Uma mulher que transformou sua vida e de seus familiares a partir dos estudos

Fundadora do escritório de contabilidade Fharos, a empresa se mantém de pé há 30 anos com uma administração excepcional

Ver uma mulher conquistando um grande espaço no mundo dos negócios é sempre muito satisfatório, ainda mais quando se vem conquistando esse espaço desde os anos 90, época essa onde a mulher era mais subestimada do que nos tempos atuais.

Essa é Maria Auxiliadora Ramos, nascida em 12 de março de 1966. Ela é a irmã mais velha de uma família com 6 filhos. De família humilde, passou por algumas dificuldades financeiras na infância, mas sempre com perseverança de que as coisas poderiam ser diferentes e mudariam para melhor. Ainda na infância, mergulhou na leitura, onde viajava para um universo de possibilidades, diferente da sua realidade restritiva, o que a impulsionou a ir atrás de suas conquistas. Com os livros e os estudos, Dora percebeu que o conhecimento era a única coisa que jamais poderiam tirar dela.

Devido as dificuldades passadas na infância, sempre quis ser independente e dona do seu próprio negócio. Com muito empenho e dedicação, Dora prestou vestibular em Ciências Contábeis e reunia os amigos para estudar e adquirir o máximo de conhecimento possível. Devido a todo seu esforço, passou em quarto lugar na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) dando o primeiro passo a sua grande carreira de contadora.

Apesar dos obstáculos iniciais enfrentados principalmente pelo machismo que subestimavam a capacidade de uma mulher de liderar uma a área da contabilidade, Dora nunca deixou que isso a intimidasse e sempre mostrou sua grande competência no trabalho.

Em 1991, aos 25 anos, Dora fundava a Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial, seu escritório de contabilidade, uma empresa de pequeno porte, onde ela trouxe toda a família para trabalhar e administrar a empresa junto com ela, desde então, a Fharos tem conquistado uma vasta cartela de clientes, além de ter um atendimento de excelência junto aos seus 12 funcionários. O nome Fharos significa Fé, Honestidade, Amor, Razão, Organização e Sucesso, nome escolhido como um símbolo de ressignificação e que apresenta os valores da empresa

Dora é o grande diferencial da Fharos. Com o tempo e os clientes aumentando a cada vez, ela percebeu que grande parte deles não fazia ideia de como se organizar financeiramente, ou ficavam muito nervosos perante a determinadas situações e que precisavam de um atendimento mais personalizado. Dessa maneira, ela resolveu se especializar como terapeuta holística para auxiliar nas suas orientações financeiras e ajudar o cliente a perceber que ele pode se organizar da maneira dele.

Além da terapia holística, Dora é reikiana há 25 anos, e estudou PNL, coach, barra de access e aromaterapia. Com essas técnicas, ela consegue trazer o cliente para mais perto, fazendo com que ele se sinta mais confortável, relaxado, acolhido e entenda melhor todo o processo. Nas orientações, Dora olha seu cliente como um todo e não apenas como mais um cliente, seu lado holístico ajuda a compreender o que está havendo com o cliente, quais suas emoções sobre aquilo, qual o contexto, em qual ambiente está inserido e acontecimentos do passado.

A Dora contadora, foi essencial para que seu lado terapêutico pudesse começar a atuar, pois era quem dava a base para sustentação financeira. A Dora é composta por 3 pilares: a Fharos, como contadora; a Dora Ramos, como terapeuta e agora a Sinapse Positiva, que junto a seu sócio, formaram um espaço de terapias e bem-estar.

E é justamente essa união da contadora que usa seu lado mais racional e prático, com a terapeuta que vê o lado mais humano e as dores dos seus clientes, que fazem a Fharos ser o que é. A empresa, já passou por momentos mais turbulentos, mas graças a transparência com seus clientes e sua fé de que tudo poderia ser resolvida, a volta por cima foi dada.

Dora está sempre em busca do seu aperfeiçoamento profissional, e não deixa de estudar e se atualizar para que seu desenvolvimento seja cada vez melhor. Atualmente, está fazendo uma pós-graduação em psicologia transpessoal, além de outros cursos que deseja fazer futuramente para se aprimorar como profissional terapeuta, onde irá refletir também no seu desenvolvimento como contadora e empresária.

A Fharos tem a sua frente uma mulher batalhadora, persistente e que está sempre em busca do seu melhor, e são de negócios assim liderados por grandes mulheres, que poderiam ser mais valorizados e divulgados.

Sobre Dora Ramos

Consultora contábil com mais de 30 anos de experiência, além de terapeuta holística e reikiana há 25 anos. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial, empresa reconhecida pela excelência na prestação de serviços como Gestão Contábil, Gestão Fiscal, Gestão de Departamento Pessoal, Legalização, Assessoria Pessoa Jurídica e Assessoria Pessoa Física.

Editorias: Economia  Educação  Negócios
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Renata da Silva Monteiro
Contato: Renata da Silva Monteiro