Construção civil: baixa contaminação nos canteiros de obras mostra que trabalho em ambiente aberto é mais seguro
Operários têm temperatura aferida na entrada da obra

Pesquisa da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) comprova que a adoção de rígidos protocolos nos canteiros de obras desde o início da pandemia de Covid-19 tem superado expectativas. Levantamento semanal, realizado pela Brain Inteligência Estratégica, entre os dias 17 e 25 de maio deste ano, indica que o número de infectados é de 0,3% (15 pessoas), enquanto o de recuperados é de 0,1% (3 colaboradores) e o de casos suspeitos é de 0,3% (14 profissionais) no estado. Não há casos de internações hospitalares e nem de óbitos. Atualmente as 25 associadas possuem 37 obras em andamento, com um total de 4.690 operários diretos e indiretos em campo.

Uma empresa terceirizada foi contratada pela Ademi-GO para auditar todas as obras das construtoras e incorporadoras associadas com o objetivo de manter o cumprimento de todos os protocolos sanitários. O objetivo é manter o ambiente de obra seguro para que, em eventual nova onda de contaminação, o ambiente das obras se mantenha ainda mais seguros para que não haja necessidade de paralisação das obras e que os operários, a maioria de baixa renda, possam continuar trabalhando de forma protegida e não tenham que se privar de ganhar o sustento do dia a dia.

A pesquisa continuará sendo aplicada semanalmente nas obras de associados da Ademi-GO para monitorar o cenário de Covid-19 na construção civil no estado e preservar a saúde dos trabalhadores da construção civil. “Esse estudo comprova que o ambiente de obra é seguro para os trabalhadores e que o nível de contaminação é baixíssimo. Nossos resultados locais estão em consonância com os índices da pesquisa nacional da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), entidade que representa o setor da incorporação a nível nacional, cujo número de contaminação oscila sempre muito próximo de zero, entre 0,1% e 0,5%”, destaca o presidente da Ademi-GO, Fernando Coe Razuk.

A pesquisa nacional da Abrainc, realizada entre os dias 19 e 21 de maio, abrangeu 925 obras em andamento e 78.665 trabalhadores, entre diretos e indiretos. Levantamento aponta que o número de recuperados é de 7.727 (9,8%), o de casos suspeitos é de 387 (0,5%) e de infectados ativos de 181 (0,2%). Atualmente são 7 casos de internações hospitalares e 1 novo óbito registrado.

Fernando Razuk ressalta ainda que o volume de trabalhadores afastados por Covid-19 não confirma que sua contaminação tenha sido na obra. “O que só vem validar que o ambiente da construção civil é seguro, pois os canteiros são ventilados, os refeitórios possuem horários alternados e dispensers de álcool em gel 70% estão por todo o canto”, defende. “Nosso interesse é preservar a saúde desses funcionários, pois nas obras estão mais seguros e, deste modo, suas famílias também. Em casa, eles podem fazer bicos para ganhar o sustento da família, onde geralmente não há fiscalização de cumprimentos das normas de segurança, e o risco de contágio aumenta para toda a sociedade. A pesquisa veio confirmar o que já sabíamos e vamos continuar fazendo”, explica.

Goiás é o único estado no país a paralisar as obras na construção civil cumprindo determinação dos decretos de lockdown. “Todos os demais estados já entenderam que o ambiente de obra é seguro para os trabalhadores e que mantê-los em casa pode ter um efeito contrário e gerar mais contaminações, já que precisam de renda para garantir o sustento de suas famílias e se submeterão a ‘bicos’ em pequenas obra, sem qualquer fiscalização ou protocolos de segurança”, alerta Razuk.

Proteção

Sob orientação do protocolo da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), as construtoras e incorporadoras associadas mantêm rígido controle para preservar a saúde de seus operários nos canteiros de obras, como aferição diária de temperatura, escalonamento de entrada e na hora do almoço. É exigido ainda distanciamento e são fornecidas máscaras aos operários, cujo uso é exigido durante toda a permanência no canteiro de obras. Dispensers de álcool gel são instalados em vários locais da obra e instaladas sinalizações conscientizando a necessidade de uso recorrente.

Os profissionais são orientados para cumprimentos sem abraços ou apertos de mão e, a todo momento, higienizar as mãos. As refeições são realizadas em grupos pequenos e com distanciamento entre os profissionais, que possuem assentos marcados. Os elevadores passaram a ter capacidade máxima de quatro pessoas e os equipamentos e instrumentos são higienizados com frequência.

A higiene também é constante nas áreas de convivência e lavatórios estão espalhados por toda a obra. A maioria dos operários utilizam motos para locomoção até o trabalho. No entanto, para quem não possui meio de transporte próprio, as empresas oferecem transporte privado, enquanto outras estimulam a carona solidária. São realizados treinamento e palestras com frequência e fornecidas máscaras faciais para cada funcionário.

Protocolo Ademi-GO

Confira quais são as medidas e cuidados implantados orientados pela Ademi-GO para as empresas associadas:

- Prioridade para o trabalho em regime de home office para as equipes administrativas e financeiras;

- Aferição da temperatura corporal e do reforço da exigência do uso de máscara e da higienização com álcool gel 70% sempre à disposição de todos;

- Os trabalhadores pertencentes aos grupos de risco, seja por idade ou portadores de doenças crônicas, foram afastados do trabalho e são monitorados à distância

- Controle de acesso aos elevadores – até 4 pessoas por vez;

- Lavatórios espalhados pelas obras;

- Transporte de colaboradores de obras e stands de venda somente por meio de veículos particulares garantidos pelas construtoras e incorporadoras, ou pelo programa de ‘’caronas solidárias’’ entre membros das equipes;

- Escalonamento nos horários de entrada e saída, com marcação de filas para o controle de possíveis aglomerações;

- Oferta de máscaras em obras e atenção redobrada ao cumprimento do uso deste item obrigatório em ambientes internos e externos de seus empreendimentos;

- Refeitório sinalizado respeitando o distanciamento e ventilação natural;

- Marmitas individuais e talheres descartáveis para a alimentação das equipes de obra;

- Bebedouros com acionamento no pedal;

- Reforço da comunicação visual e treinamentos sobre os cuidados de prevenção à Covid-19;

- Treinamentos e informação sobre prevenção à Covid-19;

- Sanitização adequada de refeitórios, vestiários, sanitários e elevadores;

- Limpeza criteriosa em todas as áreas;

- Sala ambulatorial para atendimento emergencial e acompanhamento preventivo;

- Parcerias para testagem de Covid-19 para colaboradores;

- Atendimento ambulatorial e psicológico;

- Acompanhamento para os colaboradores afastados em caso de suspeita ou em recuperação da infecção.

Editorias: Construção e Arquitetura  Economia  Imóveis  Negócios  Saúde
Empresa: Kasane Comunicação Corporativa