Objetivo traz duas grandes lives aos vestibulandos
Live Objetivo - Divulgação

Pensando na necessidade de o vestibulando reforçar o conteúdo do vestibular, o Curso e o Colégio Objetivo vêm realizando uma série de lives que contemplam as disciplinas das áreas de Exatas, Humanas e Biológicas, aprofundando o conhecimento do internauta e sanando suas dúvidas. Duas dessas lives acontecerão na próxima semana. Acompanhe:
LIVE LITERATURA
Todos os anos, os grandes vestibulares adotam livros de leitura obrigatória para compor seus exames. Caso da Fuvest (porta de entrada para a USP) que, para 2021, selecionou a obra “Nove Noites”, de Bernardo Carvalho.
Para reforçar o conteúdo aprendido com a leitura do livro pelos vestibulandos, as redes sociais oficiais do Objetivo transmitirão a live “Intertextualidade e interdisciplinaridade em ‘Nove Noites’”.

A atividade acontece no próximo dia 1.º de dezembro, às 19h, e terá como palestrante a famosa Profa. Lu (Maria de Lourdes da Conceição Cunha), que ministra aulas de Literatura no Curso e Colégio Objetivo.

A docente, autora de livros e pesquisadora, mostrará que, bem ao gosto do que vem sendo cobrado nas provas, a obra mescla a interdisciplinaridade e a intertextualidade no texto para contar a história verídica do antropólogo americano Buell Quain: estudioso de tribos indígenas brasileiras, na década de 1930, que com apenas 27 anos, sem motivo aparente, se suicidou nas matas do Xingu.

A partir de uma pesquisa intensa, Bernardo Carvalho apresenta diversos elementos intertextuais e interdisciplinares como, por exemplo:
Intertextualidades:
O artigo de Mariza Corrêa (Folha de São Paulo. 12 de maio de 2001).
O poema épico babilônico Gilgamesh.
O filme Fitzcarraldo dirigido por Werner Herzog.

Interdisciplinaridades:
Biologia: Malária, Sífilis entre outras doenças.
História: Estado Novo, Projeto Rondon, II Guerra Mundial, entre outros temas.
Essas são apenas algumas das muitas relações estabelecidas no livro e que serão apresentadas pela Profa. Lu. Quem já teve a oportunidade de assistir a uma aula dela, presencialmente, on-line ou em flashes captados pelas emissoras de televisão, não perderá por nenhum motivo essa live.

LIVE BIOLOGIA
Já no dia 3, às 18h, será a vez da Biologia entrar em cena com a live “Tendências da Biologia nos vestibulares”, com apresentação de Mônica Segantini Bertoldo – a Profa. Moni, do Objetivo, como é carinhosamente conhecida.

A Profa. Mônica falará, entre outras questões, sobre:

Quais níveis podem aparecer nas questões?
Quais temas são mais cobrados em cada área da Biologia?
E em 2021, como eles podem aparecer?
Existe alguma dieta funcional para os estudantes antes e durante as provas?
Mônica Bertoldo é graduada em Ciências Biológicas, com especialização em Algas Planctônicas pelo Instituto Oceanográfico da USP, e Bacteriologia pelo Instituto Adolfo Lutz.

Aproveite a oportunidade. Acesse as lives em:

Editorias: Educação
Tipo: Evento  Data Publicação:
Local a ser realizado: São Paulo  Data a ser realizado: 01/12/20
Empresa: Roberta Abrahão