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Tecnologia aproxima especialistas e pacientes e facilita o cuidado para pessoas com distúrbios da fala, da linguagem, da voz e da deglutição - estejam onde estiverem
No cenário da saúde, a tecnologia tem sido uma constante e poderosa parceira, não apenas para diagnósticos mais precisos, mas também para ampliar o acesso aos cuidados especializados. Um campo que tem se beneficiado em larga escala dessas inovações é a Fonoaudiologia, especialmente através da prática conhecida como telefonoaudiologia. Sob essa nova abordagem, a distância deixa de ser um obstáculo para o acesso ao cuidado especializado, democratizando o atendimento fonoaudiológico e oferecendo novas possibilidades para pessoas com distúrbios da fala, da linguagem, da voz e da deglutição.
Segundo o Dr. Celso Luiz Gonçalves dos Santos Junior, presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 3ª Região (CREFONO3), a telefonoaudiologia é uma modalidade de atendimento que permite que fonoaudiólogos avaliem, acompanhem e intervenham em diversos distúrbios, além de oferecerem orientação e apoio a familiares e cuidadores. \"Com o avanço das tecnologias de comunicação, tornou-se possível estender nosso alcance para além das barreiras geográficas. Agora, podemos atender pacientes em áreas remotas, onde antes o acesso a especialistas era limitado\", afirma Celso Santos Jr.
Essa modalidade de atendimento facilita a vida daqueles que residem em regiões afastadas dos grandes centros urbanos e também se mostra eficaz para pacientes que enfrentam dificuldades de mobilidade. Além disso, a telefonoaudiologia pode ser uma ferramenta diferencial em situações de emergência, permitindo uma intervenção rápida e eficaz, mesmo quando o paciente está distante do consultório.
A telefonoaudiologia engloba diversas modalidades de atendimento remoto que permitem ao fonoaudiólogo realizar avaliações, intervenções e acompanhamentos à distância. “Entre essas modalidades, destacam-se a teleconsulta, na qual o paciente e o fonoaudiólogo se conectam por meio de videochamadas para realizar uma consulta virtual; o telemonitoramento, que envolve o acompanhamento contínuo do paciente por meio de trocas de informações e orientações remotas; e a teleinterconsulta, na qual o fonoaudiólogo colabora com outros profissionais de saúde para realizar uma avaliação integrada do paciente”, diz o especialista.
É importante ressaltar, no entanto, que, para o exercício da telefonoaudiologia, o fonoaudiólogo deve estar em dia com seu registro no conselho da sua região de domicílio, garantindo assim a qualidade e a segurança do atendimento prestado. \"Embora a tecnologia nos proporcione novas oportunidades, a ética e a responsabilidade profissional continuam sendo pilares fundamentais em nossa prática\", destaca o presidente do CREFONO 3.
No atual contexto, marcado por desafios de acesso e demandas crescentes por cuidados de saúde, a telefonoaudiologia surge como uma solução promissora. Ao ampliar o acesso aos serviços fonoaudiológicos e encurtar as distâncias entre pacientes e especialistas, essa modalidade democratiza o atendimento e abre novos horizontes para o cuidado e o bem-estar daqueles que enfrentam distúrbios da fala, da linguagem, da voz e da deglutição.
SOBRE O CREFONO3
O Conselho Regional de Fonoaudiologia - 3ª Região (CREFONO 3), atuante no Paraná e em Santa Catarina, constitui, em conjunto com o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), uma autarquia federal. É responsável por zelar pelo cumprimento das leis, normas e atos que norteiam o exercício da fonoaudiologia, a fim de proteger a integridade moral da profissão, dos profissionais e dos usuários diretos.
Ao zelar pelo exercício regular da profissão, o CREFONO3 protege o fonoaudiólogo daqueles que exercem inadequadamente ou ilegalmente a profissão, além de proporcionar melhores condições para que a população tenha um atendimento adequado ao consultar o profissional.