Tecnologias da Henkel contribuem para bons índices de sustentabilidade em linha de produção da CAOA

As soluções PREPALENE-X e BONDERITE M-ZN 3958 qualificam a linha de pré-tratamento de superfícies da montadora e atendem às questões ambientais

São Paulo, junho de 2021 - A Henkel, líder em tecnologias adesivas de alta performance, implementou na linha de pré-tratamento de superfícies da fábrica CAOA, em Anápolis (GO), as tecnologias Prepalene-X e Bonderite M-ZN 3958, a fim de garantir processos mais eficientes e sustentáveis.

Parceira estratégica da Henkel desde 2007, a montadora obteve ótimos índices de economia no consumo de água e energia ao adotar os produtos em sua linha de produção, atendendo às questões ambientais. Os excelentes resultados alcançados impactam diretamente no meio ambiente, pois reduzem também o volume de produtos químicos necessários para o tratamento de efluentes na fábrica.

A utilização do Prepalene-X na montadora teve início em 2019. Desde então, 40 mil carros já foram produzidos com a tecnologia. O Bonderite M-ZN 3958 chegou à fábrica da CAOA quase dez meses depois, sendo aplicado em mais de dez mil unidades.

\"O pioneirismo da Henkel e a inovação de seus produtos proporcionam ao cliente aliar tecnologia, alto desempenho e sustentabilidade em suas linhas de produção. Desde o início da parceria com a CAOA, 320 mil carros já foram fabricados com as soluções de pré-tratamento de superfícies da Henkel, atrelando alta performance no processo produtivo a baixa pegada ambiental\", comenta José Carlos Baltazar, TCS Manager Automotive & Metals para América Latina.

O gerente da CAOA em Anápolis, Anderson Martins, destaca que os produtos da Henkel, Prepalene-X e Bonderite M-ZN 3958, são de extrema importância para o processo produtivo da montadora, pois proporcionam tratamento químico contra corrosão de alta performance, com o diferencial de temperatura de trabalho abaixo a 33ºC - o que garante maior segurança para o operador da linha e redução no consumo de energia por conta da baixa temperatura.

\"A CAOA enxerga com muita exigência e responsabilidade todas as questões ligadas à sustentabilidade, e está sempre atenta a novas tecnologias em proteção anticorrosiva que atenda aspectos de performance e baixo impacto ambiental. Com a entrada dos produtos Prepalene-X e Bonderite M-ZN 3958, obtivemos índices altamente positivos em nosso processo produtivo de Anápolis, como a redução de 60% da emissão de CO²; queda no consumo de energia de 396,4 Kwh para 100,04 Kwh; diminuição de 64% no consumo de gás; e redução de água no PAINT SHOP. A quantidade de água consumida em 2020 foi de 26.837m³, representando 1.27m³ por unidade de carro produzida\", informou Anderson Martins, gerente de Paint Shop/Small Parts da CAOA Anápolis.

O Bonderite M-ZN 3958 é um processo de fosfatização tricatiônica de alto rendimento a baixa temperatura. Acelerado por nitrito para a formação de camada de fosfato microcristalina em superfícies de ferro, aço, aço galvanizado e alumínio, para máxima resistência anticorrosiva e aderência da pintura. Ele proporciona uma redução no consumo de gás, emissão de CO2 e no consumo médio do material.

Já o Prepalene-X condiciona as superfícies para obtenção de uma camada de fosfato uniforme, densa e microcristalina, evitando falhas ou imperfeições da camada de fosfato depositado na carroceria para não comprometer a qualidade do processo de pintura. Os benefícios são: economia de energia, pois não necessita de recirculação constante do banho de condicionador, e redução no consumo de água no processo de pré-tratamento.

Como uma empresa global, a Henkel Brasil é comprometida com a liderança em sustentabilidade, mantendo o equilíbrio entre o sucesso econômico e proteção do meio ambiente em todos os negócios.

Sobre a Henkel

A Henkel opera globalmente com um portfólio diversificado e bem balanceado. A companhia mantém posições de liderança com suas três unidades de negócio, tanto em mercados industriais como de consumo, graças a marcas fortes, inovações e tecnologias. Henkel Adhesive Technologies é líder global no mercado de adesivos - em todos os segmentos industriais no mundo todo. Em seus negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care, a Henkel mantém posições de liderança em muitos mercados e categorias ao redor do mundo. Fundada em 1876, a Henkel conta com mais de 140 anos de sucesso. A Henkel emprega mais de 53.000 pessoas globalmente - uma equipe apaixonada e altamente diversificada, unida por uma forte cultura organizacional, um propósito comum de criar valor sustentável e valores compartilhados. Como líder reconhecido em sustentabilidade, a Henkel mantém posições de liderança em muitos índices e rankings internacionais. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice DAX da bolsa de valores alemã. Para mais informação, por favor visite http://www.henkel.com .

Sobre a Henkel Brasil

A Henkel está no Brasil há 65 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com mais de 970 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo.

Contatos com a imprensa: imprensahenkel@inpresspni.com.br

Rafael Bullara
(11) 99688-6553 - rafael.bullara@inpresspni.com.br

Bruno Thadeu Prado