ABES participa do sexto e último encontro do ciclo de seminários “A implantação do 5G no Brasil”, promovido pela USP
5G no Brasil (Divulgação)

A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software participará do sexto encontro do ciclo de seminários A implantação do 5G no Brasil, um fórum permanente de discussão entre representantes da sociedade civil, do governo e da academia. Online e gratuito, o evento 5G no Brasil: Um balanço de quatro aspectos relacionados à sua implantação acontece no dia 5 de novembro, às 10h (horário de Brasília) e conta com a organização da Escola Politécnica, do Instituto de Estudos Avançados e do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo. Para participar, acesse http://www.iea.usp.br/eventos.

O encontro, que integra o Think Tank USP em Implantação de 5G no Brasil, será o último da série e encerrará a fase de homogeneização de conhecimento. O evento contará com apresentações dos relatores das cinco sessões anteriores, que levarão pontos apresentados nas edições anteriores do fórum e vão discutir e produzir material para a elaboração do relatório que será a base para a continuidade dos trabalhos do Think Tank. E a ABES, sempre atenta às transformações e adepta do debate plural de ideias, será representada por Jamile Sabatini Marques, Diretora de Inovação e Fomento da associação, Pós-doutora e pesquisadora do Instituto Avançados da USP e pós doutora no EGC/UFSC.

“A tecnologia 5G possui banda larga móvel com maior capacidade, podendo comunicar-se com mais dispositivos e mais rapidamente. Trata-se de uma tecnologia com potencial para revolucionar a indústria de telecomunicações do país, já que as conexões chegarão a regiões brasileiras que atualmente não têm acesso à internet – estima-se que, atualmente, 20% dos domicílios brasileiros estejam sem oferta adequada ou desprovidos de serviços”, afirma.

A mesa redonda também terá como painelistas Carlos Augusto França Vargas, Doutor em Gestão da Inovação pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FEA/USP e Professor na Business School da Universidade Positivo; Cecilia Matsumura, Pesquisadora IBE-USP Instituto de estudos Brasil Europa da Universidade de São Paulo; Gabriela Gomes Coelho Ferreira, Pesquisadora e professora dos cursos de Capacitação em Negociações Internacionais do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (CAENI/USP); e Lucas Damasceno Pereira, doutorando em Relações Internacionais (IRI-USP) e graduando em Direito (FD-USP). A mediação será de Moacyr Martucci Jr. (professor titular da Universidade de São Paulo, Coordenador do IBE Instituto de Estudos Brasil Europa e Vice-Diretor do IRI-USP Instituto de Relações Internacional da Universidade de São Paulo) e de Guilherme Ary Plonski (Diretor do IEA e mestre, doutor e livre-docente em Engenharia de Produção).

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia  Informática  Internet  Telecomunicações
Empresa: Carol Herling
Contato: Carol Herling