Lançamento de Labor Positiva, uma iniciativa para criar ambientes de trabalho livres de discriminação pelo HIV

A iniciativa da Fundación Huésped, IBM, SAP e UNAIDS, faz parte do #workingpositively, um programa global criado em 2019

Labor Positiva é uma iniciativa que busca comprometer empresas e organizações a criar ambientes de trabalho livres de estigma e discriminação para as pessoas com HIV. A proposta faz parte do #workingpositively, um programa global criado em 2019 pela IBM e SAP em parceria com diferentes ONGs e apoio da UNAIDS. Em colaboração com a Fundación Huésped, o programa foi lançado na América Latina com alcance na Argentina, Brasil, México, Colômbia, Peru, Equador, Costa Rica e Chile.

Mesmo após 40 anos dos primeiros casos confirmados de HIV e apesar de todos os avanços conquistados no campo médico e social, ainda existem desafios a serem superados. \"Ainda existem casos onde se realizam testes de HIV como requisito prévio para conseguir um emprego. Isso representa um obstáculo para a contratação de pessoas com HIV para muitos postos de trabalho. A confidencialidade ainda é um problema básico no lugar de trabalho\", declarou Alejandra Cosovschi, Diretora de Desenvolvimento Institucional da Fundación Huésped.

Segundo o documento da Aliança Mundial de Ações para Eliminar todas as Formas de Estigma e Discriminação relacionadas com o HIV da UNAIDS, as comunidades de pessoas afetadas pelo HIV apresentam uma taxa de desemprego superior à média. Isto aumenta a situação de vulnerabilidade. Além disso, em muitos países, as pessoas com HIV tiveram as descrições de suas funções ou a natureza de seu trabalho modificadas, ou lhes negaram uma promoção devido a seu estado serológico. \"Abordar esses desafios é fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e metas até 2030, inclusive a de conseguir acabar com a epidemia do HIV\", acrescentou Alejandra Cosovschi.

\"Na IBM, acreditamos e trabalhamos para que todas as pessoas se sintam livres para serem quem realmente são. Para isso, promovemos uma cultura sem discriminação ou preconceito, fomentando a colaboração, a inovação e o trabalho em equipe. Temos orgulho de fazer parte dessa iniciativa e esperamos que ajude outras organizações a se conscientizarem do papel que as empresas têm como espaços de inclusão e diversidade\", afirmou Flávia Roberta Freitas, Head de Responsabilidade Social Corporativa da IBM América Latina.

\"Na SAP temos o compromisso de construir um ambiente de trabalho respeitoso para todas as pessoas, livre de qualquer tipo de discriminação. Somada às diversas iniciativas que realizamos, temos o orgulho de fazer parte desta campanha global para melhorar as condições de trabalho de pessoas com HIV\", afirmou Ezequiel Massa, Líder de Diversidade e Inclusão na SAP para a América Latina e o Caribe.

As organizações interessadas em fazer parte da Labor Positiva podem participar assinando uma declaração de compromisso para se unir à iniciativa. Com a incorporação, começa um caminho de sensibilização de suas equipes, promoção e multiplicação de mensagens em suas comunidades e cadeia de valor sobre a inclusão laboral de pessoas com HIV. Mais informações podem ser solicitadas mandando um e-mail para laborpositiva@huesped.org.ar

Sobre a Fundación Huésped
Fundación Huésped é uma organização argentina com alcance regional que, desde 1989, trabalha em áreas de saúde pública com o objetivo de que o direito à saúde e o controle de doenças sejam garantidos. Nossa abordagem integral inclui o desenvolvimento de pesquisas, soluções práticas e comunicação vinculadas às políticas de saúde pública em nosso país e na região.
Nossa missão é desenvolver investigações científicas e ações de prevenção e promoção dos direitos para garantir o acesso à saúde e reduzir o impacto das doenças com foco no HIV/aids, hepatites virais, doenças preveníveis por vacinas e outras doenças transmissíveis, assim como em saúde sexual e reprodutiva.

Sobre a SAP
A estratégia da SAP é ajudar a que cada negócio funcione como uma empresa inteligente sustentável. Como líder do mercado de software de aplicação empresarial, contribuímos para que as organizações de todos os tamanhos e em todas as indústrias possam alcançar seu funcionamento ótimo: 87% do comércio global roda um sistema SAP®. Nossas tecnologias avançadas de machine learning, Internet of Things (IoT) e analíticos ajudam a transformar os negócios dos clientes em empresas inteligentes sustentáveis. A SAP contribui para dar às pessoas e às organizações profundos conhecimentos de negócio e promove a colaboração que lhes permite se manter à frente da concorrência. Simplificamos a tecnologia para as empresas, de modo que possam consumir nosso software da maneira que desejarem, sem interrupções. Nosso conjunto de aplicações e serviços permite a clientes do setor público e privado de 25 indústrias operar de forma rentável, adaptar-se continuamente e marcar uma diferença. Com uma rede global de clientes, parceiros de negócios, funcionários e líderes de ideias, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar as vidas das pessoas. Para outras informações, visite http://www.sap.com, nossa sala de imprensa, https://news.sap.com/latinamerica, ou nos siga no Twitter @ SAPNoticiasLAC.

Sobre a IBM
A IBM é líder global em nuvem híbrida e IA, atendendo clientes em mais de 170 países. Mais de 3.500 clientes usam nossa plataforma de nuvem híbrida para acelerar suas jornadas de transformação digital e, no total, mais de 30.000 deles recorreram à IBM para obter o valor de seus dados. Com base nessa base, continuamos a aproveitar o Red Hat OpenShift como a plataforma líder para atender às necessidades de negócios de nossos clientes - uma plataforma de nuvem híbrida que é aberta, flexível e segura. Orientada por princípios de confiança, transparência e suporte para uma sociedade mais inclusiva, a IBM também está comprometida em ser um administrador responsável da tecnologia e uma força do bem no mundo. Para obter mais informações, visite o site.

Editorias: Negócios  Recursos Humanos
Empresa: Marina Santana