Aprendizagem ativa - como a metodologia contribui para o treinamento dos colaboradores

*Por Maria Clara Castro

Com a pandemia de Covid-19, as empresas tiveram o grande desafio de adaptar o treinamento dos funcionários, que antes era realizado de forma presencial, para o ambiente remoto. Nesse sentido, a aprendizagem ativa é uma das metodologias que pode auxiliar as empresas no treinamento dos seus colaboradores. O grande diferencial desta técnica é que ela permite que o usuário se envolva de maneira ativa no seu processo de aprendizagem, ou seja, o aluno se torna protagonista do próprio conhecimento.

A aprendizagem ativa é um método que ajuda os negócios neste novo cenário de treinamentos remotos porque, mesmo com a equipe a distância, é possível garantir que o conhecimento seja disseminado e retido pelos profissionais. Ela também se destaca por prender a atenção dos colaboradores, permitindo que eles mantenham o foco mesmo com as distrações durante o home office.

Usar essa estratégia, colocando o colaborador como protagonista do próprio ensino, traz algumas vantagens, como promover um maior engajamento durante os treinamentos corporativos, romper a monotonia do confinamento em casa e se focar no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências pessoais e profissionais, além de estimular a interação social, por meio das estratégias de aprendizagem ativa, as quais mantêm os colaboradores comprometidos com as capacitações.

O método também desperta o interesse dos profissionais em buscar pelo conhecimento, e é ótimo para instruí-los nas habilidades do futuro, muitas das quais são exigidas pelo mercado atual e pelos empregadores. Também permite que os colaboradores tenham mais independência e autonomia sobre os seus treinamentos, além de possibilitar que eles desenvolvam e aprimorem as suas habilidades.

Do lado da empresa, pensar em formas diferentes para treinar os colaboradores diminui a falta de interesse dos profissionais e contribui para a retenção do conhecimento. Além disso, um colaborador bem treinado fica mais motivado para trabalhar e torna-se um profissional mais qualificado, que eleva a qualidade e os resultados do negócio.

Sendo assim, usar a metodologia traz impactos diretos no desempenho da empresa. Isso porque o colaborador será mais assertivo nas suas ações, terá mais eficiência e qualidade nas tarefas. Fazendo tudo o que é preciso para que a empresa conclua suas metas e resultados.

Existem muitas maneiras de inserir este ensino nos treinamentos e de envolver os alunos com o conteúdo, seja por meio de eventos, discussões em grupos, uso de gamificação, dentre outras possibilidades. No caso da gamificação, que é quando elementos de jogos são utilizados para encorajar as ações desejadas, ela é uma grande aliada da aprendizagem ativa, principalmente, porque os conteúdos dos treinamentos são personalizados e engajantes, fazendo com que os colaboradores busquem conhecimento de maneira contínua e leve, tornando essa combinação uma ferramenta única, que promove o conhecimento e retém o ensino dos profissionais.

Sendo assim, pensar em estratégias que engajem e preparem o time é essencial para manter o bom desempenho do negócio e a capacitação da equipe. O uso da aprendizagem ativa pode ser uma boa metodologia para aqueles que precisam treinar os colaboradores a distância ou para aqueles que desejam que suas equipes tenham autonomia e que o foco do profissional seja o conhecimento.

Maria Clara Castro é Head de Marketing e Vendas da Niduu, aplicativo que usa os
elementos de games e microlições para desenvolver colaboradores

Editorias: Recursos Humanos
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Beatriz Ribeiro
Contato: Beatriz