E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Moradores dos bairros Sítio do Campo e Jardim dos Palmeiras, em Morretes, já podem ligar suas casas à rede de esgoto
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Moradores dos bairros Sítio do Campo e Jardim dos Palmeiras, em Morretes, já podem ligar suas casas à rede de esgoto
...

Os moradores dos bairros Sítio do Campo e Jardim das Palmeiras, em Morretes, já têm acesso à nova rede coletora de esgoto. Com a obra concluída, mais de 200 residências podem ser conectadas ao sistema. Para isso, basta contratar um encanador, ou se o morador tiver conhecimento, ele próprio pode realizar a ligação correta ao Dispositivo Tubular de Inspeção (DTI) presente nas ruas. Após o comunicado de liberação da rede, a cobrança da taxa de esgoto começa
automaticamente após 90 dias.

Iniciada em agosto do ano passado, a obra seguiu todas as etapas socioambientais e educativas, incluindo reuniões e orientações com a comunidade, e agora está na fase de vistorias técnico-ambientais. Com a expansão, Morretes passa a ter 65% de seu território coberto pela rede de esgoto, um avanço significativo para a saúde pública e o meio ambiente local. A Ambiental Paraná, responsável pelo projeto em parceria com a Sanepar, também instalou uma Estação Elevatória de Esgoto e uma linha de recalque conectada à Estação de Tratamento de Esgoto existente.

Geraldo Murinelli Júnior, coordenador de Engenharia da Ambiental Paraná, ressaltou o impacto positivo da obra: “Este é um grande avanço para a saúde e qualidade de vida dos moradores, além de proteger nossos rios, que são essenciais para a economia e o turismo local”.

Além destes benefícios públicos, a obra também trouxe benefícios sociais aos moradores. Segundo uma pesquisa recente (2024) do Trata Brasil, referente a dados de 2022, a remuneração média dos paranaenses que moram em casas com coleta de esgoto foi 34,1% maior do que os que não moram. A diferença no valor médio dos aluguéis foi ainda mais expressiva, sendo 49,9% maior nas residências com coleta de esgoto.

“Os ganhos ocorrem em todos os sentidos, principalmente na saúde e educação dos moradores. Por isso, reforçamos tanto a importância da ligação nestas casas com a rede já disponível”, reforça Geraldo.

Durante as obras, a Ambiental Paraná promoveu atividades sociais nos bairros, oferecendo oficinas gratuitas para geração de renda, como a produção de sabão a partir de óleo de cozinha e cursos de encanamento em parceria com a Tigre Tubos e Conexões. Além disso, o Projeto Futebol de Rua foi levado à Escola Municipal Dr. Luiz Fernando de Freitas, beneficiando 104 crianças e adolescentes com aulas de futebol e atividades físicas no contraturno escolar.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 28/01/25
Fonte do release
Empresa: Zigg Comunicação Corporativa   
Contato: Zigg Comunicação  
Telefone: 41-3059-1333-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.