Make The Way promove apoio acadêmico e profissional a estudantes da área de tecnologia
...

A Make The Way, empresa especializada em soluções tributárias, ingressou no Programa Impactando Vidas, criado pela Faculdade Impacta de Tecnologia, que tem como objetivo proporcionar oportunidades de estágio remunerado para estudantes de Engenharia da Computação e Ciências da Computação, aproximando jovens e empresas de tecnologia. Atualmente, a Make the Way conta com 6 estagiários nos anos iniciais de formação acadêmica desde meados de 2020. No total, 8 alunos já passaram pela empresa como resultado desta parceria.

\"Todo o setor de tecnologia foi impactado pelo aumento considerável na busca por profissionais de TI após o início da pandemia, gerando maior rotatividade e dificuldade de atração dessas pessoas. Foi então que notamos a importância de capacitar jovens talentos dentro da própria empresa, trazendo consequências muito positivas para ambos os lados\". O salário oferecido para o estágio na Make the Way é de R$2.000 mais benefícios. A ideia é que a bolsa auxilie não só o pagamento da faculdade, mas também na qualidade de vida de cada um deles. A duração da bolsa pode ser estendida até o fim da graduação dos estudantes, que poderão ser efetivados ao final do programa\", afirma Mônica Cerqueira, sócia e fundadora da Make the Way.

De acordo com o Monitor de Empregos e Salários, publicado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), apenas de janeiro a abril de 2021, o Macrossetor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foi responsável pela inclusão de 69 mil pessoas no mercado de trabalho brasileiro, ultrapassando, em quatro meses, o saldo de todo o ano de 2020. Porém, ainda segundo a Brasscom, o principal entrave para a ocupação plena das vagas tem sido a falta de talentos qualificados no setor. A demanda reprimida é 25% em Internet das Coisas, 11% em Segurança, 10% em Big Data, 6% em Nuvem e 2% em Inteligência Artificial.

Programa Impactando Vidas na prática

A Make the Way apoia o desenvolvimento de competências para que esses alunos tenham um conhecimento diferenciado na área. Por exemplo, os estagiários têm contato direto com as funcionalidades de machine learning e inteligência artificial da Amazon, parceira da Make the Way, e contam com o suporte de desenvolvedores sêniores da multinacional de tecnologia.

Além disso, considerando a atuação internacional da Make the Way, os estudantes têm a oportunidade de colaborar com profissionais de diferentes partes do planeta, com a oportunidade de morar fora do país - por este motivo, um bom nível de inglês é importante. \"Queremos a presença desse profissional a longo prazo e não poupamos investimentos para isso. A nossa filosofia é que eles fiquem e cresçam conosco\", diz Monica.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia  Jurídica  Negócios  Serviços
Empresa: Carol Herling