A pobreza menstrual e a saúde das pessoas que menstruam é um assunto que começou a ser debatido com maior clareza e recorrência nos últimos anos. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), um em cada quatro jovens no Brasil não têm acesso a produtos menstruais, e 713 mil meninas vivem sem acesso ao banheiro ou chuveiro em seu domicílio. Algo tão presente para a realidade de alguns, é, ao mesmo tempo, tão distante para outros. Apesar de existirem alguns projetos que arrecadam e distribuem absorventes descartáveis para pessoas em situação de vulnerabilidade, isso acaba gerando novos desafios.
O problema é que, segundo um levantamento feito pelo Instituto Akatu, uma pessoa, durante toda sua vida menstrual, pode utilizar até 15 mil absorventes descartáveis e acumular mais de 200 quilos de resíduos que não podem ser reciclados, como, por exemplo, o plástico, que compõe cerca de 90% de um absorvente. A maioria das comunidades tradicionais, por exemplo, não conta com coleta de lixo municipal, muito menos opções sustentáveis para o descarte de absorventes e acaba, muitas vezes, queimando seu lixo e poluindo o meio ambiente.
A Terra Indígena Tenondé Porã (SP), que contempla 10% da maior cidade da América Latina, lar da maior população Guarani Mbya no Brasil e localizada a apenas 55 km do centro da capital paulista, também tem suas dificuldades, em específico pela falta da coleta de lixo. Não ter um espaço adequado é prejudicial para a saúde da comunidade e para o meio ambiente. “Grande parte das mulheres da aldeia utilizam absorventes descartáveis, e algumas usam panos, que muitas vezes geram alergias recorrentes”, afirma Jerá Guarani, liderança indígena da TI Tenondé Porã.
Para auxiliar na saúde menstrual destas pessoas, no dia 30 de setembro a Vivalá - Turismo Sustentável no Brasil e a Pantys vão realizar um dia de imersão cultural na aldeia com 40 vagas disponíveis, em uma programação criada e já realizada entre os guaranis e a Vivalá, separando parte do dia para a realização da doação de calcinhas absorventes e sustentáveis da Pantys e uma roda de conversa sobre saúde menstrual com dicas para utilizar as soluções da Pantys. A inscrição subsidiada custa R$ 180 e pode ser feita aqui. A experiência contempla transporte ida e volta para a aldeia a partir da estação Ana Rosa do metrô; roda de conversa com lideranças indígenas; coral guarani; almoço tradicional; visita à agrofloresta e a ação de doação e conscientização, fechando o dia na casa de reza guarani. “O encerramento da Expedição com a cerimônia na casa de reza guarani é bastante forte e especial. É uma forma de honrar as tradições ancestrais daquela comunidade e finalizar o dia de imersão de uma maneira bastante emocionante para os visitantes”, ressalta Daniel Cabrera, Diretor Executivo e Cofundador da Vivalá.
A parceria
Vivalá e Pantys são empresas referência em sustentabilidade em seus setores de atuação. Cerca de 80% das viajantes da Vivalá são mulheres, assim como a maior parte dos quase 700 parceiros comunitários em todo o Brasil. \"Concretizar um projeto como esse é muito impactante para todas nós, mulheres. Toca em um espaço especial do coração. A saúde menstrual é um tema fundamental para a sociedade e ainda é tabu para muitas pessoas. Uma parceria entre duas empresas tão comprometidas com a sustentabilidade e o impacto socioambiental positivo tem um significado muito profundo e transformador”, afirma Maria Fernanda, consultora de projetos da Vivalá no Brasil.
A Vivalá visa atuar de forma realmente sustentável e responsável em todos os seus pilares. \"Temos orgulho de criar um ambiente seguro e acolhedor em nossas expedições para as mulheres. Agora, queremos ir além, incentivando que nossas viajantes tenham hábitos mais sustentáveis em relação a sua saúde menstrual durante o período de viagem, além de fortalecer mulheres de toda a nossa rede de parceiros comunitários ao redor do Brasil para que tenham saúde e bem estar. Queremos, por fim, somar em parcerias como as que estamos fazendo com a Pantys para contribuir de uma maneira holística e positiva na vida das comunidades tradicionais brasileiras. Estamos abertos para construir em conjunto com outras organizações que queiram, verdadeiramente, contribuir, como a Pantys”, pontua Daniel Cabrera.
A Pantys, por sua vez, só em 2022 doou mais de R$ 326 mil em produtos menstruais e é uma grande aliada na missão de fortalecer a saúde menstrual feminina. “Além das calcinhas que nos comprometemos a doar, leitores dessa notícia, clientes Pantys e viajantes Vivalá podem aumentar o impacto da ação por meio da doação no link https://pobrezamenstrual.com/products/doacao-para-tenonde-pora que reverteremos integralmente para aumentar as doações realizadas”, destaca Emily Ewell, fundadora e CEO da Pantys.
Resumo da Ação
Expedição de turismo sustentável na Terra Indígena Tenondé Porã (SP) - Imersão cultural com um momento de doação de calcinhas absorventes sustentáveis e roda de conversa sobre saúde menstrual para pessoas indígenas que menstruam.
Data: 30/09/2023, das 12h às 22h30
Saída e retorno: Estação Ana Rosa do metrô
Destino: Terra Indígena Tenondé Porã
Para realizar doações: https://pobrezamenstrual.com/products/doacao-para-tenonde-pora
Para participar: https://vivala.com.br/expedition/aldeia-tenonde-pora-cultural-pantys-2023-desconto/
Sobre a Vivalá
A Vivalá atua no desenvolvimento do Turismo Sustentável no Brasil, promovendo experiências que buscam ressignificar a relação que as pessoas têm com o Brasil, sua biodiversidade e comunidades tradicionais. Atualmente, a Vivalá atua em 18 unidades de conservação do país, contemplando os biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, e trabalha em conjunto com quase 700 pessoas de populações indígenas, ribeirinhas, quilombolas, sertanejas e caiçaras.
Com 14 prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais, a Vivalá tem a confiança da Organização Mundial do Turismo, ONU Meio Ambiente, Braztoa, Embratur, Aberta, Fundação do Grupo Boticário, Yunus & Youth, além de ser uma empresa B certificada, tendo a maior nota no turismo do Brasil e a 7ª maior em todo o setor de turismo no mundo. Até o agosto de 2023, a Vivalá já realizou mais de 200 expedições com 2000 viajantes, somando 8.700 horas de voluntariado em suas viagens de volunturismo, além de ter injetado mais de R$ 3,5 milhões em economias locais através da compra de serviços de base comunitária e consumo direto dos viajantes. Mais informações, acesse http://www.vivala.com.br.
Sobre a Pantys
Pantys, marca pioneira que promete quebrar definitivamente os tabus relacionados à menstruação, transformando, ressignificando e trazendo novas opções sustentáveis para o mercado. A marca apresenta o conceito de calcinhas, cuecas e sutiãs absorventes, em um mix de tecnologia, modernidade, design, saúde e sustentabilidade. Comprometida com o combate à pobreza menstrual, a Pantys realiza constantemente ações de doações de produtos de higiene menstrual, conscientização e apoios em projetos que também atuam na causa.
Além de única marca de calcinhas absorventes clinicamente testada no mundo, a Pantys tornou-se a primeira marca de moda brasileira a adotar a etiqueta carbono neutro em suas peças, que mede, reduz e compensa as emissões de carbono que produz durante a confecção.