Como ajudar os funcionários a reterem o aprendizado adquirido nos cursos corporativos
Divulgação/Udemy

Táticas para os colaboradores absorverem melhor o conhecimento e fazê-lo durar
Por Raphael Spinelli*

À primeira vista, pode até parecer que sim, mas, ao oferecer um curso sobre um determinado tema aos seus funcionários, uma empresa não tem garantia de que eles vão aprender esse tema de maneira vitalícia. Sem persistência para reter as informações aprendidas, elas acabam se perdendo conforme o tempo passa. Isso é o que diz a teoria da curva do esquecimento, criada pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus no século XIX.
Mas, então, o que as empresas podem fazer para ajudar os seus funcionários a reterem o aprendizado que adquiriram nos cursos corporativos? Principalmente, incentivá-los a repetirem regularmente o conhecimento adquirido. Uma ótima forma de fazer isso é aplicando esse conhecimento ao próprio trabalho, por exemplo.
Há pelo menos outras seis formas de atingir esse objetivo. São elas:

1- Aprendizado social
O aprendizado social tem a ver com a capacidade de reprodução de um comportamento observado. Ou seja, assistir os próprios colegas de trabalho trabalhando é outra boa maneira de aprender e reter o conhecimento.

2- Micro-aprendizado
Já o micro-aprendizado ajuda o aluno a reter o aprendizado porque não o sobrecarrega de informações. Com ele, o aluno aprende o suficiente sobre uma nova habilidade a ponto de poder aplicá-la imediatamente e, assim, atingir um objetivo específico.

3- Storytelling
Outra dica é usar o storytelling para ensinar os funcionários – ou seja, explicar o tema como se fosse uma historinha. Isso porque o storytelling nos faz criar uma conexão emocional com o assunto ensinado e, assim, aumenta o nosso engajamento nele.

4- Participação ativa, uso de imagens e testes frequentes
Incentivar que os alunos participem ativamente das aulas (por exemplo, fazendo perguntas), usar imagens e aplicar testes frequentes (como acontece nos cursos online da Udemy) também são recomendações. Uma dica para maximizar a retenção de informações é sempre aplicar um teste depois que um assunto ou módulo for ensinado.

É possível encontrar mais informações sobre como ajudar os funcionários a aprenderem melhor no manual da Udemy “How to Overcome Learning Obstacles in the Workplace” (“Como Superar Obstáculos de Aprendizado no Trabalho”, em inglês).

*Raphael Spinelli é diretor regional para a América Latina da Udemy, marketplace de aprendizado e ensino online

Editorias: Educação  Informática  Internet  Negócios  Recursos Humanos
Empresa: Camilla Ginesi