E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Os dedos grudaram? Saiba como remover cola instantânea
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Bastou um descuido na aplicação da cola instantânea para uma pequena quantidade do produto respingar na mão, o suficiente para grudar os dedos ou algum tecido ou material indesejado, mas existem maneiras seguras para resolver esse problema. A colagem involuntária é algo tão comum que uma das maiores procuras em buscadores na internet sobre o tema cola instantânea é: como desgrudar meus dedos?

Para solucionar essa situação de maneira segura para o corpo ou outros itens, a química Luci Silva, gerente de desenvolvimento de produtos da Henkel, empresa que produz a Loctite Super Bonder, traz três maneiras de como remover o adesivo.

Água quente ou morna ajuda na remoção
As chamadas supercolas são adesivos líquidos à base de cianoacrilato, formados a partir de moléculas que, ao se juntarem, promovem a alta adesão de forma imediata, sejam em objetos, tecidos ou na pele. A água quente ou morna não elimina sozinha a cola instantânea, mas facilita no processo de remoção dos dedos grudados, ajudando o produto a se tornar sólido. Com isso, basta realizar movimentos suaves com a mão ou item mergulhado para auxiliar na descolagem.

“O Super Bonder, por exemplo, é insolúvel na água. Porém, a colocação dos dedos colados em água aquecida é indicada principalmente pelo fato de auxiliar na preparação da pele, deixando-a mais suscetível para o mecanismo de remoção e desprendimento do adesivo em conjunto com movimentos suaves”, conta a especialista. “Com paciência e delicadamente, a cola vai se desprender da pele sem causar danos”, afirma.

Removedor de unha é um bom auxiliar
Outra alternativa é utilizar removedor de esmalte de unha à base de acetona, que ajuda a desprender a cola. Neste caso, mergulhe os dedos no produto e com movimentos suaves, o desprendimento acontece. Feito isso, o uso de uma lixa de unhas de forma delicada, auxilia a remover o excesso do adesivo seco. Tenha cuidado no manuseio da acetona, principalmente evitar contato com os olhos, pois é um composto solvente, que pode trazer irritações à pele

“ Em algumas situações, a pressa pode atrapalhar, então para todas as alternativas de remoção é necessário manter a calma, seja para dedos colados ou até mesmo demais superfícies. Em alguns tecidos, por exemplo, vale um cuidado extra, pois a acetona sendo um removedor, pode danificar a peça. Vale um teste em um pedaço pequeno antes de aplicar por toda a extensão evitando piorar a situação”, explica a profissional.

Soluções específicas
Por fim, a solução mais indicada é o Loctite Descola Tudo, como o próprio nome diz, descola dedos colados e diversos tipos de resíduos de cola ou excesso indesejados de várias superfícies. “O produto é um removedor ideal para adesivos à base de cianoacrilato. É a forma mais eficiente e segura para resolver o problema”, esclarece Luci.

Além de desgrudar os dedos colados com Super Bonder, o produto também auxilia na remoção de resíduos de colas, fitas, etiquetas adesivas, O processo é simples, onde aplicamos o removedor sobre o resíduo, deixamos agir por alguns minutos e de forma mecânica, a cola é retirada.

“Assim como a acetona, vale um teste prévio, pois tecidos e superfícies delicadas podem manchar”, finaliza a química.

É essencial destacar que as supercolas não devem ser aplicadas em nenhuma parte do corpo humano propositalmente. Isso vale para tudo, inclusive o que é mais visto, como dentes, cílios, unhas e orelhas. A cola instantânea não foi desenvolvida para essa finalidade.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Industria  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Débora Stoll Folego  
Contato: Débora Folego  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.