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Pedro Teixeira/Vôlei Renata |
• Conduzida por médica da farmacêutica, bate-papo abordou importância do autocuidado e equilíbrio mental;
• Campanha terá ainda caminhada simbólica na sede, iluminação em azul dos 4 mil m² de fachada e ações de comunicação
Como pontapé inicial e inusitado da Campanha Novembro Azul da EMS, parte do elenco e embaixadores do Vôlei Renata, time patrocinado pela empresa, participaram de uma roda de conversa sobre temas relacionados à saúde física e mental masculina na manhã desta segunda-feira (4), na sede do laboratório, em Hortolândia (SP). O principal propósito foi conscientizar colaboradores e colaboradoras para a importância do autocuidado e da prevenção. Com falas inspiradoras, os jogadores de alto rendimento compartilharam experiências dentro e fora de quadra e mergulharam em temas essenciais, muitas vezes deixados de lado na rotina masculina ou ainda considerados tabus, sobre saúde física e mental.
A ocasião reuniu André Heller, embaixador do Vôlei Renata e ex-jogador e medalhista olímpico; Maurício Lima, embaixador do Vôlei Renata, ex-jogador e bicampeão olímpico em Barcelona (1992) e Atenas (20024); Bruno (Bruninho), levantador e capitão do time; além do central Judson Nunes; do líbero Lukinha; e do levantador Cris. Todo o grupo compartilhou insights valiosos, reforçando a importância do cuidado diário com a saúde.
O ex-jogador e campeão olímpico, André Heller, que se aposentou das quadras há 10 anos, destacou a importância de encontrar equilíbrio e propósito após tanta dedicação ao esporte. “Precisamos cuidar com carinho de nossa rotina, que consome nossa atenção e esforços. A saúde não pode ser subestimada. É necessário reservar momentos para investir no bem-estar e quebrar o paradigma de que só cuidamos da saúde quando surge uma doença”, afirmou.
Bruno Rezende, capitão do Vôlei Renata e ex-levantador da seleção brasileira, compartilhou sua experiência sobre a importância da saúde mental ao lidar com a pressão do esporte de alto rendimento: “Enfrentamos cobrança extrema e hoje posso falar mais abertamente de saúde mental. Já busquei ajuda com psicólogos e terapia, especialmente após a final olímpica de Londres, onde vivenciei uma tristeza e frustração profundas. Hoje, vejo a importância de equilibrar a parte técnica, física e, principalmente, mental. Precisamos encarar nossas vulnerabilidades para crescer e não deixar isso como um tabu”, defendeu o líder do time.
Para Judson Nunes, jogar na seleção brasileira exige manter bem-estar e equilíbrio para lidar com as cobranças. “Só faz admirar mais ainda o André, Maurício, o que esses caras tiveram de fazer para conseguir essa medalha é de aplaudir. Ninguém tem a real dimensão do sacrifício”, afirmou o atleta sobre a conquista dos colegas, que foram ouro nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992. “Então, se eu posso passar alguma coisa é que cada um, na sua maneira, possa buscar sempre estar em equilíbrio porque isso faz o rendimento melhorar”, concluiu.
Conduzindo o bate-papo, a gerente médica da EMS, Sarita Barros enfatizou a necessidade de priorizar uma rotina de exames. “Cerca de 47% dos homens nunca consultaram um urologista na vida”, alertou. “A partir dos 40 anos, é essencial a consulta regular com esse especialista e, aos 45, o exame de PSA (exame de sangue que pode detectar câncer de próstata) e de toque são fundamentais. No início, essas doenças não apresentam sintomas, então a prevenção é essencial. Além disso, muitos fatores de risco são evitáveis com alimentação equilibrada, prática de atividade física, redução do sedentarismo e consumo moderado de álcool”, esclareceu.
Tradicional iluminação azul da fachada
Esta é a primeira de uma série de atividades que a farmacêutica realizará em novembro, como parte das iniciativas para gerar engajamento dos colaboradores à campanha. Desde o primeiro dia do mês, já era possível ver o apoio da companhia com a tradicional iluminação em azul dos 4 mil m² de fachada de sua sede.
Para Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, com essas iniciativas a empresa reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores e da comunidade. “Estamos comprometidos em informar e orientar, cada vez mais, nossos colaboradores para que cultivem o autocuidado, seja recomendando a visita ao médico ou incentivando hábitos saudáveis para que mantenham qualidade de vida e inspirem outras pessoas ao redor”, ressalta o executivo.
Demais iniciativas em Novembro
A programação do Novembro Azul inclui ainda uma caminhada simbólica, com camiseta azul, nas dependências da empresa para fortalecer a união em torno da causa; o dia do azul, com todos os colaboradores vestindo a cor da causa; além de comunicados internos e postagens nas mídias sociais visando também conscientizar e informar.