Nokia implementa core de rede 5G Stand-Alone para operadora Telia, na Finlândia

A Nokia acaba de anunciar que implementou core de rede 5G Stand-Alone (5G SA) na Finlândia, para Telia. A operadora sueca passa a poder oferecer novos serviços avançados em 5G, como fatiamento de rede, além de aumentar em força e confiabilidade o desempenho e a monetização dos ativos de sua rede.
O core 5G SA da Nokia está em processo de implementação, para a Telia, também na Estônia, Lituânia, Noruega e Suécia. O lançamento, na Finlândia, inclui nuvem para controle de pacotes e registros, o que permite que dados dos assinantes sejam consolidados em um repositório comum, com arquitetura distribuída e flexível. A Telia conta, além disso, com a Rede de Acesso por Rádio (RAN) da Nokia. A Nokia lidera o mercado de Core para 5G SA, com seus mais de 80 clientes entre operadoras e empresas por todo o mundo, com quase 30 operadoras na Europa. Além disso, 25 dos 40 maiores provedores de serviço contam com produtos Nokia para core.
Jari Collin, CTO da Telia Finland, disse: \"Este é o passo mais significativo que estamos dando desde o lançamento do 5G, pois o SA habilita justamente todas as características revolucionárias da quinta geração. Graças à cooperação com nossa parceira de confiança, a Nokia, a Finlândia se manterá como um dos principais países em redes móveis do mundo.\"
Fran Heeran, VP e Diretor de Core, da Divisão de Serviços de Nuvem e Rede, da Nokia, disse: \"Estamos muito satisfeitos com a ativação de nosso core 5G SA para nossa cliente. A Telia passa a deter a tecnologia de core que é líder do setor, o que lhe habilitará a rápida oferta de serviços avançados de 5G a seus clientes. Nosso trabalho continua com essa parceria de longa data e estamos ansiosos pelos próximos lançamentos de nosso core 5G SA em novos países de atuação da Telia.”

Editorias: Ciência e Tecnologia  Telecomunicações
Empresa: Nathalie Campoy