Líder de prospecção digital no Brasil, Ramper lança produto voltado para engajamento de leads
Ricardo Corrêa, CEO da Ramper

Após ultrapassar R$10 milhões em faturamento atuando exclusivamente em prospecção, a startup lança seu segundo produto e expande atuação para cobrir toda a geração de leads de uma empresa B2B

Quando a Ramper lançou seu produto de prospecção digital em 2017, muitas profissões já eram digitais, mas os vendedores ainda viviam na era industrial. De lá pra cá, vendas tornou-se uma profissão mais digital e uma área mais estratégica dentro das organizações, com processos, métricas e ferramentas que escalam o trabalho. Embora muitas empresas ainda não tenham passado por essa transformação, a Ramper já impactou milhares de companhias e profissionais por meio de sua solução, além de ter sido premiada pela B2B Stack nos três últimos anos como líder nas categorias de pré-vendas, geração de leads e outbound marketing. Agora, pensando em atender às novas necessidades do mercado B2B, a empresa, que neste ano ultrapassou a marca de R$10 milhões em faturamento com apenas um produto, se prepara para dar os próximos passos com o lançamento do Ramper Engage. O novo produto tem como objetivo trazer automação e inteligência para o processo de geração de leads reativos.

Segundo Ricardo Corrêa, CEO da Ramper, a nova solução vai diminuir o desperdício dos contatos que se convertem através do site das empresas, automatizando o processo desde a distribuição dos leads entre os vendedores até o agendamento da reunião. Para isso, a própria área de vendas da startup foi utilizada como laboratório. “Em 2021, passamos a maior parte do tempo desenvolvendo os componentes deste novo produto, bem como pesquisando com os clientes e validando internamente as hipóteses de como melhor resolver a dor. Hoje, a geração de leads ativa - via prospeção - é digital e escalável, e agora queremos trazer o mesmo conceito para a geração de leads reativa”, conta.

O empreendedor explica que o desenvolvimento da solução foi motivado pela ineficiência apresentada por diversas empresas no processo de geração de leads. “Na maioria dos casos, um contato que se converte em um site acaba indo parar em uma caixa de e-mail genérica onde alguém faz manualmente o roteamento daquele lead para algum profissional de vendas atender. Esse profissional, por sua vez, retorna o contato para tentar agendar uma reunião com o lead. Cada etapa desse processo é manual e cheia de falhas, levando muitos dias entre a conversão no site e a reunião, o que resulta em desinteresse por parte do lead. As estatísticas mostraram que as empresas perdem mais da metade dos leads gerados em razão dessa ineficiência”, explica.

Corrêa argumenta ainda que este é um problema que afeta players de diferentes escalas de tamanho e segmentos, impactando financeiramente essas organizações. “Isso acontece porque as empresas investem em marketing de conteúdo, mídia paga e outros canais de tráfego, mas acabam desperdiçando mais da metade dos esforços e investimentos neste gargalo. Quanto mais ágil e fluido é o processo de conexão com o lead, maiores são as chances de conversão em venda”, afirma.

O Ramper Engage poderá ser contratado tanto pelos clientes da empresa que já usam o produto de prospecção - que passa a se chamar Ramper Prospect -, quanto por novos clientes, a partir de janeiro de 2022. Tanto as cadências, quanto os canais de comunicação - e-mail, chat, telefone, agenda -, utilizam a inteligência já validada da plataforma Ramper. Para mais informações, acesse: http://ramper.com.br/engage.

Momento também motivou nova identidade visual
Nos últimos cinco anos, a Ramper captou mais de R$9 milhões e se consolidou como principal plataforma de prospecção digital no Brasil. Para refletir a evolução do posicionamento, agora mais amplo, a empresa anuncia também sua nova identidade visual. “Junto ao lançamento do novo produto, resolvemos renovar a identidade visual. Nossa marca ficou muito conhecida no espaço de prospecção, o que é um grande trunfo para nós. Por outro lado, ela remete a um único produto, que foi a nossa estratégia até aqui. Queremos agora associar a nossa marca à uma empresa que resolve uma série de necessidades dos clientes na área de marketing e vendas B2B, e não apenas a uma única dor”, afirma Corrêa.

A modernização do logotipo, que passa por uma releitura das cores e a criação de uma fonte própria, não comercial, formando um logo icônico, veio para refletir os principais atributos da marca - singularidade, consolidação e arrojo. A marca principal encabeça uma plataforma de branding composta por uma família de produtos, cada um com seu próprio nome e cor.

Além das novidades, a Ramper também pretende fazer novos anúncios dentro do mercado de marketing e vendas B2B no início de 2022.

Editorias: Negócios  Propaganda e Marketing
Empresa: Marcela Borges