As festas de final de ano são responsáveis por um grande aumento de fluxo e vendas no comércio – e isso inclui os lojistas de pequeno e grande portes da construção civil. Por isso a Amanco Wavin separou 5 dicas para que o varejista esteja preparado para o período.
1ª Atendimento humanizado
Realizar compras no final do ano pode ser estressante e cansativo para o consumidor por inúmeros motivos. A fim de oferecer a melhor experiência ao cliente e aumentar as vendas, é crucial que a equipe de vendedores esteja treinada e engajada, visando facilitar o processo de compra no estabelecimento.
2ª Estoque
Caso o consumidor enfrente um imprevisto em sua residência, como o estrago de uma torneira ou o rompimento de um cano, ele precisará da pronta entrega de itens substitutos ou solucionadores, para garantir que o incidente não afete sua confraternização com amigos e familiares. Sendo assim, é vital que o varejista mantenha o estoque básico da loja, ofertando soluções rápidas e eficientes.
3ª Atuação digital
Nesse período, o número de novos clientes aumenta e, para facilitar que eles encontrem o estabelecimento, é crucial que ele esteja cadastrado nos principais buscadores da Internet. Além disso, é importante ter um website, mesmo que simples, com os contatos visíveis, e ter perfis do estabelecimento nas redes sociais para divulgar promoções, novidades e conteúdo de interesse dos internautas. É conveniente ter também um número de telefone cadastrado em aplicativos de mensagens instantâneas para responder prontamente ao contato dos clientes.
4ª Venda customizada
Entender as necessidades do cliente é a melhor forma de atendê-lo em uma negociação. Por exemplo, para quem reside nas proximidades da loja, um
desconto sobre os produtos vendidos ou uma venda parcelada podem ser bem mais úteis e interessantes que frete grátis.
5ª Organização e segurança
Com o aumento de fluxo de consumidores, é importante deixar o cliente mais seguro e confortável dentro da loja, uma vez que muitas pessoas ainda estão se adaptando ao retorno à compra presencial. Sendo assim, destinar esforços focados integralmente na organização e na higiene do ambiente é determinante para potencializar as vendas durante o período das festividades de fim de ano.