OAB SP investe em IBM Watson para ampliar atendimento à Advocacia paulista

Com o objetivo de ampliar os serviços de atendimento à Advocacia, a OAB SP desenvolveu, em parceria com o Sebrae e implementado pela PROA AI, parceira comercial da IBM, um assistente virtual que usa IBM Watson em IBM Cloud, com a finalidade de ampliar seus canais de contato e potencializar o trabalho da Advocacia, uma vez que a automação e inteligência artificial podem disponibilizar um número maior de informações e conteúdos relevantes para dar celeridade nas tomadas de decisões no exercício profissional.

\"É fundamental que a OAB SP acompanhe a evolução digital no âmbito jurídico para oferecer à Advocacia ferramentas que colaborem com o dia a dia de trabalho, aumente sua produtividade e, consequentemente, lhe traga vantagem competitiva\", comenta Caio Augusto Silva dos Santos, presidente da OAB SP.
Desde 10 de setembro, o assistente virtual está disponível no site da OAB SP http://www.oabsp.org.br. No primeiro momento, o chatbot irá atender solicitações referentes aos assuntos inscrições e cadastro, sociedades, certificado digital e ouvidoria.

O projeto ainda será composto por uma segunda fase, que disponibilizará, gratuitamente, à toda a Advocacia paulista, um assistente virtual que fará uma busca inteligente de audiências extraída de diferentes fontes, como o Diário Oficial, OAB SP e seis Tribunais de Justiça do Estado de São Paulo.
Esse assistente virtual contará, ainda, com a possibilidade de aplicação de diversos filtros de pesquisa, além de apresentar a consolidação dos resultados em um único ambiente. A consolidação de informações será possível por meio da utilização da IA IBM Watson para a classificação de dados, que permite a integração de ambientes diferentes e proporciona à Advocacia a consolidação das informações relevantes dos seus processos consultados, na sua agenda pessoal on-line.

\"A IBM acredita que plataformas conversacionais, quando combinadas com soluções de automação de processos, melhoram a experiência do cliente, principalmente com o uso de IA (processamento de linguagem natural, reconhecimento de padrões e análises), que é capaz de entender as intenções de um usuário, ou seja, reconhece rapidamente o que uma pessoa pretende fazer e oferece respostas rápidas que aceleram a produtividade e melhoram o nível de satisfação\", afirma Marcela Vairo, diretora da unidade de dados, AI Apps e Automação da IBM Brasil.

De acordo com o consultor do Sebrae São José do Rio Preto, Luciano Solimar Impastaro, \"o resultado será um serviço diferenciado e inovador à Advocacia, que trará agilidade no atendimento e na busca de informações com impacto positivo na prestação do serviço\", destaca.

\"A PROA.AI tem em seu DNA a inovação. Utilizamos Inteligência Artificial IBM Watson como princípio básico para entrega de excelência em assistentes virtuais transacionais. O projeto da OAB SP é um orgulho para todos nós, ajudando na transformação digital e agilidade no atendimento dos advogados. Em nossos projetos aplicamos metodologia ágil e temos um time de sustentação dedicado e preparado para acompanhar e treinar o assistente virtual, sempre seguindo a política de segurança de tecnologia da OAB SP e aderente ao LGPD\", comenta Rogério Barreto, CEO da PROA.AI.

O IBM Watson Assistant é um serviço de IA que permite às empresas construir e treinar seus assistentes virtuais para atender a uma ampla gama de casos de uso. O IBM Institute for Business Value (IBV) divulgou uma pesquisa recente sobre a adoção de tecnologia de agente virtual e identificou que, entre os participantes, 54% já atingiu ou excedeu o retorno sobre investimento (ROI) esperado para sua implementação.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  Jurídica
Empresa: IBM Comunicação