E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Nugali Chocolates recebe prêmio por reduzir produção de lixo a quase zero
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Nugali Chocolates recebe premio por reduzir lixo a quase zero (crédito: Mafalda Press)
Nugali Chocolates recebe premio por reduzir lixo a quase zero (crédito: Mafalda Press)

Nugali Chocolates recebe prêmio por reduzir produção de lixo a quase zero


Medidas que reduziram a produção de lixo a quase zero deram à Nugali Chocolates o 29º Prêmio Expressão de Ecologia, um dos mais importantes da área no Brasil. A entrega da honraria ocorreu nesta sexta-feira (4), em Florianópolis. A indústria de Pomerode (SC) foi reconhecida pelo desenvolvimento da primeira embalagem de chocolates 100% biodegradável do Brasil. Outros 25 cases foram premiados.
A embalagem inovadora é capaz de proteger delicadas barras e até ovos de chocolate, mas sem poluir o meio ambiente por décadas. É feita com matérias-primas não tóxicas, como papel kraft e biopolímero, que se decompõem totalmente em até dois anos.
O projeto, desenvolvido em parceria com a Sulprint, é pioneiro, mas não isolado. Em 2023, as lojas da Nugali em Pomerode adotaram sacolas de bioplástico, feitas com amido de milho. A fábrica catarinense também embala as cascas das amêndoas de cacau, um rejeito da produção de chocolates, e vende como adubo para jardinagem, além de manter composteira na sede e um programa de logística reversa, que consiste na compra de créditos para compensar eventuais impactos de embalagens não recicladas após o consumo.
O conjunto de ações reduziu em 85% o uso de plásticos descartáveis e em 98% o de plásticos de difícil reciclagem. Resultados que deram à empresa o selo Lixo Zero. Em 2022, as ações inovadoras e de sustentabilidade da Nugali foram reconhecidas com o Prêmio Nacional de Inovação, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Pioneira no Brasil em chocolates bean to bar, em que o fabricante controla a produção desde a plantação de cacau até o consumidor, a Nugali desenvolveu uma cadeia produtiva permeada pela sustentabilidade. O cacau vem de plantadores que respeitam o meio ambiente (e recebem mais por isso), a energia da fábrica é limpa, a geração de lixo está perto de zero e as atividades industriais estão integradas à natureza e às comunidades do entorno.

A Nugali

Fundada em 2004 por Maitê Lang e Ivan Blumenschein, casal de engenheiros que trocou carreiras na Embraer pela própria fábrica de chocolates, a empresa conquistou lugar no mercado premium, antes restrito aos importados. A fábrica está localizada em Pomerode (SC), na Rota do Enxaimel, eleita pelas Nações Unidas entre as melhores vilas turísticas do mundo. O tour de fábrica, inaugurado em 2021, recebe cerca de 100 mil visitantes por ano.

O prêmio Expressão

O objetivo do prêmio é divulgar e incentivar ações de sustentabilidade no país. Nesta edição, 161 cases ambientais participaram da disputa, com inscrições de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre os vencedores estão empresas como General Motors, Engie Brasil Energia, Toyota e Portonave. A cerimônia ocorreu no Costão do Santinho Resort, na Capital.

Editorias: Alimentos  Ecologia e Meio ambiente  Economia  Gastronomia  Industria  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Vigia Comunicação  
Contato: Brigida Dettmer  
Telefone: 48-991726715-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.