Pesquisa da Dynatrace mostra que a busca pela transformação digital e a complexidade da Nuvem estão pressionando os CIOs

Estudo teve participação de 700 executivos de TI de grandes empresas em diversos países, incluindo o Brasil

A Dynatrace, líder em Inteligência de Software, anuncia os resultados de uma pesquisa global independente feita com 700 CIOs (Chief Information Officers). O estudo revela que os líderes de TI estão cada vez mais preocupados com a aceleração da transformação digital e a complexidade dos ambientes modernos baseados em Nuvem, que vêm colocando as equipes digitais já sobrecarregadas sob ainda mais pressão. Isso compromete o tempo para inovação e limita a capacidade das equipes de priorizar tarefas que geram valor e, também, resultados melhores para empresas e seus clientes. O relatório global “Observability, automação e IA são essenciais para o sucesso dos negócios digitais - 2020” já está disponível para download aqui.
De acordo com a pesquisa:
- 89% dos CIOs dizem que a transformação digital tem acelerado nos últimos 12 meses e 58% preveem que ela continuará a crescer no futuro em curto prazo.
- 86% das empresas utilizam tecnologias nativas em Nuvem que incluem microsserviços, contêineres e Kubernetes para acelerar a inovação e obter melhores resultados de negócios.
- 63% dos CIOs dizem que a complexidade de seus ambientes Cloud ultrapassou a capacidade humana de gerenciamento.
- 44% do tempo dos times de operações de TI e Nuvem é desperdiçado em atividades rotineiras e manuais para \"manter as operações funcionando\", custando às organizações uma média de US$ 4,8 milhões por ano.
- 56% dos líderes ouvidos afirmam que quase nunca conseguem atender todas as necessidades que os negócios atribuem à TI.
- 70% dos CIOs dizem que seus times são forçados a gastar muito tempo em tarefas manuais que poderiam ser automatizadas, caso tivessem outros meios.
“Os benefícios da TI e da automação de negócios vão muito além da economia de custos. As organizações precisam destas capacidades para gerar receita, permanecer conectadas aos clientes e manter times produtivos. Sem isso elas enfrentarão a extinção”, diz Bernd Greifeneder, Chief Technology Officer (CTO) e fundador da Dynatrace. “Investir em automação permite que as equipes digitais aproveitem ao máximo o crescente volume e variedade de dados de seus ambientes complexos, com múltiplas Nuvens e contêineres. Com a plataforma correta de Observability, as equipes podem transformar esses dados em respostas acionáveis, conduzindo uma mudança cultural em toda a organização e liberando seus escassos recursos de engenharia a se concentrarem no que é mais importante: clientes e negócios”.

Conclusões adicionais da pesquisa incluem:
A migração para soluções nativas em Nuvem acelera a inovação e aumenta a complexidade
- Empresas estão usando tecnologias nativas para a Nuvem, incluindo microsserviços (70%), contêineres (70%) e Kubernetes (54%) para avançar a inovação e obter melhores resultados de negócios.
- 74% dos CIOs afirmam que o aumento do uso de tecnologias nativas em Nuvem vai conduzir seus times a mais esforços manuais e desperdício de tempo tentando \"manter as luzes acesas\".
- Mais de dois terços (69%) dos CIOs buscam uma abordagem radicalmente diferente para suas operações, na medida em que a adoção de Kubernetes aumenta a complexidade e torna ambientes de TI ainda mais difíceis de serem gerenciados manualmente.

As ferramentas tradicionais e o esforço manual não acompanham o ritmo
- Em média, empresas utilizam 10 soluções de monitoramento em toda sua infraestrutura tecnológica. No entanto, os times de digital só possuem Observability completa em 11% de seus ambientes de aplicações e infraestrutura.
- 90% dos CIOs encontram barreiras que os impedem de monitorar uma proporção maior de suas aplicações.
- A natureza dinâmica dos ecossistemas híbridos e multiCloud amplifica a complexidade. 61% dos CIOs dizem que seu ambiente de TI muda a cada minuto ou menos, enquanto quase um terço (32%) diz que seu ambiente muda pelo menos uma vez a cada segundo.

CIOs buscam uma mudança radical
- Quase três quartos (74%) dos CIOs dizem que sua empresa perderá vantagem competitiva se a TI não for capaz de gastar menos tempo \"mantendo tudo funcionando\".
- 84% dizem que a única maneira eficaz de avançar é reduzir o número de ferramentas e a quantidade de esforço manual que as equipes de TI investem no monitoramento e gerenciamento da Nuvem e da experiência do usuário.
- 72% dizem que não podem continuar conectando as ferramentas de monitoramento para manter a Observability. Em vez disso, eles precisam de uma única plataforma que cubra todos os casos de uso e ofereça uma fonte consistente de respostas.

Observability, automação e Inteligência Artificial são o segredo
- 93% dos CIOs acreditam que a assistência de Inteligência Artificial será essencial para a capacidade de TI em lidar com cargas de trabalho crescentes e entregar valor máximo para os negócios.
- Os CIOs esperam que a automação de TI reduza em 38% a quantidade de tempo gasto \"na manutenção\" das aplicações de Nuvem e de negócios, economizando às organizações US$ 2 milhões por ano, em média.
- Apesar dessa vantagem, apenas 19% de todos os processos de operações repetíveis para gerenciamento de experiência digital e Observability foram automatizados.
“A história mostra que as organizações de sucesso usam os momentos de ruptura a seu favor”, diz Roberto Carvalho, Vice-Presidente da Dynatrace para América do Sul. “Agora é a hora de quebrar silos, estabelecer uma verdadeira abordagem de BizDevOps e entregar processos ágeis em uma proposta consistente e contínua. Isso é essencial para uma automação eficaz e inteligente e, mais importante, para permitir que os engenheiros assumam mais responsabilidade de ponta a ponta pelos resultados e valor que criam para o negócio”, acrescenta.
O relatório é baseado em uma pesquisa global com 700 CIOs de grandes empresas com mais de 1.000 funcionários, conduzida pela Vanson Bourne e encomendada pela Dynatrace. A amostra incluiu 200 entrevistados nos EUA, 100 no Reino Unido, França e Alemanha e 50 na Austrália, Cingapura, Brasil e México, respectivamente.

Sobre a Dynatrace
A Dynatrace fornece inteligência de software para simplificar a complexidade da Nuvem e acelerar a transformação digital. Com Observability avançada, Inteligência Artificial (IA) e automação completa, nossa plataforma all-in-one traz respostas, não apenas dados, sobre a performance das aplicações, a infraestrutura subjacente e a experiência de todos os usuários.

Editorias: Ciência e Tecnologia
Empresa: Denver Pelluchi Sá