Owens Illinois inaugura painel artístico em homenagem à comunidade de Ermelino Matarazzo

A Owens Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro e a maior recicladora do material no Brasil, anuncia a entrega do painel artístico feito com pastilhas de vidro reciclado, que faz parte do projeto Painel Sustentável e será afixado no Clube Desportivo Municipal Areão de Vila Císper.

Com o objetivo de homenagear o bairro que abriga a fábrica da empresa em São Paulo, a obra, assinada pelo artista plástico Evandro Damasceno e com curadoria da artista Gisele Rosa, conta a história da região de Ermelino Matarazzo antes da indústria, retratando três etnias que viveram lá: Tupi-Guarani, Tamoio e Guaianás.

Ao todo, o projeto foi responsável pela coleta e pelo reaproveitamento de mais de 4 mil garrafas de vidro, que se transformaram em 18.590 pastilhas para as atividades da oficina. A produção do painel contou com a participação dos alunos da oficina de Design em Vidro, que utilizaram a técnica fusing para criar peças artísticas, e com o apoio da ONG Fábrica de Vidro Palmares, do líder comunitário Khondi e do artesão José Gimenez Rampoldi, todos da região de Ermelino Matarazzo.

“Na Owens Illinois, acreditamos nas infinitas possibilidades de transformação do vidro e trabalhamos para colocar isso em prática diariamente. Estamos muito contentes em fazer parte de um projeto que reúne a valorização dos catadores de lixo e da coleta realizada adequadamente, o desenvolvimento local e ambiental, e a homenagem aos povos nativos brasileiros que, muitas vezes, não têm sua história contada de maneira correta”, destaca David Fukumori, líder do Clube Owens e Coordenador de Contabilidade Internacional da O-I.

Ao longo de 2021, o projeto Painel Sustentável desenvolveu diferentes ações tendo como pilar a economia circular, promovendo atividades pautadas na reciclagem de garrafas de vidro para promover capacitação e formação profissional para jovens, além de estimular a valorização da história local por meio da arte e da consciência ambiental.

Sobre a O-I

A Owens Illinois, Inc. (NYSE: OI) é a maior fabricante de embalagens de vidro do mundo e a parceira preferida de marcas líderes de alimentos e bebidas. Com uma receita de US$ 6,9 bilhões em 2018, a empresa é sediada em Perrysburg, Ohio, EUA, e emprega mais de 26.500 colaboradores em 77 fábricas distribuídas por 23 países. A O-I oferece soluções de embalagens de vidro seguras, sustentáveis, puras, icônicas e que constroem marcas para um mercado global crescente. Para promover os benefícios das embalagens de vidro em todo o mundo, a O-I criou o movimento Glass Is Life, que se baseia nas razões pelas quais as pessoas escolhem o vidro: sabor, saúde, sustentabilidade e qualidade.

Informações à imprensa:

Ketchum