5 indicadores de que sua empresa necessita de uma solução de BI
Hoje em dia, é inviável uma empresa não ter uma solução de BI | Imagem: Pixabay

Uma solução de BI é capaz de democratizar o uso dos dados na empresa e alcançar bons resultados de forma mais prática e eficaz

Por Ricardo Martins

Desde que nos entendemos por gente, os números fazem parte da nossa vida. Egípcios, hebreus, fenícios e mesopotâmicos foram algumas das civilizações antigas do Oriente que já utilizavam os números, principalmente no comércio, para fazer cálculos.

Com o passar dos tempos, os números e dados foram cada vez mais se tornando necessários e indispensáveis para a vida em sociedade. Hoje, grande parte do desenvolvimento mundial, especialmente o setor financeiro e comercial têm exigido cada vez mais aprofundamento por parte dos profissionais dessas áreas.

Quando trazemos esse contexto para dentro das organizações, extrair e manipular dados fazendo uso de ferramentas pouco robustas, em um determinado momento não será suficiente. Pois, quando há grande volume de informação - justamente como é atualmente, em que imensas quantidades de dados são geradas a cada minuto - o uso de ferramentas obsoletas podem comprometer todo o fluxo de trabalho da empresa. É neste momento que se torna indispensável o investimento em solução de BI.

Infelizmente, é grande o número de empresas que hoje em dia tem uma “mina de ouro” a sua frente chamada “dados”, porém, não sabem como aproveitar.

Transações de clientes, comportamento do consumidor, potenciais clientes, dados financeiros internos e de recursos humanos acabam sendo desperdiçados por falta de conhecimento e maturidade digital.
Aprenda a reconhecer os sinais

Se você é um gestor, saiba que dentro da sua empresa existem informações que podem ser utilizadas para dar um direcionamento palpável para a estratégia da sua organização.

Para isso, você precisa estar atento para saber a hora de implementar uma solução de BI. Só assim você terá o apoio necessário para tomar decisões de forma inteligente, através da captação de dados.

Para saber quando recorrer à solução de BI, fique atento aos seguintes sinais:

1. Muitos dados sem nenhuma informação concreta

Antes de mais nada é preciso entender que dados e informações são coisas completamente diferentes. Dados são códigos que constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada.
Quando esses dados são convertidos em um contexto útil e criam insights, se tem a informação. E essas informações, quando compiladas e estruturadas, certamente farão a diferença para o seu negócio.

2. Fonte de dados desintegrados

Diariamente dados são coletados em diferentes setores das empresas, incluindo dados nativos das redes sociais. Na maioria das vezes, esses dados separados não conversam entre si e são capazes de tornar a análise dos dados e a construção dos relatórios uma tarefa exaustiva e onerosa.
Assim, com o uso de fontes desintegradas, os dados ficam espalhados e armazenados em diferentes formatos. Ademais, ficam sob domínio de diferentes setores/áreas.

3. Má interpretação de dados

Infelizmente, é comum nas organizações a falta de conhecimento na hora de interpretar os dados. Quantas vezes nos deparamos com situações em que, em uma reunião por exemplo, não é possível identificar ou explicar de onde surgiram tais dados. Essa é uma das situações em que se deve considerar seriamente o uso de uma ferramenta de BI.

Dessa forma, seus dados serão convertidos em informações e gerarão relatórios com mais facilidade e com grande credibilidade.
Lembre-se: decisões erradas, geralmente, ocorrem em um ambiente onde os dados estão espalhados e crus.

4. Controle de dados nas mãos da TI

Esse é um grande erro das organizações: concentrar os dados nas mãos do departamento de TI. Essa prática torna toda a empresa completamente dependente dessa área para conseguir os relatórios.
Além disso, com as contínuas solicitações para reavaliação e ajustes de reports, isso poderá gerar atrasos no workflow de toda a instituição.

5. Tentativa de prever tendências

Hoje em dia, é inviável uma empresa não ter uma solução de BI, afinal, sem um acompanhamento eficiente de todas as áreas, é muito mais difícil atingir bons resultados. Os dados sinalizam o progresso dos negócios e podem ser utilizados para planejar o futuro, oferecendo assim uma visão mais estratégica para desenvolver suas operações.

Se você é um gestor e por acaso identificou algumas dessas situações na sua empresa, é hora de implementar uma solução em BI. Se há um cenário mais “caótico”, este tipo de solução irá centralizar e polir os dados para que você tenha a real dimensão do que está acontecendo dentro da sua empresa.
Além disso, uma solução de BI é capaz de democratizar o uso dos dados na instituição, permitindo a todos os setores se beneficiarem da análise de dados e assim atingir os objetivos.

Ricardo Martins

Com mais de 15 anos de experiência em marketing e desempenho digital, Ricardo Martins, atualmente, é Consultor de Transformação Digital na Pon Digital Consulting. Ao longo de sua carreira teve a oportunidade de trabalhar com serviços relacionados à relações públicas, marketing, gerenciamento de projetos, Business Intelligence, tecnologia, User Experience, entre outros. Sendo executivo de grandes agências e empresas, o profissional liderou equipes e projetos de grandes players do mercado, dentre eles: Spotify, Procter and Gamble, Johnson e Johnson, Fiat, Jeep, Sodexo, Itaú, Renault, Pernambucanas e Nextel.

Informações à imprensa:
Temma Agência

Viviane Mendes
vivi@agenciatemma.com
011 9 5447 0889

Stefani Pereira
stefani@agenciatemma.com
011 9 8077 0105

Editorias: Ciência e Tecnologia  Internet  Negócios  Serviços  Propaganda e Marketing
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Temma
Contato: Temma