

A velocidade na resolução de problemas é um dos diferenciais mais esperados em parcerias entre empresas e seus fornecedores de tecnologia. Para determinados mercados, no entanto, é preciso ir além: a agilidade na solução deve vir acompanhada de resultados úteis para o negócio. Assim pode ser descrita a parceria entre a DataRobot, empresa líder global em Inteligência Artificial e Machine Learning Automatizado, e a BizCapital, fintech que oferece soluções financeiras para pequenos e médios negócios brasileiros – do crédito PJ à conta digital. A BizCapital é a primeira cliente da DataRobot no Brasil, uma parceria iniciada em 2017, antes mesmo da empresa americana de tecnologia instalar a sua filial brasileira.

Com previsão de abertura de mais de 40 mil contas jurídicas digitais gratuitas para facilitar a gestão financeira e o desembolso de mais de R$ 500 milhões em crédito até dezembro de 2021, a fintech carioca buscava melhor monitoramento de seus modelos e um aperfeiçoamento para atender seus requisitos de produtividade, governança e quantidade de produção. A solução foi um trabalho de monitoramento constante no formato Challenger Models (Modelos Desafiantes). No início da parceria, o acesso da BizCapital à plataforma DataRobot tinha o objetivo de trazer insights para o negócio: eles subiam os dados no sistema e a Data Robot auxiliava no entendimento daquelas informações para criação de modelos para cada desafio que surgia. O trabalho amadureceu e agora, em uma nova fase da contratação, eles inserem os modelos na solução, de forma gerenciada, por meio desses Challenger Models.

“A BizCapital usa nossa solução há vários anos, sempre expandindo o contrato em cada renovação, mostrando a confiança na parceria. Notamos um reconhecimento da efetividade e do valor das nossas soluções ao longo do tempo”, destaca Rodrigo Bertin, diretor de Sucesso do Cliente em IA da DataRobot.
Como resultado, a BizCapital dobrou o número de usuários na plataforma da DataRobot. “Numa visão retrospectiva da parceria, podemos dizer que existiram dois momentos: no primeiro, a DataRobot era um Benchmark em um ambiente de desenvolvimento, em que a BizCapital criava insights para fazer modelos de crédito e comparação dos modelos deles com os nossos; no segundo momento, a companhia passou a usar efetivamente a plataforma DataRobot em produção de modelos por conta do seu crescimento e pela complexidade e quantidade de modelos necessários. Hoje é uma solução ponta a ponta envolvendo separação de dados, modelagem e MLOps (Deploy facilitado de modelos, monitoramento e governança de modelos preditivos da própria DataRobot ou de terceiros)”, detalha o executivo.

“Utilizar a tecnologia de IA da DataRobot foi fundamental para desafiar nossos modelos e torná-los melhores. Quando conhecemos a empresa, vimos que a solução deles estava muito à frente de seu tempo e, por isso, decidimos investir na parceria. Uma das principais vantagens da plataforma é a capacidade de democratizar o acesso à inteligência artificial, ampliando sua utilização para outras áreas da empresa. O fator que mais me chamou a atenção é a simplicidade e eficiência dos modelos”, afirma Cristiano Rocha, fundador da BizCapital.
Em um cenário em que muitas companhias têm seus protótipos de trabalho criados em várias linguagens, até mesmo abertas e gratuitas, a DataRobot vai além: está disponível ao cliente para dar auxílio à complexidade dos processos de cada negócio. “Automatizamos a produção de modelos preditivos baseados em Machine Learning, fazemos o monitoramento deles e, conforme são feitas as previsões, é possível verificar em tempo real a mudança dos dados. Ao detectar que as alterações são significativas em termos de capacidade de previsão do seu modelo, parte-se para a criação de um novo algoritmo de forma automatizada pela DataRobot. O destaque desse sistema Challenger Models é que os modelos (novo e desafiante) conseguem rodar em paralelo, permitindo que a troca para o novo modelo possa ser executada de forma simples e com confiança”, ressalta Bertin.

