Benchmarking como estratégia na transformação digital da marca
Ficar de olho nos concorrentes é indispensável para a saúde da empresa

Uma empresa em processo de transformação digital não pode deixar de investir em Benchmarking para obter vantagem competitiva

Por Ricardo Martins
Consultor de Transformação Digital

Se tratando de transformação digital, ficar de olho nos concorrentes é indispensável para a saúde da empresa e de vital importância para ações estratégicas. Neste sentido, o benchmarking tem sido apontado como uma ferramenta estratégica essencial.
Em plena Era digital e tecnológica, engana-se quem acredita que investir em transformação digital é inviável por estarmos atravessando uma crise econômica global, desencadeada principalmente pela pandemia da Covid-19.
Em muitos casos, inclusive, a pandemia serviu como um estímulo para que muitas empresas buscassem a transformação digital de seus negócios. Quem apenas tinha loja física, por exemplo, precisou aderir ao e-commerce ou vendas on-line, através de redes sociais e outras plataformas.
Por sua vez, quem já utilizava as plataformas de e-commerce precisou se reinventar e aperfeiçoar seus serviços. Isso quer dizer que, provavelmente, seus concorrentes estão se adequando e investindo em novas ferramentas e tecnologias, a fim de melhorar a experiência dos clientes com seus produtos ou serviços e o relacionamento entre eles.
Quem algum dia imaginou, há pelo menos duas décadas, que um “simples” aparelho de celular, criado inicialmente para realizar apenas chamadas de voz, hoje contemplaria diferentes possibilidades ?
Do simples ato de tirar fotos e armazená-las, ou carregá-las direto nas redes sociais, assistir TV ou ouvir rádio, ler e-mail, além de ter inúmeros aplicativos que te avisam de ações básicas como, por exemplo, quando você deve beber de água, quantos quilos você engordou ou emagreceu, e por aí vai.
Todas essas experiências oferecidas hoje em dia por um smartphone, só são possíveis porque em algum momento a empresa, que desenvolve tais aparelhos, sentiu necessidade de investir em transformação digital e, consequentemente, utilizou como ferramenta de vantagem competitiva o benchmarking. Ou seja, encontrou outros modelos de negócios que tinham similaridade com o seu negócio e buscou melhorar o seu produto, olhando para o que os concorrentes estavam oferecendo.
Conceito de benchmarking
O principal erro de uma empresa é avaliar apenas o desempenho de uma filial em comparação a outras unidades ou até mesmo apenas de departamentos específicos.
Isso não quer dizer que está errado, é até útil para a saúde da empresa, porém, o mais valioso é analisar como os seus concorrentes que são referência, têm melhorado um processo ou produto. A tradicional “pesquisa de referência”.
Sabemos que começar uma ideia do zero é uma tarefa difícil e muito desgastante. Por sua vez, ter uma referência irá reduzir o tempo de execução e, consequentemente, poderá aumentar as chances de sucesso.
A principal função do benchmarking é justamente ajudar uma empresa a superar as melhores práticas e estratégias do mercado a partir de modelos encontrados em seus concorrentes diretos.
Resumidamente, benchmarking diz respeito a uma comparação que uma determinada empresa faz, comparando as suas práticas e as de outras empresas que ela considera como referência.
Transformação digital orientada por benchmarking
Em um processo de transformação digital, o primeiro aspecto a ser comparado em relação aos concorrentes é a estratégia digital. Se a empresa concorrente não tem nenhuma, considere-se um passo à frente, isso é uma excelente notícia. Mas, caso seja a sua empresa nessa situação, preocupe-se.
Por sua vez, se a sua empresa tem uma boa estratégia digital, os resultados do seu benchmarking devem apresentar-se em primeiro lugar. Os dados levantados, as métricas e medidas das capacidades digitais da sua organização em confronto com os seus concorrentes fornecerão instruções sobre quais são os seus maiores problemas. Isso irá ajudar a saber quais procedimentos mais importantes devem ser feitos e, principalmente, em quais é mais importante destinar esforços.
Lembre-se: ao passo que novas tendências tecnológicas e digitais surgem, é profundamente importante compreender as diferenças entre o que a sua empresa e os concorrentes do mesmo segmento estão fazendo. Isso é fundamental para qualquer estratégia.

Ricardo Martins
Com mais de 15 anos de experiência em marketing e desempenho digital, Ricardo Martins, atualmente, é Consultor de Transformação Digital na Pon Digital Consulting. Ao longo de sua carreira teve a oportunidade de trabalhar com serviços relacionados à relações públicas, marketing, gerenciamento de projetos, Business Intelligence, tecnologia, User Experience, entre outros. Sendo executivo de grandes agências e empresas, o profissional liderou equipes e projetos de grandes players do mercado, dentre eles: Spotify, Procter and Gamble, Johnson e Johnson, Fiat, Jeep, Sodexo, Itaú, Renault, Pernambucanas e Nextel.

Informações à imprensa:

Viviane Mendes
vivi@agenciatemma.com
011 9 5447 0889

Editorias: Ciência e Tecnologia  Mídia  Negócios  Serviços  Propaganda e Marketing
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Temma
Contato: Temma