A gestão diferenciada de um restaurante faz toda diferença no atendimento

A linha de produção dentro de um restaurante é de extrema importância. Acompanhar todos os passos, desde a seleção dos produtos até a chegada do prato ao consumidor final, faz toda diferença. Segundo a sócia-proprietária do restaurante Outback do Passeio das Águas Shopping, Lorena Albernaz, um dos principais pontos que deve ser observado é em relação à conscientização de todos os colaboradores, sendo que qualidade e responsabilidade devem estar em primeiro lugar.

Lorena revela que dentro do restaurante a aplicação de técnicas e estratégias são de suma importância. \"Temos como estratégia supervisionar todas as nossas preparações. Dentro do ramo alimentício esse quesito não pode ser deixado de lado. É preciso ensinar e acompanhar esse processo junto aos colaboradores. Mostrar a eles que temos responsabilidade na entrega de um bom trabalho para que quem chegar possa sentir uma boa energia\", afirma.

Diante do contexto de dificuldades e restrições causadas pela pandemia, o psicológico dos profissionais também foi impactado. Por isso, é essencial disponibilizar mais atenção para aqueles que estão no dia a dia do trabalho. \"Hoje a atenção de um proprietário sobre a qualidade emocional da sua equipe é algo que fortalece a nossa aliança com o público externo, estamos em um momento da nossa vida, no qual precisamos trabalhar em equipe e ter empatia\", ressalta a empresária.

A sócia-proprietária do Outback explica que buscar formas de se qualificar e se reinventar dentro do mercado de negócios é um pilar crucial. “Entendo que a pandemia veio nos ensinar muitas coisas, uma delas é trabalhar em um cenário de instabilidade, sem possibilidades de planejamento a longo prazo. E, no ramo de restaurantes, tivemos que nos reinventar. Aqui passamos a utilizar cada vez mais as tecnologias disponíveis no dia a dia. Agora, mais do que nunca, é hora de estar presente no mundo digital”, frisa.

Lorena conta ainda que no Outback os cardápios físicos foram substituídos por digitais, com ilustrações condizentes com a realidade, reforçando a credibilidade dos serviços oferecidos. Todas as novidades são interligadas e se encontram disponíveis nas plataformas digitais, como a entrega delivery, proporcionando facilidade ao cliente, no conforto de sua casa.

Outra dica essencial da empresária, dentro do contexto de atendimento, é manter uma interação de forma individual e não robotizada para quem faz seu pedido nos meios digitais. “É mais desafiador manter um serviço personalizado e humanizado nesses meios, mas temos buscado a garantia de um atendimento que nos aproxima de quem pede por meio das plataformas digitais”.

Lorena Albernaz reforça que esse atendimento é muito importante, proporciona uma experiência diferenciada, aproxima a marca do cliente e contribui para que ele retorne. \"Quando trabalhamos, pensamos que o destaque sempre tem que ser na comida, entretanto, por aqui oferecemos experiências. São momentos especiais em família ou com amigos. Uma comida maravilhosa ligada a um bom tratamento torna o momento prazeroso, e na memória sempre o prato estará associado a uma boa experiência\", conta.

A empresária afirma ainda, que um ponto forte da gestão não é apenas ter uma equipe treinada, mas também ser transparente, se colocar no lugar do outro, ouvir os clientes e os funcionários e conhecer de verdade o seu próprio negócio.

Editorias: Cultura e Lazer  Gastronomia  Negócios  Serviços  Sociedade
Empresa: Guilherme de Melo