Se a empresa nota que não está com o mesmo nível de aprovação de crédito que antes, ou que há muita aprovação e aumento do risco, ela já pode tomar ações imediatas, resolver esses problemas e registrar impactos positivos ao final de cada Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

“Nossos modelos se tornaram mais rápidos e a performance melhorou utilizando os modelos desenvolvidos pela DataRobot. O que gastávamos três semanas passou a ser feito em apenas uma, gerando insights que não tínhamos conhecimento. São valores intangíveis que agregaram muito ao nosso negócio. Atualmente, somos o player que disponibiliza crédito mais rápido para as empresas – menos de uma hora. Precisamos de uma tecnologia que atue em tempo real para mantermos nossa agilidade e eficiência”, complementa o fundador da BizCapital.

“A companhia deixa de ter uma gestão reativa e passa a ter uma gestão muito mais proativa. Outra vantagem é que a plataforma é arquitetada para simplificar o processo. Uma vez verificada a necessidade de redesenho do modelo, o processo é algo tão simples quanto apertar um botão: retreina-se o modelo com dados novos e ele é substituído”, detalha o executivo. “É como trocar o pneu com o carro andando. Uma vez decidido que o nível de acurácia deve ser, por exemplo, acima de 90%, a solução da DataRobot permite o monitoramento e correção de rota para que ela nunca fique abaixo disso”, explica Rodrigo Bertin.

“A solução é alicerçada no monitoramento de quatro pilares: qualidade do serviço, qualidade dos dados, capacidade preditiva do modelo e imparcialidade (ausência de vieses). Os principais benefícios são a existência de métricas objetivas para o monitoramento, velocidade e governança nas mudanças. Pode-se, inclusive, criar fluxos completos e automatizados de monitoramento, retreinamento e implantação de modelos, reduzindo a praticamente zero as chances de termos modelos desatualizados em produção.”

A acurácia ganha sobremaneira: com o acompanhamento constante, o modelo é alimentado com dados relativos ao que realmente aconteceu a cada dia, a cada semana e a cada mês e, quando se observa que os níveis não são considerados adequados, refaz-se o modelo e reinicia-se o ciclo. A manutenção ou melhora da performance é constante. Essas características são decisivas e podem significar milhões de reais em se tratando de uma financeira. “No atual momento que vivemos, as coisas mudam de uma semana para outra, ainda mais em meio a uma pandemia, em que os negócios abrem presencialmente, depois fecham, abrem parcialmente ou o comportamento do consumidor também se altera rapidamente. A velocidade na análise dos dados pode ser a diferença entre garantir ou não resultados”, salienta o executivo da Data Robot.

Sobre a DataRobot
A DataRobot é a empresa líder em IA e Machine Learning Automatizado. As organizações em todo o mundo utilizam a DataRobot para capacitar suas equipes e implementar rapidamente modelos de Machine Learning. Com uma plataforma com centenas dos mais poderosos algoritmos de aprendizado de máquina próprios e open source, a DataRobot reúne as melhores práticas para acelerar e escalar os recursos de ciência de dados, maximizando a transparência, a precisão e a colaboração.
​​​​​​​
Ao tornar os profissionais mais produtivos e permitir a democratização da ciência de dados, a DataRobot ajuda as organizações a se transformarem em empresas orientadas por IA. Com escritórios em todo o mundo, inclusive no Brasil, a DataRobot recebeu mais de US$ 1,1 bilhão em investimentos de empresas de primeira linha, incluindo New Enterprise Associates, Sapphire Ventures, Meritech e DFJ. Para mais informações, visite http://www.datarobot.com.

Sobre a BizCapital
A BizCapital é uma fintech que nasceu em 2016 com o propósito de oferecer acesso a recursos para que pequenas e médias empresas brasileiras possam evoluir e impactar positivamente a economia do País. Um sistema de soluções que vai do crédito empresarial à conta PJ, passando por educação financeira, visão de negócios e, acima de tudo, simplificação da jornada do empreendedor.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Cultura e Lazer  Sociedade
Empresa: Júlia Agnes Ferreira Pessoa